Receitas

Salada Morna de Legumes de Primavera com Vinagrete de Alho Assado

Um Domingo chuvoso de Primavera e uns espargos que tinha no frigorífico, foram o mote para me enfiar na cozinha e fazer para o almoço esta receita que me tinha ficado debaixo de olho.

Nesta salada usei dois ingredientes de Primavera que adoro, as ervilhas-tortas e os espargos. Juntei-lhes umas beterrabas lindas, cogumelos e cevada. Estou fã deste cereal, tem uma textura interessante, nem rija nem mole, um sabor muito agradável a fazer lembrar frutos secos, que ficou perfeito nesta salada. Para aromatizar tudo, uma das melhores combinações de sempre: alho, tomilho e limão.

A receita parece mais complicada e demorada do que realmente é mas várias coisas podem ser feitas simultaneamente, poupando assim tempo, por isso não tenha medo, experimente e delicie-se!

panzanella2

(Adaptado do blog Sobremesa)

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 2 beterrabas médias, em rodelas
  • 1 molho de espargos
  • 2 mãos cheias de ervilhas tortas
  • 4 cogumelos grandes, aos pedaços
  • 4 fatias de pão duro, pequenas, em cubos
  • 1/2 chávena de cevada crua
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 4 dentes de alho bem grandes (ou 1 cabeça de alho pequena), para assar
  • 1 dente de alho grande ralado
  • 1/2 limão, médio
  • 1/4 colher de sobremesa de mostarda dijon
  • sal q.b.
  • azeite q.b.

 

Como preparar

Num tabuleiro de forno anti-aderente ou forrado com um tapete de silicone coloque as rodelas de beterraba, uma pitada de sal, as folhas de metade do ramo de tomilho e um fio de azeite. Envolva tudo, separe as rodelas para que não fiquem sobrepostas e leve ao forno a 180ºC, cerca de 30 minutos (ou menos, se a beterraba for cortada muito fininha), virando as rodelas de vez em quando para assar uniformemente.

No mesmo tabuleiro coloque também os dentes de alho para assar, lavados e com a pele. Cerca de 30 minutos depois também já devem estar prontos (deverão ficar moles), retire-os e reserve.

Lave bem os espargos, corte a parte rija dos pés e coloque num grelhador. Quando estiverem moles e com as hastes marcadas pelo grelhador, estão prontos.

Numa tigela grande coloque os cubos de pão, o dente de alho ralado, uma pitada de sal, as folhas do restante tomilho e cerca de 1 colher de sobremesa de azeite. Envolva tudo e leve ao no forno, ainda a 180ºC, cerca de 10 minutos ou até ficar tostado. A meio do tempo mexa o pão para tostar de modo uniforme. Quando estiver pronto retire e reserve.

Ao mesmo tempo do pão, mas noutro recipiente pois vão perder água, coloque os cogumelos a assar, apenas com uma pitada de sal, cerca de 10 minutos.

Enquanto tudo o resto cozinha, prepare a cevada. Coloque ao lume 1 + 1/2 chávena (cerca de 375 mL) de água quente e quando começar a ferver junte os grãos de cevada, baixe o lume, tape e deixe cozer cerca de 30 minutos ou até a água evaporar por completo. Reserve tapado até ser altura de servir.

Retire os pés e os fios laterais das ervilhas tortas e coza a vapor, ou em água, cerca de 2 minutos. Retire e passe imediatamente por água fria para parar a cozedura, de modo a que ainda mantenham alguma textura. Se as vagens forem grandes, corte-as em metades.

Para o vinagrete: No grelhador coloque a metade do limão, em lume alto, cerca de 3-4 minutos, até ter as marcas. Numa tigela esmague os dentes de alho assados e junte o sumo do limão grelhado, azeite (cerca de 1 + 1/2 colher de sopa), a mostarda dijon e uma pitada de sal. Mexa bem com um garfo ou uma vara de arames pequena ou misture tudo directamente num frasco de vidro, feche bem e agite alguns segundos.

Junte numa saladeira todos os ingredientes anteriormente preparados, envolva bem, ajuste o tempero e sirva.

PANZANELLA3

panzanella4

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Patricia Rodrigues Abril 3, 2017 at 4:49 pm

    Que delícia ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Abril 4, 2017 at 8:34 am

      Obrigada Patricia :)

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.