Receitas

TAG – Conhecendo novos blogs e um Crumble de Maçã e Marmelo

Fui desafiada pela Vânia do Made by Choices para responder a uma TAG, onde o objectivo é conhecer um pouco mais quem está por trás do blog. Sei que já há algum tempo outras meninas me marcaram para algo parecido e depois acabei, por diversas razões, não conseguir responder ao desafio, por isso o post de hoje é como que uma resposta também a essas propostas, por isso cá vai disto!

Se não estão com grande pachorra para me “aturar”, espreitem o final do post pois há coisa boa por lá! :) Um crumble cheio de sabores de Outono, com a doçura das maçãs e dos marmelos cobertos por uma deliciosa e crocante camada de aveia e amêndoa. A receita foi adaptada do crumble do canal no youtube do Made by Choices, que tem receitas deliciosas, se não conhecem está na hora de irem espreitar! ;)

1 – O que te levou a começares o blog?

Quando me iniciei no vegetarianismo comecei a ler muitos blogues sobre alimentação e estilo de vida vegan, mas eram quase sempre americanos ou brasileiros, poucos eram os blogues portugueses sobre o tema, seguia (e continuo a seguir) o The Love Food, o Universo dos Alimentos e, apesar de não ser um blog vegan na altura, o Amigo Não Emprata Amigo. Dizia sempre ao Filipe que um dia, quando já estivesse mais à vontade com o vegetarianismo, também gostava de criar um, para partilhar as minhas experiências culinárias e o que fosse aprendendo sobre este estilo de vida, na esperança de poder ajudar alguém, tal como eu fui ajudada. E foi assim que, algum tempo depois, numa altura em que andava aborrecida com a vida, decidi finalmente escrever o primeiro post e cá estou eu! :)

2 – O que de melhor o blog tem trazido à tua vida? Porquê?

O blog traz-me imensas coisas boas!! Faz-me pesquisar e estudar, trazendo-me mais conhecimento sobre o veganismo, faz-me experimentar coisas novas, tanto na cozinha como em outros aspectos do estilo de vida vegan e traz-me muita partilha de informação e troca de experiências com outras pessoas, que adoro! O blog deu-me ainda algo que não esperava, amizades virtuais, muitas das quais passaram a fazer parte da minha vida real e isso foi o melhor de tudo! :)

3 – Como concilias a tua vida pessoal com o blog?

O mais difícil de conciliar para mim é o tempo para escrever. Muitas vezes já tenho várias receitas para partilhar (porque o que vêm no blog é efectivamente o que como, seja ao almoço, ao lanche, as sobremesas) mas nem sempre tenho tempo disponível, força fisica ou mental para me sentar aocomputador a escrever. Estou a tentar ser uma pessoa organizada para ser mais regular aqui no blogue, prometo!!

4 – Onde encontras inspiração para os conteúdos do teu blog?

Inspiro-me nos livros, nos blogues, em programas de culinária, em situações do dia-à-dia, nas partilhas de experiências, nos locais que vou conhecendo e onde vou comendo. Um frigorífico vazio também pode ser muito inspirador, ter duas bocas famintas e praticamente nada no frigorífico é um bom exercício de criatividade para sair dali alguma coisa de jeito para comer! :P

5 – O que te faz manter motivada e seres consistente no teu trabalho de blogger?

Adoro a culinária vegetariana, adoro experimentar na cozinha. Gosto de mostrar como a comida vegetariana pode ser maravilhosa, quebrando o esteriotipo de que é uma comida sem sabor ou que tudo tem soja e alface. É principalmente isso que me deixa motivada, poder dar a conhecer, através das experiências que vou tendo, as maravilhas do vegetarianismo.

6 – O que te leva a seguir um blog?

Primeiro que tudo o tema. Não me interessa que seja o blog mais lido do planeta, se não falar sobre o que me interessa nem perco tempo a ler. Depois gosto de blogues onde possa aprender algo, com uma escrita sincera e em que conseguimos perceber que o que ali está é real e não uma fantasia criada para parecer bem. Depois há outros, mais especificamente de culinária, que sigo apenas pelas receitas e/ou pelas fotos.

7 – Quais os três conselhos que darias a quem gostava de começar um blog?

Primeiro, que escolham um tema que realmente gostam, vai ser muito mais fácil manter o blog e vai notar-se nos posts. Depois que sejam genuínos, que escrevam com o coração e não a pensar no que a maioria quer ler, nunca se agrada a toda a gente por isso o melhor é sermos verdadeiros porque quem se identificar vai gostar e ficar. E por fim ser persistente e confiante mesmo que no início ninguém comente ou que pareça que ninguém lê, as coisas acontecem ao seu ritmo e a seu tempo. ;)

8 – Como imaginas o teu blog daqui a 3 anos?

Espero que chegue a cada vez mais pessoas, que seja fonte de inspiração para quem queira mudar o seu estilo de vida. Espero também que já esteja completamente organizado com toda a informação que quero aqui colocar (três anos deve chegar para finalmente pôr-me nos eixos, certo? :P).

9 – Se pudesses mudar algo no mundo o que seria?

