Receitas

Salada Primaveril de Batata

Dá para perceber pelo título que esta receita já chega um bocado atrasada, mas tendo em conta que ainda não larguei os casacos, os pés ainda andam tapados e hoje apanhei uma bela de uma molha de manhã com a chuva que decidiu aparecer, vamos combinar que o Verão ainda só chegou no calendário, porque a Mãe Natureza decidiu que ainda não é tempo dele. Nós brincamos com isto do tempo assim e do Verão assado, mas é cada vez mais assustador ver como o nosso clima tem mudado de ano para ano e as estações do ano deixaram de aparecer nas datas a que estão destinadas. Alterações climáticas, oi? Ou será apenas um ciclo normal da natureza e estamos a passar por uma fase de mudança do planeta? Talvez ambos. É assunto cuja discussão dá pano para mangas. Noutro dia falarei mais sobre isso…

Voltemos à salada, que têm mesmo de fazer porque vai saber muito bem nestes dias mais frescos e porque é TÃO BOA!! Agora já não há ervilhas frescas à venda mas se forem como eu e abastecem o congelador na altura em que elas aparecem, tirem-nas e preparem esta receita já! A sua doçura e a das courgetes grelhadas são das melhores coisas desta altura e juntamente com os rabanetes picantes e as batatas salgadinhas fazem um prato a estalar de sabor. A cereja no topo do bolo é que é super fácil de preparar e a prova de que com simplicidade se pode fazer um prato absolutamente delicioso! :)

Salada Primaveril de Batata

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • Cerca de 1kg de batatas
  • 300g de ervilhas
  • 1 courgete média
  • 3 rabanetes médios
  • 1/2 maçã
  • 2 raminhos de salsa
  • Sumo de 1 limão pequeno
  • 1 colher de café de mostarda dijon (ou mostarda normal)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta q.b.
  • Azeite e alho em pó q.b.

Como Preparar

  1. Lave bem as batatas, deixe a casca e corte-as em cubos ou em gomos grandes, tempere com sal, um fio de azeite e alho em pó e leve ao forno, a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até ficarem tostadas.
  2. Enquanto as batatas assam, coza as ervilhas até ficarem tenras. Escorra, passe por água fria e reserve.
  3. Lave bem a courgete, corte fatias compridas e finas (usei um descascador largo para fazer isso, mas com a faca também é possível) e coloque-as no grelhador, em lume médio, até ficarem com as marcas. Se as fatias estiverem muito finas vai ser bastante rápido por isso tome cuidado para não queimarem. Reserve.
  4. Corte os rabanetes em rodelas fininhas e a maçã em palitos finos (deite-lhe umas gotas de sumo de limão para não escurecer) e coloque numa taça grande.
  5. Faça o molho: junte o azeite, o sumo de limão, a mostarda, o sal e a pimenta e misture tudo com um garfo ou num frasco. Rectifique o sabor conforme o seu gosto.
  6. Acrescente à taça as ervilhas, as fatias de courgete cortadas em metades, a salsa bem picadinha e o molho. Envolva tudo muito bem, junte as batatas assadas e sirva ainda morno.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply