Receita

Refeições Rápidas #2 – Macarrão com Espinafres e Tomate Seco

Quando penso em refeições rápidas a primeira coisa que me vem à cabeça é massa!
Não só porque adoro, mas também porque acho que são fáceis de preparar e muito versáteis.
Com natas ou  molho de tomate, com legumes, tofu ou seitan, quentes ou frios, os pratos de massa são um mundo do qual não me canso!
A minha sugestão de hoje para uma refeição rápida é, portanto, uma massa extremamente saborosa…e vegan, claro! :)
Esta receita vem do blog Your Vegan Mom e é frequente cá em casa, a conjugação de sabores é simplesmente divinal. Foi com esta massa que provei (e me apaixonei por) tomate seco, algo que agora raramente me falta na despensa!
Esta massa tem outros ingredientes que tenho sempre à mão e que eu sei que nem toda a gente os tem na despensa, mas que para mim são essenciais e fazem toda a diferençam, como a levedura de cerveja ou a pasta miso. Já explico o porquê, vamos lá à receita ;)
(retirado daqui)
Ingredientes (para 2 pessoas)
  • Macarrão para 2 (ou outra massa pequena)
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1 dente de alho, picado
  • 6 tomates secos em óleo pequenos, aos pedaços
  • 1/2 molho de espinafres, apenas as folhas (se usarem espinafre de folha grande é melhor cortá-la)
  • 3 colheres de sopa de parmesão vegan
  • Sal e pimenta q.b.
Como preparar
  • Colocar o macarrão a cozer em água e sal.
  • Enquanto o macarrão coze colocar numa frigideira o azeite e o alho, em lume baixo e deixar o alho libertar aroma para o azeite, sem queimar.
  • Lançar para a frigideira os espinafres, temperar com pimenta e deixar amolecer e perder alguma água (Os espinafres podem ser colocados todos ao mesmo tempo na frigideira, pode parecer que está muito cheia mas quando amolecem diminuem muito de tamanho)
  • Enquanto os espinafres cozem retirar os tomates do frasco, escorrer o óleo em excesso e partir aos pedaços. Juntar aos espinafres na frigideira e envolver.
  • Entretanto a massa já cozeu e escorre-se, reservando 1/2 chávena da água da cozedura e adiciona-se a massa à frigideira com os espinafres, envolvendo.
  • Juntar o parmesão vegan e cerca de 4 colheres de sopa da água da massa, ou um pouco mais, até que se forme um molho cremoso.
  • Ajustar os temperos e servir
      Parmesão Vegan (receita daqui)
  • 1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos (um pouco menos se for em pó)
  • 2 colheres de sopa de linhaça moida
  • 1 colher de chá de manteiga vegetal à temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de pasta miso (uso da escura)
     Misturar tudo com o garfo ou com os dedos, até ter o aspecto de migalhas. Guardar no frigorífico.
_________________________________________________________________________________
 
Tempo de preparação: 15-20 minutos
 
Atalhos: Encher a panela com água bem quente*; Usar um esmagador de alhos para não perder tempo a picar com a faca; Preparar as folhas de espinafre no dia antes (retirar dos caules, lavar e cortar) ou usar dos embalados ou congelados, se preferirem.
 
