Receitas

Bolachas de Aveia e Passas

Estou a ter uma relação amor-ódio com o calor este ano. Adoro os dias quentes de Verão mas…. não consigo dormir! O meu T2 é um pequenino forno e nós as batatinhas que assam cá dentro. O Garu também não fica contente e acorda-me às 4h, 5h ou 6h da manhã a chorar e a pedir atenção, porque claro está que se ele não consegue dormir, porque haveriamos nós de o fazer? (Claro que assim que me levanto, Sr. Garu vê o seu objectivo cumprido e vai fazer o sono de beleza algures pela casa… é uma diva, este gato!) Só para perceberem o incómodo da coisa, já não é a primeira vez que ponho um daqueles colchões de exercício fisico no hall de entrada, na localização perfeita entre a parede para não apanhar luz e a corrente de ar que vem da cozinha, a ver se consigo dormir um pouco mais. Fun times!! :/

kHifJZNwpI1DAgMwb-FkzzWfIphA20N372czOL1MxPM

De modo que o momento mais feliz dos últimos dias foi ontem termos, finalmente, comprado uma ventoinha cá para casa! Nunca pensei ficar tão contente com uma coisinha destas mas aaaah, a alegria de um ar fresco, de estar na sala a relaxar um pouco a uma temperatura decente. A malta humana cá de casa adorou e o Garu também! Quanto ao Twiggy é um doce e nunca reclama, desde que haja sitio para dormir e miminhos com fartura está sempre tudo bem, estejam 5ºC ou 40ºC! :)

i1whimp5oc9-XdpBVNOUfadVXAUgQqeNPwHZQQ9baeI

Com este cenário que vos descrevi, podem imaginar que o que mais temos comido são coisas frescas! Saladas frias, alimentos crús, muita fruta fresca, muita melancia e gelados de banana. Esta tem sido a minha parte favorita, comer gelados que são uma gulodice tão boa para o nosso organismo, nhami nhami. Tenho aproveitado bem a fruta este ano, como bastante durante o dia e isso reduziu muito a minha vontade de atacar os doces, bolos ou bolachas, que quase não tenho feito. Mas já andava com a ideia de experimentar umas bolachas destas há muito tempo, lembrei-me muito de umas que adorava comer, as Corintos, sabem quais são? Era absolutamente viciada nelas, despachava um pacote em menos de nada e a ideia de as fazer andava a rondar-me todos os dias e num dia em que a gula atacou forte e feio, lá me borrifei para o calor e liguei o forno para fazer estas pequeninas. E que saudades já tinha de o fazer… :)

Estas bolachas são só a receita mais simples e rápida que há, não estava com vontade de fazer uma receita cheia de passos ou ingredientes, eu queria era comer umas bolachas e RÁPIDO, por isso fui juntando ingredientes que gosto, como a aveia, a manteiga de amêndoa, que a MyProtein gentilmente me enviou para que pudesse experimentar (e que adorei, tanto no pão – como mostrei aqui – como nos batidos, flocos de aveia ou só misturada com fruta) as passas, claro, um adoçante e forno com elas. Simples, rápidas e tãaao boas!! Estas bolachas não são extremamente doces, mas ficaram no ponto para mim, que já estou desabituada a muita quantidade de açúcar. As passas deliciosas lá pelo meio também ajudam a torná-las mais gulosas.

bolachasaveia1

E vou ainda contar-vos um segredo…. esta massa de bolacha comida assim crua….. oh minha nossa senhora da bolachinha….. nem consigo descrever de tão boa que é! A receita indica que dá para 12 bolachas mas entre as provas enquanto moldava as bolachas (só por causa do controlo de qualidade, claro…) e a massa que fui roubando para fazer umas bolachas cruas, só chegaram ao meu forno umas 8. Sim, a massa é mesmo boa! Aconselho vivamente a fazerem as duas versões! :)~~~~

bolachasaveia2_web

 

Ingredientes (para 12 bolachas)

