Receitas

Pequeno Almoço – Flocos de Aveia com Frutos

Como este é o primeiro post do ano…
Bom Ano Novo!!!
Espero que tenham começado o ano da melhor maneira. :)
Eu comecei logo em grande…. grande constipação, daquelas de deixar uma pessoa de cama. Obrigadinha 2014!
Mas enfim, depois de muito chá, lenços de papel e sono reposto (e medicamentos, confesso, teve mesmo de ser :S) já estou como nova e pronta para entrar com toda a força neste ano!
Tenho a dizer-vos que o post de hoje ainda era para ser sobre um docinho das festividades, de modo a comemorar o Dia de Reis.
Sonhos de Abóbora, era o que vos queria mostrar.
O ano passado a minha sogra fez um sonhos maravilhosos, sem ovo, que eu amei. Ando a pensar neles desde o início de Dezembro e chega o dia de hoje e ainda não consegui fazer os malvados!
O que não quer dizer que não os faça ainda! Hoje é dia de desmontar a árvore de Natal e assim terminar oficialmente a época das festas, mas se me der na gana ainda faço os dito cujos para degustar ao jantar. Se correrem bem e ainda vos apetecer ver doces natalícios, mostro-vos como ficaram. ;)
Sem os sonhos, decidi começar este ano a falar-vos de algo imprescindível para começarmos bem o dia:
——————– Pequeno-Almoço ——————–
Não vou enumerar os benefícios de tomarmos um bom e equilibrado pequeno almoço pois já todos sabemos disso.
Vou apenas mostrar-vos uma opção para um pequeno almoço saboroso, saciante e adequado à alimentação vegan.
Há muitas escolhas para um bom pequeno almoço vegan e o pequeno almoço ideal varia consoante os gostos pessoais.
  • Quem gosta de comer torradas ou pão fresco pode barrá-las com manteiga vegetal, manteigas de frutos secos (como a de amendoim, p.ex.), geleias ou compotas. Os adeptos do salgado podem guarnecê-las com umas rodelas de tomate com azeite e orégãos/manjericão, tofu mexido ou bacon de tempeh,
  • Podem beber sumos naturais, batidos de fruta e legumes, chá, leites vegetais simples, com café ou com chocolate.
  • Fruta fresca é sempre um boa escolha para completar a primeira refeição do dia.
  • Etc., etc.
Eu sou pelos cereais.
São a minha primeira escolha para o pequeno almoço desde os meus 12, 13 anos.
Desde essa altura que os meus cereais preferidos eram aqueles tipo kellogs com frutos vermelhos e as granolas. Até há pouco tempo era o que comia de manhã.
Problema dos cereais de supermercado: estão cheios de açúcar, gorduras, têm soro de leite em pó, mel e outros ingredientes derivados de animal e vários têm gordura de palma (como o chocapic), que tento evitar ao máximo devido à questão da desflorestação causada pela sua produção.
Para além disso não eram saciantes o suficiente, passado 1h já estava cheia de fome.
Assim, comecei a usar flocos de aveia.
Fui juntando outros ingredientes até ter uma tigela ao meu agrado e actualmente este é o meu pequeno almoço.
Doce como eu gosto, saciante como eu preciso e bem mais saudável que os de compra.
Para fazer os meus cereais uso:
  • Flocos de aveia – têm fibra, fornecem energia, saciam e facilitam o funcionamento dos nossos intestinos. Em vez de flocos de aveia podem usar flocos de centeio ou outro cereal à vossa escolha.
  • Fruta fresca – banana, morangos, frutos vermelhos ou uma mistura dos dois. Nesta altura uso morangos e frutos vermelhos congelados. Pode ser usado qualquer fruto a gosto.
  • Frutos desidratados – fornecem vitaminas e adoçam os cereais sem precisar de usar açúcar ou xaropes. Nunca me faltam tâmaras e depois vou alternando entre damascos e arandos vermelhos. Podem também ser usadas passas, ameixas, banana seca, etc.
  • Frutos secos oleaginosos – não dispenso avelãs e amêndoas estão sempre presentes. As escolhas são variadas, podem optar também por nozes, cajus crus, amendoins crus ou outros a vosso gosto. São fonte de vários sais minerais e ómegas 3 e 6.
  • Coco ralado – porque adooooro o sabor. Também é fonte de sais minerais e ómegas 6 mas ponho apenas 1 colher de sopa por isso não deve contribuir muito neste aspecto.
  • Canela – uso também para dar sabor. O bónus é que a canela tem imensos benefícios, como propriedades anti-inflamatórias, digestivas e reguladoras dos níveis de glicémia.
Relativamente a quantidades acho que isso também vai da escolha de cada um.
Eu uso aproximadamente 1/2 banana, 3-4 morangos médios ou o equivalente em frutos vermelhos aos pedaços, 2-3 tâmaras ao pedaços, 3 damascos aos pedaços, umas 5-6 avelãs partidas, 1 colher de sopa de amendoas laminadas, 1 colher de sopa de côco ralado, 1/4 colher de sobremesa de canela em pó, 1/3 de chávena de flocos de aveia.
Gosto de comer os meus cereais juntamente com leite vegetal, mas podem também usar iogurtes vegetais.
E como tudo frio pois não sou apreciadora das papas cozinhadas, leites quentes e coisas do género.
Fico completamente satisfeita, aguenta-me a fome durante 3h e sabe-me tão bem que já nem seria capaz de voltar aos antigos cereais que comia!
E vocês, são fãs da torrada ou também são da equipa cereais?  ;)
Patrícia
Previous Post Next Post

