Receitas

Sopa de Tomate e Abóbora Assados

Hoje é o terceiro dia da Semana Vegetariana e a receita que tenho para partilhar é uma coisa muuuito rara aqui no blog e em casa também: uma sopa feita por mim!

sopatomate3_web

aqui falei que as sopas são o meu calcanhar de aquiles na cozinha, mas esta não resisti a experimentar! Quando recebi uns tomates bem madurinhos do quintal da minha prima e umas fatias espectaculares de abóbora da horta do tio do marido (que cheiravam tão bem que apetecia comer a abóbora mesmo crua!), esta sopa foi a primeira coisa que me veio à cabeça!

Apesar de ter pesquisado várias receitas estava receosa, porque mandei as coisas para o forno assim sem saber muito bem se as proporções estariam certas, mas acertei na mouche! Também é verdade que com alho assado bem caramelizado, abóbora e tomate docinhos, tudo aromatizado com um tomilho cheiroso, não há muito por onde errar. O mérito, portanto, do sucesso desta sopa deliciosa não é meu, mas sim dos ingredientes maravilhosos que este Outono, que ainda está com um pé no Verão, nos oferece! :)

sopatomate_web

Aqui fica a receita desta sopa perfeita para aquecer estas noites de Outono, que já se mostram fresquinhas e deixo-vos ainda uma óptima dica: se não quiserem comer como sopa, usem-na como molho de tomate. É do melhor! ;)

sopatomate2_web

Ingredientes (para 3-4 pessoas)

  • 750g de tomate maduro, em metades
  • 380g de abóbora (usei abóbora menina), aos cubos
  • 1 cebola pequena, em quartos
  • 1/2 pimento vermelho (se for muito pequeno, usar inteiro), em pedaços grandes
  • 1 cabeça de alho pequena, cortada em metades
  • Azeite, sal, óregãos secos e tomilho fresco a gosto.

Como preparar

Numa taça grande coloque o tomate e noutra separada a abóbora, cebola e o pimento.

Tempere com sal, orégãos (só no tomate), o tomilho e com um fio de azeite. Misture tudo para que os temperos fiquem bem envolvidos-

Num tabuleiro ou travessa grande de forno coloque o tomate com a polpa voltada para cima, a cebola, o pimento, a abóbora e a cabeça de alho.

Leve ao forno a 190ºC, durante pelo menos 1h ou até estar bem assado e com partes caramelizadas.

Retire o alho assado da casca, junte tudo numa panela grande, aproveitando todos os liquidos que ficaram no tabuleiro e triture com a varinha mágica até ficar um creme. Se achar que está demasiado espesso, acrescente água ou caldo de legumes, quente, até atingir a consistência desejada.

Rectifique o tempero e sirva com pão torrado com azeite e alho (basta esfregar um dente de alho pequenino nas fatias de pão torrado, salpicar com umas gotas de azeite e umas pedrinhas de sal).

sopatomate4_web

Previous Post Next Post

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Mel Outubro 3, 2016 at 12:06 pm

    Odeio sopa, mas tenho de fazer esta para o comilão da casa :D

    Beijinho*

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 5, 2016 at 6:15 am

      Tens de experimentar também, isto é como se fosse um molho de tomate para comer à colherada! :P

      Beijinho

  • Reply Lee Outubro 12, 2016 at 11:30 am

    Sou uma verdadeira amante de sopa (seja verão ou inverno!) e é das coisas que melhor faço na cozinha (ao contrário de bolos… a pastelaria é o meu calcanhar de aquiles…meh) Esta sopa tem um ar delicioso! Muitas vezes coloco também assim os legumes um pouco à experimentação no forno e o resultado é sempre interessante. Adoro juntar a ideia de sopa com coisas assadas :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 16, 2016 at 11:05 am

      Eu também gosto de sopa, mas honestamente é mais no Inverno! Não como sopa todos os dias, mas às vezes dá-me uns desejos de sopinha, que foi o que me aconteceu com esta! Quanto à pastelaria, adoro fazer bolos e bolachas e apesar de algumas vezes ficarem um pouco estranhos, acho que até me safo ;) mas todos temos os nossos pontos fortes e pontos menos fortes diferentes, ainda bem, assim o mundo complementa-se! :)

      Obrigada e beijinho*

  • Reply José Maio 9, 2017 at 1:27 pm

    O que é a coisa branca que aparece na foto? Créme fraîche?

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Maio 9, 2017 at 8:09 pm

      São natas de soja, José

      • Reply José Maio 10, 2017 at 7:34 am

        Obrigado!

    Leave a Reply