Receitas

Tofu à Gomes Sá

Agora que o dias estão mais frios, as mantas no sofá e as meias quentinhas nos pés, apetece-me ligar o forno todos os dias. É nesta altura do ano que os pratos de forno sabem melhor, dão-nos conforto, aconchegam o estômago e aquecem a alma.

O conforto vem também das nossas comidas preferidas, daqueles pratos que fazem lembrar a infância e não é por escolhermos uma alimentação vegetariana que temos de nos privar desses sabores.

Assim sendo aqui está uma das minhas receitas favoritas e que faço muitas vezes, inspirada na nossa culinária tradicional. O bacalhau cede o seu lugar ao tofu, os ovos aos brócolos, troco a salsa pelos aromáticos coentros e tudo se conjuga para uma refeição perfeita.

O aroma que deixa na cozinha é delicioso… O sabor no prato não lhe fica nada atrás!

2

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 250g de tofu, aos cubos
  • 4 folhas de louro pequenas
  • 1 dente de alho grande, picado
  • 1 cebola grande, em meias luas
  • 1 cabeça de brócolo grande, apenas os floretes em pequenos pedaços
  • 4 batatas de tamanho médio, em cubos
  • 1 ramos de coentros, picado
  • Azeite q,b,
  • Sal, pimenta, alho em pó q.b.

 

Como preparar

Temperar o tofu com sal, alho em pó e pimenta e reservar. (Pode ser preparado umas horas antes ou deixar marinar de um dia para o outro)

Dar uma primeira cozedura nas batatas durante alguns minutos, apenas até ficarem tenras mas ainda apresentando alguma resistência ao garfo. Não deixar cozer em demasia para que depois não se desfaçam no forno.

Numa frigideira, em lume baixo, juntar um fio de azeite,  a cebola, o alho e as folhas de louro. Deixar amolecer e alourar durante uns 5 minutos e acrescentar o tofu. Aumentar um pouco o lume e saltear durante uns 3 minutos ou até ganhar alguma cor.

Numa travessa de forno juntar as batatas previamente cozidas, os brócolos, a cebola com tofu e parte dos coentros. Regar com um fio de azeite, temperar com sal, pimenta e um pouco de alho em pó e envolver tudo. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 20-30 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de forma uniforme.

Retirar do forno, polvilhar com os restantes coentros e regar com mais azeite se necessário.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Gori Novembro 16, 2014 at 6:31 pm

    Olá Patrícia, esta tua adaptação de um prato tradicional está fantástica. Com essa conjunção de ingredientes não deixava ficar nem uma migalha e nestes dias frios adoro comida de forno, aquece-me a alma :)
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Novembro 17, 2014 at 11:09 pm

      Obrigada Gori, aquece mesmo, não há nada como ligar o forno quando há chuva e frio lá fora :)
      beijinhoo*

  • Reply Aislin Novembro 30, 2014 at 7:36 pm

    Quando comia bacalhau o à Gomes de Sá era um dos meus pratos favoritos… uma camada de batata frita, uma de cebolada, outra de ovo e uma de bacalhau e repete e repete… terminando com o ovo por cima…
    Azeite, muito azeite e forno com ele…
    Os pratos de bacalhau eram os meus favoritos! :)

    Esta parece-me bastante bem! :D

    beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 4, 2014 at 2:08 am

      Diz lá que agora não sabe bem melhor ;)

  • Reply Luísa Lima Março 16, 2016 at 12:15 am

    Obrigada por esta adaptação. Já experimentei e ficou muito saboroso. Entretanto também já experimentei com couve portuguesa em vez de brócolos e também é saboroso.
    Beijinho

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Março 16, 2016 at 8:38 am

      Obrigada Luísa, também faço com couve às vezes e gosto imenso, obrigada por ter experimentado e partilhado! :)

  • Reply Maria Setembro 26, 2017 at 12:23 pm

    Olá! Ainda me estou a aventurar nestas coisas do vegetariano/vegan, mas ja fiz algumas das tuas receitas e adorei, principalmente a dos legumes salteados. Fiz esta pela primeira vez e não fiquei muito fã do tofu…
    Beijinhos :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Setembro 30, 2017 at 2:29 pm

      Olá Maria!

      Obrigada por fazeres as receitas, fico feliz por saber que tens gostado! :) O tofu por vezes pode demorar até nos habituarmos, eu não gostei das primeiras vezes, embora agora seja dos meus ingredientes favoritos. Não sei que tofu usaste mas tenta usar tofu embalado a vácuo e refrigerado. A minha marca favorita é a shambala, acho que é a marca que tem sabor mais suave.
      Outra dica é temperar o tofu com algumas horas de antecedência, assim absorve mais os sabores.
      Se mesmo asim não gostares muito e quiseres continuar a experimentar tofu tenta outro tipo de receitas em que o tofu esteja mais disfarçado, por exemplo como recheio de tarte, como recheio de uma lasanha, etc. Tens alguns exemplos na lista de receitas aqui do blog.

      Espero ter ajudado :) um beijinho

    Leave a Reply