Receitas

Pesto de Bróculos

Parece-me que hoje temos um dia com Sol! :D
Finalmente!! Não devo ser a única pessoa a quem o estado do tempo regula o estado de humor! Eu até gosto de chuva, principalmente quando posso ficar em casa, no quentinho, na paz de uma boa preguiça, com os meus gatinhos enroscados ao pé de mim… Mas já sinto falta de um Sol quentinho no rosto!  (S. Pedro, espero que não pregues nenhuma partida entretanto, ok?)
E porque, para mim, o Sol convida a este tipo refeições mais leves, deixo aqui uma receita maravilhosa que descobri no blog Green Kitchen Stories.
Durante muitos anos resisti aos bróculos e ainda hoje não é legume que me fascine, mas são bastante nutritivos (são uma óptima fonte de cálcio, vitamina C, vitamina A, fibras, proteinas e são pobres em gorduras) pelo que faço um esforço por integrá-lo na nossa alimentação! Fiquei de olho nesta receita pois utiliza os bróculos crus, logo todos os nutrientes ficam intactos e adorei…é surpreendentemente deliciosa!
2013-03-23 15.53.42
Fiz a receita original do blog, apenas acrescentei levedura de cerveja, um ingrediente fundamental para quem é vegan pois fornece vitaminas do grupo B, onde está presente a vit. B12, que geralmente se encontra em alimentos de origem animal, e que é um elemento chave para o nosso Sistema Nervoso Central e Sistema Ciruculatório.
(Ligeiramente adaptado do blog Green Kitchen Stories)
Ingredientes
  • Cerca de 2 chávenas de floretes de bróculos
  • 1 mão mal cheia de manjericão fresco
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1/2 chávena de avelãs (usei torradas)
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 chávena mal cheia de azeite
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja (usei em pó, se for em flocos colocar 1+1/2 colher)
  • Sal e pimenta q.b.
Como preparar
 
Colocar todos os ingredientes no robot de cozinha e picar até estar em formato pasta (com cuidado de ir raspando o que fica de lado do recipiente para que tudo seja picado do mesmo tamanho). Ajustar os temperos.
O sabor dos bróculos está lá, mas tão bem integrado com os outros ingredientes que acho que mesmo quem não gosta deste veggie vai ficar rendido a este pesto (como eu fiquei!).
E hoje para além de uma óptimo dia de Sol é dia de aniversário cá em casa!
Um dos meus “miudos” de 4 patas, faz hoje 2 aninhos! :)
Apresento-vos o Twiggy, o gato menos gato que alguma vez conheci!
Tinha 3 mesinhos quando o adoptámos, era um gatinho minúsculo muito assustado, que se armava em mauzão para o Garu, (o “mano” mais velho, que era só 5 vezes maior que ele!) mas que era a coisa mais doce para nós.
Apresentação1
Hoje em dia continua igual…..mas agora já é um gato crescido, com uma grande barriga :P
Não mia, só faz guinchinhos.
Assim que nos vê sentados corre para se deitar nas nossas pernas.
Pede colo, normalmente através de guinchinhos e de dentadinhas nas nossas pernas. (Já dá para treinar para quando tiver filhos porque às vezes tenho de andar a arrumar coisas com ele ao colo, tal e qual uma criança!)
Atira-se para o chão de barriga para o ar para lhe darmos miminhos.
Dorme a noite inteira enrolado nas nossas pernas sem nos chatear.
Dá beijinhos quando chegamos a casa (que para ele são umas mordidelas no queixo).
É um guloso de primeira, sempre pronto a comer!
Parabéns Twiggy! :)
Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Ginja Abril 2, 2013 at 5:27 pm

    Adoro pesto de bróculos e adoro esse blog, já viste que ontem saiu o livro deles? Deve ser lindo! Cheio de receitas deliciosas :)
    Parabéns Twiggy! :)
    Um beijinho.

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2013 at 8:17 pm

      Já vi sim, Ginja!! Só pelo video que fizeram já fiquei a babar! Está na minha wishlist de livros de culinária, tou doida para o ter nas maõs! :D

      Beijinhoos*
      E o Twiggy manda uns miminhos de agradecimento :P

  • Reply Cozinhar sem Lactose Abril 3, 2013 at 4:52 pm

    Que espetáculo de pesto! Adoro!!!

  • Reply Joana (Palavras que enchem a barriga) Abril 3, 2013 at 7:54 pm

    Olá :D

    Não conhecia o blog, vim espreitar e já devorei TUDO! :D Todas as receitas têm um aspecto divinal, e foram várias as que foram para a minha lista para experimentar brevemente! :D

    Eu vivo com um carnívoro ferrenho (nada de peixe, nada de marisco, poucos legumes, só carne com carne e com hidratos), por isso seria difícil tornar-me completamente vegetariana ou vegan (e além disso gosto de carne). Mas apesar disso a questão da pegada ecológica e da crueldade com os animais preocupa-me, e por isso faço uma refeição vegetariana por dia. Não podendo eliminar todo o meu consumo, pelo menos faço o que posso ;) Recentemente descobri que sou intolerante à soja e confesso que a minha imaginação sofreu um bocado, por isso foi com grande alegria que vi aqui imensas receitas deliciosas que posso experimentar! (Almôndegas de lentilhas? Conta comigo!) :D

    Também fiquei muito curiosa com o bolo de bolacha (o meu namorado faz anos na próxima semana e é o bolo preferido dele, mas nunca consigo fazer com que o creme de manteiga fique consistente o suficiente!) e com o bolo de laranja (só por curiosidade, tenho uns pratos iguais a esses com florzinhas) :P

    Resumindo: muitos parabéns :D Vou seguir o blog, adorei :D

    Beijinhos e boa noite :D

  • Reply NotGuiltyPleasure Abril 3, 2013 at 9:40 pm

    Obrigada Joana**
    o meu cantinho aqui ainda está muito bebé mas fico muito feliz por teres gostado :)

    Quanto ao vegetarianismo é preciso alguma força de vontade! A descrição do teu namorado parece a descrição do meu, há algum tempo atrás! :P Mas foi ele que iniciou a alimentação vegetariana, passando depois para vegan e que me levou com ele nesta mudança de hábitos. E agora digo-te, já não como carne faz 1 ano e meio, e peixe praticamente 1 ano e não sinto falta! Reduzi tanto que quando voltava a comer ficava indisposta! Já não custa nada ;) E uma refeição vegetariana por dia é maravilhoso, já estás a salvar muitas vidas e a poupar muito o nosso planeta! :D

    Falando do meu bolo de bolacha o creme ainda está em estudo, porque é dificil mantê-lo muito firme! Mesmo quando punha ovo para ligar tudo, acabava por escorrer. O truque que tenho usado é fazer o bolo com tempo: ir colocando o creme no congelador durante um bocadinho para ficar mais firme, também ponho o bolo no frigorifico quando vejo que está a escorrer para arrefecer e manter a forma e a cobertura exterior faço depois de tudo ficar no frio umas horas! Espero ter ajudado ;)

    Beijinhos e obrigada por seguires os meus cozinhados veggies**
    E não te preocupes com a intolerância à soja, há um montão de outras coisas deliciosas que podes comer :)

  • Leave a Reply