Receitas

Portobellos Salteados com Alho e Vinagre Balsâmico

Neste último Verão fui passar um dia com umas amigas na Costa da Caparica. Duas delas estão a muuuitos km de distância, à procura da vida decente que o nosso país não lhes permite (beijinhos Ana Rita e Dani :) ) e por isso quando elas regressam juntamo-nos para pôr em dia todas as conversas, fofocas, parvoices e gargalhadas que ficam guardadas entre cada encontro. São momentos muito bons, que nos fazem sentir que a distância física não encurta a distância do coração. São momentos que me fazem feliz por ver que passámos de um bando de miúdas de calças largas e mochilas ao fundo das costas às mulheres que somos hoje, mas que a nossa amizade se mantém intacta ao longo destes anos todos, crescendo e amadurecendo connosco. (vá meninas não chorem mais, vou parar de ser lamechas :P )

Nesse dia na Costa estivemos na praia, na piscina, a lagartar ao Sol, aquelas coisas boas que fazemos quando é Verão. Claro que fui preparada com farnel, como habitual, que fui comendo ao longo do dia, mas à noite elas quiseram ir petiscar a um restaurante conhecido naquela zona. Eu fui também, mais pela companhia do que a querer jantar, porque confesso, sou muito céptica nestes locais. Já sei que comida vegetariana é mentira, estava já preparada para comer uma sopinha e sacar da sandes que tinha dentro da mala.

portobellos-salteados2_web

Chegámos ao Nana Petiscos, assim se chama o restaurante, que ao que parece é o melhor restaurante de petiscos da Costa e começo a ver a ementa cheia de mariscos e carnes, queijos e ovos e sopa que é bom, nada. Lá vou eu comer batatas fritas e trincar a sandes assim disfarçadamente, pensei, mas depois bati com os olhos nuns cogumelos portobello salteados em alho e vinagre balsâmico e nem pensei duas vezes, venham eles! Foram só os melhores cogumelos que já tinha comido na vida. Suculentos, com bastante molhinho de azeite, alho, coentros e vinagre balsâmico, perfeito para molhar o pão. Souberam-me pela vida!

Moral da história: não desdenhar de restaurantes que não são vegetarianos. É verdade que na maioria dos casos sujeitamo-nos à tipica sopa com salada de alface e batata frita, ou aos brócolos com batata cozida, mas nunca se sabe se não é lá que vão comer o prato da vossa vida.

E já agora, façam isto em casa e deliciem-se! :)

portobellos-salteados_web

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 2 a 3 cogumelos portobello grandes
  • 1 dente de alho grande, picado
  • Azeite, vinagre balsâmico e sal q.b.
  • Coentros picados a gosto

Como preparar

  • Com um pano limpo e húmido limpe bem os cogumelos portobello e corte-os em fatias finas.
  • Numa frigideira larga coloque um fio de azeite e o alho picado e salteie um pouco em lume baixo  até começar a ficar dourado.
  • Junte os cogumelos, mexa rapidamente para envolver no alho e tempere com um pouco de sal.
  • Quando os cogumelos começarem a amolecer acrecente alguns coentros picados, vinagre balsâmico e deixe cozinhar até estarem molinhos.
  • Apague o lume, acrescente um pouco mais de sal, azeite e vinagre se necessário, polvilhe com coentros frescos e sirva.

É óptimo para comer assim como petisco, só com pão torrado, ou pode ser usado como complemento de legumes assados para uma refeição mais composta.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply