Receita

Arroz Doce Vegan da Mãe

O post de hoje nem precisa de grandes apresentações.

Arroz Doce. Uma das melhores sobremesas do Mundo e arredores. Cremoso, doce, com um saborzinho a limão, a canela perfumada por cima, de babar quando está morno e ainda melhor, para mim, quando está fresquinho. Sem ovos, sem leite animal, simplesmente perfeito!

Esta é a receita de arroz doce da minha mãe, que apenas mudou o leite que usava. No início fazia só para nós mas é tão bom, tão bom, que já ganhou fans em todo o lado e agora a minha mãe já não o faz doutra maneira. Finalmente consegui arrancar-lhe as medidas certas (que isto das mães fazerem tudo ao olhómetro não dá grande jeito na partilha de receitas) e aqui está ele, O arroz doce, o melhor de todos, não só porque é da minha mãe… mas porque é vegan! :)

Sendo este o último post do ano aproveito para desejar-vos uma excelente entrada em 2015! Que o façam com pensamento e energias positivas, deixando para trás todas as amarguras de 2014 e encarando com um sorriso o desafio de um novo ano, que espero seja para vós como quero que seja para mim, um ano repleto de coisas boas para a vossa vida! :)

E agora…arroz doce! Ao ataaaaaque!!!! :)~~~~~

arrosdoce

Ingredientes (para uma travessa grande)

  • 250g de arroz carolino
  • 750mL de água quente
  • 1 pitada de sal
  • Casca de 1 limão médio (cortada muito rente para não ter a parte branca)
  • 1 pau de canela
  • 1 L de leite de soja
  • 250g de açúcar (usei amarelo)
  • Raspa de 1 limão médio
  • Canela em pó a gosto

Como preparar

Passar o arroz por água para evitar a formação excessiva de goma e colocar numa panela grande com a água, o sal, o pau de canela e a casca de limão. Levar a lume médio e deixar a água evaporar.

Quando a água tiver desaparecido (cuidado para o arroz não pegar) colocar o leite de soja e mexer bem. Baixar ligeiramente o lume e deixar fervilhar, indo mexendo com alguma regularidade para que não se forme uma película por cima do arroz (quase como se fosse uma nata).

Acrescentar o açúcar e não parar de mexer para não agarrar, até que esteja cremoso (se estiver um pouco líquido não faz mal porque ao arrefecer ele vai acabar por secar). Apagar o lume e juntar a raspa de limão.

Verter para uma travessa, deixar arerfecer e polvilhar com canela a gosto.

NOTAS: Podem usar outros leites vegetais no entanto tenham em atenção que leites mais aguados não vão dar tanta cremosidade ao arroz. O leite de soja fá-lo muito bem e para além disso tem um travo baunilhado característico dos leites de soja de compra que fica muito bem neste doce. Se preferirem outro leite podem colocar sementes de vagem de baunilha para dar mais gosto. Se quiseremo tom amarelo que por vezes o arroz doce tem, use uma pitada de açafrão da india em pó para o efeito.

arrosdoce2

Previous Post Next Post

You Might Also Like

29 Comments

  • Reply Márcia Gonçalves Dezembro 30, 2014 at 4:00 pm

    Adoro a sugestão! O teu arroz doce ficou com mesmo bom aspecto Patrícia. ;)
    E não é óptimo quando as mães fazem versões veganizadas de sobremesas clássicas que adoramos? (hum, excepto quando fazem a olhómetro e se torna impossível de reproduzir… deve ser para nos manter por perto :) )

    Aproveito para te desejar um bom ano de 2015, para ti, e para o Not Guilty Pleasure! Desejo muito sucesso ao teu projecto, e espero que continues a surpreendermos com as tuas deliciosas receitinhas vegan! Eu, (e muitos outros seguidores de certeza) vou estar por aqui para as seguir, sempre que possível, e provar (o bolo de ananás estava top!) ;)

    Beijinhos!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:49 am

      Obrigada Márcia pelas palavras tão queridas, és uma inspiração muito grande para mim, gosto muito de ter a tua visita por aqui e de saber que gostas das receitas! :) Um excelente 2015 para ti também!!