Mais compaixão por todos os seres! Para que não tivessem de sofrer pessoas, para que todos os animais fosse tratados e respeitados como merecem, para que o nosso planeta fosse cuidado como a preciosidade que é.

10 – Se pudesses viajar no tempo escolhias ir para o passado ou para o futuro? Porquê?

Sou uma saudosista sem remédio por isso teria de escolher o passado! Para ver nem que fosse só mais uma vez pessoas queridas que a vida me levou, poder aproveitar oportunidades perdidas e reviver momentos únicos que ficam no coração. Voltava atrás também para fazer o veganismo entrar mais cedo na minha vida. Isso mudaria com certeza o meu futuro! :)

Obrigada Vânia, pela nomeação! :)

Aqui estão os blogs que desafio a responderem a esta TAG:

Para participarem neste desafio precisam de:

  • Responder às 10 perguntas que vou colocar.
  • Criar 10 perguntas que podem ser iguais ou diferentes às que responderam.
  • Nomear entre 3 a 10 blogues para responder a essas perguntas, avisando-os da nomeação.

E as minhas perguntas são:

  1. Qual é a história por trás do nome do blog?
  2. O que te motivou a criar o blog?
  3. Qual foi o post que mais gostaste de escrever? Porquê?
  4. O que de melhor o blog tem trazido à tua vida?
  5. Onde encontras inspiração para o blog?
  6. O que te leva a seguir um blog?
  7. Como imaginas o teu blog no futuro?
  8. Qual foi a situação mais caricata que já te aconteceu a cozinhar?
  9. Se vivesses numa cidade diferente da que vives agora, onde te encontraríamos? Porquê?
  10. Três coisas sem as quais não passas?

 

E agora….CRUMBLE!! :)

crumble-aveia-e-maça_WEb

(Adaptado de Made by Choices)

Ingredientes

Para o recheio

  • 3 maçãs, em cubos pequenos
  • 3 marmelos, em cubos pequenos
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1/2 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 2 colheres de sopa de xarope de ácer (ou de geleia de arroz, ou de açúcar de coco, mascavado…)

Para a cobertura

  • 1/2 chávena de amêndoas inteiras com pele
  • 1 chávena bem cheia de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de geleia de arroz
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de sopa bem cheia de óleo de coco amolecido (quando deixado à temperatura ambiente fica ainda sólido mas suficiente mole para ser facilmente manuseado)
1 chávena = 250 mL

Como preparar

Ligar o forno a 180ºC.

Num travessa coloque todos os ingredientes do recheio e envolver bem. Leve ao forno mesmo enquanto ainda está a aquecer, para ir amolecendo.

No processador de alimentos coloque as amêndoas e triture até ficarem com aspecto de farinha. Coloque numa taça.

À amêndoa triturada junte a aveia, a canela, a geleia de arroz e o óleo de coco e misture bem com as mãos até formar uma espécie de areia grossa húmida. Se ficar demasiado mole coloque mais aveia. Se ficar muito seco um pouquinho de óleo de coco.

Retire a fruta do forno, espalhe por cima a mistura de aveia e amêndoas e leve novamente ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até o crumble ficar dourado e crocante.

Sirva como mais gostar. Hoje servi ao pequeno almoço o crumble frio com iogurte de coco e framboesas frescas.

 

 

 

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Vânia Outubro 19, 2015 at 12:32 pm

    Gostei tanto de ler a TAG! :)
    Obrigada por aceitares participar.. é sempre bom conhecer um pouco mais quem está por detrás do Blog e fiquei também a conhecer outros blogs.

    Obrigada mais uma vez.. Beijinhos
    Vânia

    p.s – o crumble com iogurte de coco e as framboesas têm tão bom aspecto.. yum yum

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 20, 2015 at 12:04 am

      Obrigada eu pelo convite, também gosto de conhecer um pouco os autores dos blogs, é giro de vez em quando aparecerem desafios destes! :)

      o crumble é maravilhoso, já fiz exactamente igual ao teu e ficou maravilha, mas o marido não é o maior apreciador de frutos vermelhos e depois eu acabo por comer quase tudo, é uma chatice, tenho de ir variando com estes que ele gosta para eu não devorar tudo :P

      beijinho**

  • Reply joana Outubro 19, 2015 at 12:44 pm

    Well done.
    Gostei muito de ler as tuas respostas, tb eu fui “tagueada” pela V e em breve sairá em vídeo as respostas …esse crumble parece-me muito interessante, nomeadamente pelo facto de teres adicionado marmelo ..o que nunca me passou pela cabeça:-)
    Um abraço

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 20, 2015 at 12:06 am

      Obrigada Joana :) Fico à espera de ver as tuas também! :)

      Tens de usar marmelo em crumble, é maravilhoso, fica tão docinho e tenrinho, adoro!!

      beijinhoo*

  • Reply Mariana Neves Fevereiro 17, 2016 at 10:53 am

    Adorei ler as tuas respostas!! Um bocado atrasada mas já respondi às que me deixaste :) Beijinhos**

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 20, 2016 at 3:54 pm

      Obrigada Mariana, eu também gostei imenso das tuas, transmites sempre tanta energia positiva, adoro ler-te :) um beijinho*

    Leave a Reply