Casa & Beleza, Veganismo

Um passeio ao Veganário Fest II

Já passaram 3 semanas desde o Veganário Fest e há uns tempos já vos contei aqui como foi parte do dia que lá passei, nomeadamente as compras que fiz e os petiscos que provei.
Hoje termino falando-vos sobre o workshop e a palestra a que assisti. Das várias actividades que decorreram ao longo da tarde estas foram as que mais me chamaram a atenção e agora conto-vos um bocadinho do que lá aprendi.

Palestra “Alimentação vegetariana para animais”

Como devem calcular esta palestra era o que mais curiosidade me despertava! Embora eu já soubesse um pouco sobre o assunto e já tivesse tentado com os meus gatinhos (apenas deixei porque o sistema gastro-intestinal deles não se estava a adaptar, mas agora já tenho truques para ajudar nisso!) queria aprender mais e tirar algumas dúvidas.
Tenho a dizer que gostei imenso e que fiquei cheia de vontade de ler mais sobre o assunto!
Por isso, e também porque isto é um tema que dá pano para mangas, falarei dele a fundo mais tarde noutro post!
Por enquanto adianto apenas que há a possibilidade de termos gatinhos e caezinhos bem alimentados, bem nutridos e satisfeitos com comida 100% vegetal.
E que o meu Garu gosta de tofu ;) (Sem temperos, ao natural claro, as especiarias fazem muito mal aos nossos amiguinhos)Para quem desconhece de que são feitas as típicas comidas para animal aqui fica este post da Diana, do blog Hi-Fu-Mi-Yo. Agora quando virem nos ingredietnes “subprodutos de (…)” já sabem do que se trata! :S

 

Workshop “Pasta de dentes e sabão artesanal”
Este foi outro dos assuntos que me interessou! Tinha muito vontade de saber como se faz uma pasta de dentes artesanal e afinal é mais fácil do que pensei!
Basta juntar bicarbonato de sódio, glicerina vegetal, escolher algumas plantas (secas) com propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e calmantes, umas gotas de óleos essenciais com as mesmas propriedades e voilá! Umas pasta de dentes completamente vegetal em 5 minutos! :)
Para quem quiser ver algumas receitas deixo aqui alguns links gentilmente fornecidos pela Margarida do Campo, que nos deu o workshop.
Então, esta receita e esta aqui são as mais parecidas com a que a Margarida fez. As plantas usadas foram a salvia, a hortelã-pimenta e a camomila e ainda se acrescentou umas gotas de óleo essencial de árvore do chá e de hortelã pimenta.
Quem quiser experimentar em casa aconselho a não usar sal. Devido ao bicarbonato de sódio a pasta já é salgada o suficiente! MESMO!
Espreitem também este site para outra receita diferente de pasta de dentes caseira.
O sabão também foi giro de ver e é um bocadinho mais trabalhoso. Numa descrição muito rápida, o sabão forma-se através da reacção química provocada entre a soda caustica e uma gordura.
Para o sabão do workshop a gordura escolhida foi óleo usado de fritura de vegetais, bem filtrado para não conter resíduos (mas podem ser utilizadas gorduras mais puras, como o azeite por exemplo). Depois podem-se colocar todo o tipo de óleos essenciais (que devem ser colocados na mistura já um pouco arrefecida pois são voláteis e desaparecem rápido no calor) ou plantas para deixar o sabão mais apetecível.
Durante este processo é usado água quente pelo que o sabão que se forma ainda vai estar em estado líquido e deve ficar reservado num espaço seco e arejado para solidificar e baixar o seu pH, que devido à soda caustica está capaz de nos fazer uma esfoliação das grandes!! Aliás todo este processo deve ser feito com muito cuidado e material de protecção, pois estamos a falar de uma reacção forte com um agente químico que não é para brincadeiras!
Passadas cerca de 4 semanas o sabão está bem sólido e podemos usá-lo com segurança.Todos trouxemos para casa um bocadinho e por esta altura o meu já está sólido mas ainda vai demorar mais dias até ficar no ponto! Depois mostro-vos o resultado final.
O sabão depois de pronto pode ser usado não só na nossa higiene mas também na lavagem da roupa por exemplo. Basta ralar o sabão e colocar na gavetinha da máquina.

Aqui está uma das formas de preparar sabão, que foi a utilizada no workshop. Também aqui mais algumas receitas de sabão caseiro.

———————

Foi muito bom aprender estes truques caseiros mas acho que é algo que não vou pôr em prática no meu dia-à-dia.
Estou satisfeita com os produtos que uso, que preenchem os meus requisitos (como pasta de dentes uso a pasta Couto e como sabonete uso estes, da Confiança). Para além disso sou um bocadinho preguiçosa para fazer estas coisas! :P
Mas adoro aprender e se algum dia decidir experimentar já sei como devo fazer! :)

Em jeito de conclusão foi uma tarde bem passada, foi bom falar com outras pessoas sobre o vegetarianismo e conhecer fisicamente alguns projectos.
Foi muito bom aprender um pouco mais sobre como abraçar este estilo de vida que para mim faz cada vez mais sentido.

Confesso, no entanto, que gostava de ter visto mais.
Gostava de ter visto mais marcas, mais projectos tão bons que por cá temos na área do vegetarianismo/veganismo.
Gostava de ter visto um espaço diferente, mais apelativo.

Acho que por ter visto em vários blogs internacionais as feiras e encontros vegan que se fazem lá por fora, como por exemplo esta em Paris (Ver a torre eiffel e comer um croissant vegan? J’adooooore!!), fiquei com uma expectativa demasiado alta e fico com pena que ainda não tenhamos um movimento vegetariano assim tão grande.

Mas vai crescendo, cada vez ganha mais adeptos e pode ser que daqui a uns anos possamos desenvolver eventos nesta áera tão grandes e abrajentes como os que se passam além-fronteiras!
Basta apoiar e ajudar a desenvolver este tipo de iniciativas tão boas e com tanto potencial! :)

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Carla Dezembro 5, 2013 at 1:47 pm

    Pode ser que com os anos eles consigam melhorar o evento… A verdade é que (ou pelo menos acho que) o veganismo está a ganhar força aos poucos e vai crescendo de ano para ano… =)

    • Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 8, 2013 at 3:24 pm

      Isso sem dúvida e sim com certeza que irão melhorar, quanto mais a comunidade vegetariana crescer, mais estes eventos têm espaço para se alargar e melhorar :)

    Leave a Reply

    Powered by themekiller.com