      Sim, esse truque do olhómetro deve ser mesmo para isso, para nos obrigarem a não sair de volta dos cozinhados delas ihih mas eu e o meu efeito de persuasão lá conseguimos a receita mágica :P

      beijinhooo***

  • Reply Aislin Dezembro 30, 2014 at 4:08 pm

    Arroz doce! Adoro arroz doce! É tão bom!
    Eu faço mais ou menos da mesma maneira que tu fazes! Tirando o pudim. O leite experimentei com de soja e arroz, de soja, de amendoa.. e o que me pareceu mais cremoso se não estou em foi o de amendoa! mais gordo, mais cremoso. Mas o ultimo que fiz foi com soja e acrescentei mais quantidade e ficou espectacular! Meto sempre a vagem de baunilha! :)

    Adoro arroz doce! e vou fazê-lo para amanhã!! :D

    beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:46 am

      Eu vou agora experimentar com um leite que comprei de avelã e arroz que é assim uma coooooooisa!! Não fosse o preço daquilo e tinha enchido a despensa! eheh E vou pôr a vagem de baunilha, a ver se fica bom, espero que sim :)

      Já me está a dar uma vontade, acho que ainda faço hoje :P

      beijoooo

  • Reply Gori Dezembro 30, 2014 at 5:31 pm

    Olá Patrícia,
    O arroz doce não costuma fazer parte dos doces de natal, pois por aqui é o leite creme da tia feito a olhometro, muito difícil de reproduzir :)
    Fiz um workshop macrobiótico de doces de natal este mês e uma das receitas foi arroz doce que ficou muito bom. Ela também deu a dica do açafrão para tornar os doces mais amarelos, mas como adoçou com geleia de milho em vez de açúcar, o arroz já ficou com um tom amarelinho lindo. Hei-de experimentar esta tua versão deliciosa.
    Desejo-te um ano muito feliz para ti e para os que estão no teu ❤️
    Beijinhos e um abraço grande

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:43 am

      Gori, estas receitas de olhómetro são uma grande chatice, mas saem sempre perfeitas, temos de estar com atenção às cozinheiras para apanhar o truque :P
      Essa dica da geleia é óptima, tenho de fazer umas experiências com isso cá em casa, deve ficar com uma consistência um pouco diferente, mas adoro a ideia!

      Beijinho grande minha querida e um excelente 2015 também para ti e para a tua família! :) *****

  • Reply nemacreditoqueesaudavel Dezembro 30, 2014 at 10:11 pm

    Ok, estou a babar!
    Nem sabes o que me tem apetecido arroz doce nestes dias! Parece de propósito!
    Vou experimentar a receita da tua mamã de certeza :)
    bj, bom ano!!!
    sara

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:39 am

      Eheh, é um efeito secundário deste arroz doce, baba incontrolável :P

      Espero que gostes Sara, beijinhooo***

  • Reply Mariana Neves Janeiro 2, 2015 at 10:46 am

    Eu nem sou grande apreciadora de arroz doce… mas estas fotografias fizeram-me querer devorar uma tigela cheia dele! Daqui a algum tempo hei-de experimentar esta receita. Bom 2015! ♥

  • Reply Mariana Neves Janeiro 2, 2015 at 9:36 pm

    Mudança de planos: a minha mãe hoje ao almoço disse que estava com saudades de arroz doce. E não era tarde nem era cedo, pus mãos à obra e fiz esta deliciosa receita. Nunca mais faço do “normal”, este superou todas as expectativas! Adicionei o açafrão em vez do pudim… Maravilhoso! Recomendo! Obrigada Patrícia! :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:38 am

      ahah boa, arroz doce vegan para todos!! :D A minha mãe também já não faz outro, é mesmo bom! Já lhe dei a dica do açafrão, também tenho de experimentar :)

      Beijinho Mariana e fico muito feliz que tenham gostado!***

  • Reply Ginja Janeiro 3, 2015 at 3:25 pm

    Olá Patrícia,
    o arroz doce não pode faltar nesta época!
    Eu adoro morno cheio de canela. E a minha avó é outra gulosa por esta sobremesa :)
    E já experimentei o teu, vegan, e sim, fica tão bom! Não coloquei o pudim, mas não fez falta. O nosso habitual tb não leva nem ovos, nem custard nem nada amarelinho.
    Desejo-te um feliz 2015, que seja muito bom!
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:37 am

      Oh que bom, ainda bem que gostaste! :)
      Cá em casa também gostamos todos muito e a minha mãe faz imensas vezes! Da próxima vez que fizer não vou juntar o pudim também! :)

      beijinho***

  • Reply Limited Edition Janeiro 4, 2015 at 7:56 pm

    ai tão bom, arroz doce, mas só mesmo do caseiro! odeio quando me calha daqueles com sabor artificial, só tiro uma colher. a não ser que esteja com muita fome, nesse caso tiro duas colheres… :)
    bom ano para ti, para o teu home e para os gatinhos!***

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:33 am

      ahah duas colheres de quê? de sobremesa? de sopa? concha da sopa? :P também adoro arroz doce, caseirinho é do melhor! :) beijinho****

  • Reply Green Food Janeiro 8, 2015 at 7:11 pm

    Hummm… muito mais cremoso que o meu, nada a ver. Vou experimentar fazer a receita da tua mãe :) tenho de comprar o leite de soja, só tenho aquele de soja e arroz que é muito liquido.

