O fim-de-semana na nossa cozinha é sinónimo de comida de forno! Sem as pressas dos dias de trabalhos fazem-se refeições mais elaboradas e o aroma de bolos ou de assados enche a casa!
No Sábado fiz este seitan à alentejana um bocadinho aldrabado…quem conhece a receita original sabe que o modo de preparação é fritura, que é como tenho feito, mas desta vez quis tentar uma maneira mais saudável e fiz no forno. Ficou tãaao bom que vou passar a fazer sempre assim! :)
Ingredientes (dá para 3 pessoas)
- 300g de seitan aos cubos (usei caseiro)
- 2 dentes de alho grandes fatiados
- 1 colher de sopa de pimentão doce ou massa de pimentão*
- 1 folha de louro
- Sumo de 1/2 limão
- 2 cálices de vinho branco
- 3 batatas grandes aos cubos
- 1 raminho de coentros picados
- Pickles picados a gosto
- Azeite e sal q.b.
*Como o meu seitan caseiro já é condimentado não gosto de usar massa de pimentão, pois fica salgado. Mas quando usava seitan de compra era a minha opção pois dava imenso sabor!
Como preparar
- Numa tigela juntar o seitan, o alho, o pimentão doce, o louro, o sumo de limão e o vinho branco. Deixar marinar no mínimo 1h ou de um dia para o outro.
- Cozer as batatas durante cerca de 5-7 minutos para não irem totalmente cruas para o forno (cozi a vapor). Temperar com sal.
- Numa travessa juntar o seitan marinado, as batatas, os coentros picados e azeite suficiente para humedecer a mistura.
- Levar ao forno a 200ºC cerca de 20-30min, até que as batatas estejam assadas e o seitan tenha crosta. Mexer de vez em quando para que as batatas e o seitan do fundo da travessa fiquem douradinhos.
- Quando sair do forno salpicar com os pickles e mais coentros se desejar.
A acompanhar o seitan estavam umas migas de couve e feijão frade que aprendi a fazer Outubro passado nas tasquinhas da feira aqui do concelho, que, apesar de não serem típicas do Alentejo, completaram a refeição pois um alentejano que se preze tem sempre pão na mesa!
São fáceis de fazer: bastante azeite numa frigideira em lume baixo, 5 ou 6 dentes de alho picados e deixar apurar sem fritar, juntar couve para caldo verde (1 mão bem cheia), 1/2 broa de milho esfarelada e feijão frade cozido (um bocadinho menos de 1 frasco). Deixar tudo cozinhar no azeite até amolecer a couve e o pão, temperar com sal, pimenta e alho em pó se necessário.
Ficou tudo tão bom! A minha costela alentejana pulou de contente! ;)
1 Comment
[…] ementa passou por cogumelos à bulhão pato, guacamole (eu sei! Nada português mas pediram-me!), seitan à alentejana, tofu à brás, arroz doce e, a pedido de uma das convidadas, […]