Ter pronto a usar: parmesão vegan
* O que faço é colocar água bem quente da torneira e enquanto espero que aqueça aproveito para lavar os legumes. Uso uma panela média, não encho mais de metade e coloco a tampa, para que a água ferva mais rapidamente.
_____________________________________________________________________________________________
O parmesão vegan é importante para o sabor desta massa e tem alguns ingredientes que podem não se encontrar em todas as despensas mas que não faltam na minha e explico porquê:
Levedura de Cerveja
É um dos melhores ingredientes para vegans pois não só acrescenta sabor (que faz lembrar um pouco o sabor do queijo) como é bastante rico nutricionalmente. Fornece proteínas, fibra e vitaminas do grupo B, especialmente a B12, tão importante para quem não come alimentos de origem animal. Um dia falarei mais sobre este alimento tão especial, mas por enquanto quem quiser mais informações espreite aqui e aqui.
Sementes de Linhaça
Este ingrediente é mais conhecido pois normalmente é usado como regulador intestinal devido à grande quantidade de fibra que possui. São também ricas em diversas vitaminas e oligoelementos e em ómegas 3 e 6 que, apesar de serem gordura,s são importantes para o nosso organismo, actuando por exemplo como protectores cardiovasculares. Espreitem aqui e aqui para mais informações.
Pasta Miso
Resulta da fermentação de grãos de soja com cereais. Eu uso um miso escuro que é uma mistura de fermentação de soja, com arroz e com alga. Dá um toque naturalmente salgado e pode ser utilizado em diversos pratos, eu gosto especialmente em sopa, é uma delícia (um dia destes mostro-vos a minha receita!). Ao ser um alimento fermentado promove um bom funcionamento intestinal e digestivo. Mais informação aqui.
Quem não tiver todo este “arsenal” e quiser fazer esta receita sem o parmesão vegan, com certeza que irá gostar na mesma pois a combinação dos tomates com os espinafres e o alho é absolutamente deliciosa! :)
Outras massas rápidas
E por aí? Alguma receita rápida de massa ou algum truque para poupar tempo na cozinha, que queiram partilhar? ;)
*Boa Terça-feira*
Previous Post Next Post

You Might Also Like

9 Comments

  • Reply Flores de Oliveira Agosto 20, 2013 at 3:47 pm

    O prato perfeito para mim :)
    Beijinho

  • Reply Ginja Agosto 20, 2013 at 5:30 pm

    Eu também adoro pratos de massa!
    São refeições versáteis e rápidas de preparar, e sabem sempre bem! :)
    Adorei conhecer o parmesão vegan, não fazia ideia de como o preparar.
    E sim, tomate seco há sempre em casa, é delicioso!
    Um beijinho.

    • Reply NotGuiltyPleasure Agosto 21, 2013 at 10:07 pm

      É um parmesão com muitas aspas, mas sabe muito bem nesta massa :)

      beijinho*

  • Reply Tertúlia da Susy Agosto 21, 2013 at 2:03 pm

    Adoro massas :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

  • Reply Aislin Setembro 2, 2013 at 9:28 pm

    opah… sempre que olho para os pacotes de miso fico a olhar que nem uma parva.. nunca percebi o que é e para que serve (mas daqui a nada vou googlar sobre isso).
    Adoro massas!
    Quando ainda consumia ovos e natas e leite e queijo… bom! Eram a minha delicia!
    POr falar em massas, comprei umas tipo esparguete no celeiro, de Trigo integral (acho)… muito fininhas.. até são boas e rápidas de se cozer e adequadas a vegans.
    Para mim, massa com cenoura milho e ervilhas é espectacular!! =P só assim… depois pode-se misturar sei lá… tomate cortado aos bocados e maçã… ai ai!! estou a babar!!! é de noite!! e não posso ir comer essas coisas a esta hora!!!

    =P

    beijinhos

    • Reply NotGuiltyPleasure Setembro 3, 2013 at 4:18 pm

      Eu gosto imenso de sopa de miso, no Inverno faço muitas vezes, depois ponho aqui a receita, por isso tenho cá sempre um pacote.

      Eu vi foi no Jumbo uma massa biológica de quinoa com sabor a salsa, estive mesmo mesmo para trazer mas não era propriamente barata por isso contive-me. Mas um dia destes trago para experimentar ;)

  • Reply Enomoto Setembro 11, 2015 at 8:37 pm

    Te3o simples, te3o re1pido e no etantno parece ser te3o bom! Gosto do pe3o ralado em substituie7e3o do queijo, desde que seja gratinado je1 fae7o a festa :)Beijinhos e boa semana!!

  • Leave a Reply

    Powered by themekiller.com