    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:32 am

      O facto de ser arroz carolino também ajuda ;) agora comprei um leite de avelã para experimentar, nhami nhami! sou tão gulosa, jazuz! ;P

  • Reply Inês Tarouca Maio 13, 2015 at 10:15 am

    Olá! Obrigada pela maravilhosa receita. :-) O leite de soja de compra que usou é do normal (que já tem açúcar nos ingredientes) ou deve-se procurar aquele mesmo natural sem açúcar?
    Obrigada!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Maio 18, 2015 at 3:00 pm

      Olá Inês, peço desculpa pela demora na resposta, eu uso o leite de soja normal, que já tem açúcar, o que tenho feito agora é reduzir a quantidade de açúcar da receita, até agora baixei para os 200g e não comprometeu o sabor, penso até que se for menos não fará diferença. Mas nunca usei o leite sem açúcar, porque não tem o mesmo sabor, e aí penso que ficaria diferente..

  • Reply Arroz doce!! | Janeiro 1, 2016 at 11:08 pm

    […] Fonte:” http://www.notguiltypleasure.com/arroz-doce-vegan-da-mae” […]

  • Reply Erza Setembro 2, 2016 at 3:58 pm

    O pudim mandarim não é vegano. Tem corante E120 que vem de insectos esmagados. Retirando isso, ficará então uma boa receita vegana. :-)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Setembro 10, 2016 at 9:06 am

      Erza, obrigada pelo reparo, nunca ginha reparado, já ando para retirá-lodos ingredientes até porque nunca uso ando faço, agora é que é! e a receita fica boa sim! :)

  • Reply Daniela Cruz Dezembro 20, 2016 at 7:30 pm

    mas o que é a saqueta de pudim?

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 21, 2016 at 7:18 pm

      Já não uso Daniela, já actualizei a receita ;) (obrigada pelo reparo)

  • Reply Isabel Rute Dezembro 21, 2016 at 1:08 pm

    Pudim? Desculpem mas não faz sentido substituir ingredientes naturais por artificiais e processados…O leite de soja açúcarado é um alimento altamente processado… (Já experimentaram com leite de coco?)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 21, 2016 at 7:18 pm

      Olá Isabel, na verdade já não uso pudim, embora me tenha esquecido de o tirar do texto já não está nos ingredientes há algum tempo. (Já actualizei entretanto!)
      Quanto ao leite, não me faz diferença ser de soja, mas claro que a receita é perfeitamente adaptável ao gosto de cada um. Sim, os leites vegetais são muito processados, mas isto é uma receita que não se faz todos os dias, pois para além do leite vegetal açúcarado leva ainda mais açúcar, outro ingrediente que é para descartar da alimentação diária, uma vez que só nos prejudica. Sabendo isto porque pus a receita no blog? Porque a ideia aqui é mostrar que há muitas receitas tradicionais que podemos adaptar facilmente para o vegetarianismo, sendo esta uma delas. Eu prefiro sempre comer saudável, mas se alguém que me é próximo, que não esteja habituado a cozinhar da mesma forma que eu, quiser fazer algo especialmente para mim, muito mais facilmente troca um ingrediente por outro, que não seja de origem animal, do que tenta reinventar toda uma receita. E nessas alturas, para mim, o gesto de atenção e cuidado dessa pessoa sobrepõe-se ao comer uma sobremesa cheia de açúcar ou com algum ingrediente processado. :)
      Quanto à sugestão de leite de coco já pensei nela várias vezes, não sairá o típico arroz doce tradicional, mas é algo a explorar porque deve ficar realmente delicioso! :)

  • Reply Margarida Dezembro 21, 2016 at 8:48 pm

    Então e o açucar? Qdo é que se coloca?

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 22, 2016 at 11:32 pm

      Logo depois de se colocar o leite vegetal (apaguei essa parte sem querer quando estava a rectificar o texto, as já está actualizado, obrigada!)

  • Leave a Reply

    Powered by themekiller.com