  • 4 colheres de sopa cheias de manteiga de amêndoa natural (usei da MyProtein)
  • 1/4 de chávena (60 mL) de geleia de arroz
  • 2 colheres de sopa (30 mL) de leite vegetal
  • 1 chávena de aveia em flocos
  • 1/4 chávena de farinha de aveia (ou outra, como trigo sarraceno, espelta, ou trigo integral, caso as levem ao forno)
  • 2 colheres de sopa de passas pequena

Como preparar:

  • Numa tigela grande juntar a manteiga de amêndoa, a geleia de arroz e o leite vegetal e mexer até se formar uma mistura homogénea.
  • Noutra tigela misturar a aveia com a farinha de aveia (basta triturar flocos de aveia no processador ou mesmo na liquidificadora até ficar com aspecto de farinha) e as passas.
  • Adicionar a mistura de aveia à mistura de manteiga de amêndoa e envolver bem. A massa deve ter consistência suficiente para formar bolinhas que aguentem. Se estiver muito liquido acrecentar um pouco mais de farinha de aveia, se estiver demasiado sólido um pouco mais de leite vegetal.
  • Para as bolachas cruas: com um pouco de farinha nas mãos, para a massa não pegar, formar bolinhas e achatar em forma de bolacha. Guardar no frigorífico ou no congelador.
  • Para as bolachas cozinhadas: colocar um pouco de farinha nas mãos, para a massa não pegar e formar pequenas bolinhas, dispondo-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com tapete de silicone ou folha vegetal. Com as costas de uma colher, também polvilhada com farinha, espalmar as bolas para formar pequenas bolachas. Quanto mais finas, mais estaladiças ficarão. Levar ao forno a 170ºC durante 10-15 min e após esse tempo deixar retirá-las do tabuleiro e deixar arrefecer.

bnolachasaveia3_web

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Green Food Agosto 12, 2015 at 5:14 pm

    Parecem ótimas, mas quando fizer tenho que as devorar todas sozinha pois o homem da casa não gosta de passas, que chatisse :P

    Calor cá em casa é coisa rara, a não ser que use o forno durante uma hora, mas em compensação de inverno vivemos num iglo, nem sei o que será melhor X)

    Bejinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 12, 2015 at 9:05 pm

      Nem sei como vais conseguir comer bolachas sozinha, que tristeza :P Sim, a tua casa é bem fresquinha, mas sabes, a minha no Inverno também é fria :( ando sempre embrulhada nas mantas e com o aquecedor ligado. Isolamentos antigos do prédio dá nisto! Mas liga-se o forno e problema resolvido eheh :)

      beijinhooo

  • Reply Su Agosto 13, 2015 at 7:56 am

    Eu que ultimamente parece que não faço mais nada a não ser bolachas (com 3 pequenos tem de ser mesmo) acho que esta é mais uma ótima receita para experimentar ;)
    E aproveita a ventoinha :*

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 27, 2015 at 3:55 pm

      Obrigada Su, passar os dias a fazer bolachinhas parece-me fantástico, se bem que os teus pequeninos estão em melhor posição, que é comê-las ihih :P
      A ventoninha continua a ser a melhor amiga cá de casa :)

      Beijinho*

  • Reply Ginja Agosto 17, 2015 at 11:40 am

    Esta receita deve ser tão boa Patrícia!!
    Adoro cookies de aveia com passas ou arandos. Eu não era muiot fã das Corintos, talvez porque antes não era fã de passas, mas ainda bem que os gostos de modificam.
    Por aqui com o cinza que está, a chuva que veio e os dias meios monos, é o que apetece fazer, ligar o forno e por a mão na massa!
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 27, 2015 at 3:59 pm

      Eu adoro passas, parece que cada vez gosto mais! :) com arandos também são deliciosas, já experimentei! Espero qur os dias tenham melhorado :) hoje chove por aqui, mas a ventoinha continua ligada! :S

      Obrigada ginginha, beijooo*

    Leave a Reply