Tomate e Mangericão é, para mim, uma dupla perfeita! Em saladas, em pizzas…e neste risotto!
É tão cremoso e tão perfumado que não dá para sentir falta do queijo que normalmente se usa neste tipo de receita, o que só traz vantagens: menos contribuição para a exploração animal…. e menos calorias a acumular no “pneu” ihih
Esta receita dá para 3 pessoas.
(Adaptado da revista Happy)
Ingredientes
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho grande picada
- 1 colher de sopa de azeite
- 225g de arroz para risotto ou arroz carolino
- 60ml de vinho branco
- 500ml de caldo de legumes (caseiro ou um caldo knorr natura desfeito em 500ml de água)
- 2 tomates maduros aos pedaços
- 5/6 cogumelos brancos médios (ou uma lata pequena de cogumelos) aos pedaços
- 1 mão cheia de mangericão cortado
- 80ml de natas vegetais (uso de soja)
- Sal e pimenta q.b.
Como preparar
- Aquecer o caldo de legumes até começar a fervilhar
- Num tacho em lume brando colocar o azeite, a cebola e o alho e deixar amolecer.
- Adicionar o arroz e saltear um pouco.
- Juntar o vinho branco e deixar evaporar.
- Aos poucos, juntar o caldo de legumes quente. Deve ser colocado em pouca quantidade, deixar o arroz absorver todo o líquido até colocar mais caldo, tendo o cuidado de mexer continuamente.
- Quando estiver a meio da cozedura adicionar os cogumelos e uns minutos depois o tomate e o mangericão.
- Deixar o arroz cozinhar, colocando mais água se necessário (quando uso arroz carolino acontece-me ter de o fazer pois demora um pouquinho mais a cozer), mas não deixar secar demasiado para não empapar.
- Já quase no fim adicionar as natas, misturar bem, deixar ao lume mais 1 ou 2 minutos, rectificar os temperos com sal e pimenta e servir.
Espero que gostem tanto quanto nós! :)
No Comments