Receitas

Quadradinhos de Amendoim e Frutos Vermelhos (crudívoros)

Estamos no segundo dia da Semana Vegetariana e a receita de hoje é uma gulodice daquelas mesmo mesmo boas!

Não sei como, nem quando, surgiu esta combinação, mas quem quer que tenha sido a alma iluminada que se lembrou de juntar manteiga de amendoim com compota… Obrigada!! Do fundo do coração!

quadradinhos2_web

Se nunca experimentaram fazer uma sandes de manteiga de amendoim com um bocadinho de compota de morango ou frutos vermelhos, ponham já na vossa to do list. Pode parecer estranho, mas é divino e nada bate o contraste do doce da compota com o salgado do amendoim!

Sou viciada nesta dupla e ando com a ideia desta receita na cabeça há muito tempo, de fazer uma espécie de bolacha de manteiga de amendoim recheada com um compota de frutos vermelhos. E como me conheço bem e sei que isto ia desaparecer num ápice, tentei uma versão mais saudável, para sentir que não estou a fazer nada de mal quando como logo uns três quadrados de seguida (pois sim, convence-te disso…). Confesso, controle não é o meu forte, principalmente quando há manteiga de amendoim envolvida no assunto…

Para os gulosos sem remédio como eu aqui fica a receita destas pequenas maravilhas. Demora um pouco a fazer, mas é muito fácil e vale a pena cada segundo de espera!

quadradinhos1_web

Ingredientes (para 8 quadrados pequenos)

Para a “bolacha”

  • 1 chávena de farinha de aveia
  • 1 chávenas de flocos de aveia
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim (de preferência sem açúcar, o mais natural possível – esta é a minha preferida do momento)
  • 2 colheres de sopa de geleia de arroz (diminuir a quantidade de a manteiga de amendoim já for adoçada)
  • 1/4 chávena / 60 mL de leite vegetal
  • 1 pitada de canela

Para a compota

  • 2 chávenas de frutos vermelhos à escolha, frescos
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1 colher de sobremesa de açúcar de coco (ou mascavado, ou geleia de arroz)

Como preparar

A farinha de aveia: triture flocos de aveia no processador de comida até ficar com aspecto de farelo ou farinha.

Junte numa taça grande todos os ingredientes para a bolacha e com a ajuda de um garfo misture tudo até ficar uma massa moldável.

Divida essa massa em dois e espalhe com as mãos a primeira metade numa forma de bolo inglês pequena (ou qualquer recipiente rectangular pequeno), forrada com papel vegetal. A camada de aveia deve ficar toda da mesma espessura e pode usar as costas de uma colher para ajudar a alisar. Levar ao congelador umas 2h até ficar bem firme.

quadradinhos4_web

A compota: enquanto a primeira camada está no congelador, triture os frutos vermelhos (podem ficar alguns pedaços), acrescente o açúcar e as sementes de chia, misture bem e deixe no frigorífico em repouso, 1h no mínimo.

Retire a forma do congelador e espalhe sobre a camada de aveia 1/2 chávena da compota de frutos vermelhos e chia (guarde o resto para usar em torradas, em papas de aveia ou iogurtes). Leve novamente ao congelador mais umas horas até a compota ter ficado completamente sólida.

quadradinhos5_web

Por fim, quando a compota estiver congelada espalhe a outra metade da massa da bolacha, alisando novamente com a colher e de maneira a que fique uma camada uniforme. Deixe novamente no congelador mais umas horas até tudo estar bem firme.

Retire do congelador, corte em pequenos quadrados e guarde no frigorífico para comer na hora ou mantenha alguns congelados para futuros ataques de gula!

quadradinhos3_web

NOTA: congelar a massa de aveia e a geleia durante a preparação destes quadrados é imprescindível, pois só assim é possível montá-los e cortá-los com facilidade. 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Cozinhar Sem Lactose Outubro 2, 2016 at 5:39 pm

    Que maravilha!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 2, 2016 at 11:25 pm

      Obrigada Ana :) beijinho*

  • Reply Inês Ginja Outubro 8, 2016 at 1:00 pm

    Isto de falar de manteiga de amendoim, como te percebo.
    E com compota ou geleia é mesmo dos deuses, abençoado quem se lembrou de tal!
    Desde que vi esta receita no insta ando de olho nela, quero ver se a coloco em prática, tudo em nome de testar receitas e aprovar claro.
    É que devem ser pouco boas devem!
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 8, 2016 at 9:21 pm

      Ai tens de experimentar, ainda tinha uns quadradinhos no congelador e tem sido a minha sobremesa, tão bom! :) e sim, tudo em nome da ciência culinária, eu percebo, eheh!!

      ***

    Leave a Reply