Receita

Um presente em forma de Bolo de Bolacha

Já faz algum tempo que os meus presentes do Dia do Pai são em forma de bolo!
Estas datas estão carregadas de oportunismo comercial, acabava sempre por comprar qualquer coisa à ultima hora, normalmente relacionada com o Benfica, que era sucesso garantido.
Mas um bolo, para mim, leva muito mais amor e carinho em cada fatia do que um grande presente no mais bonito dos embrulhos. É algo feito por nós, a pensar na pessoa a quem vamos oferecer e que desperta sempre boas sensações.
O bolo de bolacha é sempre o eleito. É um bolo da minha infância, preparado pela família nas ocasiões especiais, é o primeiro bolo que fiz sozinha e um dos bolos preferidos do meu pai. Não há outra escolha possível. :)

A melhor parte: é vegan!  :D

Ingredientes

  • Cerca de 2 pacotes de bolacha maria, 3 se forem pacotes mais pequenos (usei integral)
  • Café sem açúcar
  • 125g de manteiga vegetal + 250g de açúcar amarelo para o recheio do bolo
  • 50g de manteiga vegetal + 100g de açúcar amarelo para o exterior do bolo

Como preparar
  • Juntar a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar amarelo e mexer até estar bem misturada. Deixar uma meia hora no frigorífico para ficar fresco.
  • Molhar as bolachas em café quente (1-2 seg bastam, a bolacha absorve rápido e se ficar mole demais torna-se difícil montar o bolo) e dispor em forma de flor.
  • Espalhar o creme por cima das bolachas e ir alternando as camadas até o creme acabar.
Por fim é só espalhar o creme no exterior, decorar a gosto e levar ao frigorífico umas horas para o creme e as bolachas assentarem e o bolo ficar fresco.
Este bolo é uma perdição!!
O amargo do café com o doce do creme são uma combinação perfeita e para mim sabe ainda melhor de um dia para o outro, os sabores intensificam-se! Isto, se sobrar bolo para o dia seguinte… ;)
Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Melina Varela Dezembro 21, 2015 at 11:54 am

    O que e açucar amarelo? E q manteiga vegetal vc usou?

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 23, 2015 at 9:01 pm

      Olá Melina, açúcar amarelo é o açúcar branco com melaço, é mais húmido e tem um sabor mais intenso. A margarina vegetal que usei foi da marca Planta, de soja, mas também cheguei a usar da marca Alpro

    Leave a Reply

    Powered by themekiller.com