You Might Also Like

26 Comments

  • Reply Limited Edition Janeiro 6, 2014 at 2:03 pm

    também sou uma grande apreciadora de aveia pela manhã. já não passo sem! se gostas de comer frio (blergh!) porque não experimentas as overnight oats? ah e já comprei a levedura de cerveja de que falávamos no outro dia. convenceram-me as suas propriedades nutricionais e o sabor a queijo. especialmente o sabor a queijo, confesso. mas o preço é que é para o puxadote… beijinhos e as melhoras

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:11 pm

      tenho de experimentar as overnight oats, mas ainda não fiz porque não sou fã de papas, deixam-me um bocado agoniada, não sei se vou gostar…mas tenho de experimentar para saber! e também hei-de experimentar em quente, mas tou cá com um feeling que ainda me sai tudo boca fora :S quanto à levedura, sim, não é muito barata, mas eu compro a de flocos que tem um preço mais simpático que a em pó! espero que não fiques desiludida, o sabor a queijo é apenas uma maneira de tentar descrever o sabor dela….não te vai saber a um queijinho da serra! :P

      beijinhos**

  • Reply Márcia Gonçalves Janeiro 6, 2014 at 2:57 pm

    Olá Patrícia! Também sou da equipa da aveia claro! E preparo todos os dias à noite juntamente com leite vegetal ou iogurte, 1 colher de sopa de chia ou linhaça moída, e as outras sementes ou oleaginosas. Também costumo adicionar arandos e mirtilos secos, passas e damascos. Não costumo adicionar fruta, só mesmo se forem quentes as papas. E nesse caso gosto com banana, as amoras que guardei no congelador deste verão, ou então com maçã. Ah, e ultimamente tenho adicionado manteiga de avelã, fica delicioso :)

    Ainda bem que já estás curada da constipação! Beijinho

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:17 pm

      Por acaso não ponho sementes porque prefiro comê-las em granola mas sou tão preguiçosa para fazer…. agora linhaça e chia realmente também devia pôr, vou acrescentar isso aos meus cereais :) manteiga de avelã nunca provei mas ADORO avelãs, tenho de fazer um dia destes! :)

      beijinho*

  • Reply Tertúlia da Susy Janeiro 6, 2014 at 3:41 pm

    Adoro estes pequenos-almoços, são fantásticos!
    Bom ano 2014, bjs
    Susana

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:19 pm

      Pois são, sabem-me tão bem!! :)

      Bom ano pa ti também*beijinho

  • Reply Vegan Aos 30 Janeiro 6, 2014 at 3:46 pm

    Papas de Aveia Rulam :) São as minhas favoritas, mas gosto delas quentinhas, ainda assim quero ver se começo a fazer mais batidos Verdes para o pequeno almoço….sempre são mais nutritivos!!

    A tua Aveia tem óptimo aspecto, quase parece granola!!

    Beijinhos

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:22 pm

      parece granola porque tá cheia de coisas :P eu acho a aveia sozinha um bocado sem graça por isso tenho de recheá-la sempre com uma data de frutas!

      No Verão costumo fazer batidos, agora no Inverno nem tanto porque gosto com morangos e frutos vermelhos e nesta altura tenho-os sempre congelados, se bebo um desses fico com um brain freeze po resto do dia eheh mas tenho de experimentar os batidos verdes, leio maravilhas sobre eles e ainda não tive coragem para fazer nenhum!

      beijiho*

  • Reply Petiscos e Miminhos Janeiro 6, 2014 at 8:28 pm

    Adoro estes pequeno-almoços super nutritivos,
    é realmente a melhor maneira de começar o dia!

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:27 pm

      Gosto mesmo imenso, quando acordo fico cheia de vontade de comer só de pensar nesta minha tigela bem cheia :)

      **

  • Reply Gori Janeiro 6, 2014 at 8:32 pm

    Da equipa dos cereais, mas quentinhos neste tempo frio. Só gosto dos frios no verão, agora é flocos de aveia com bebida de arroz ou similar, frutos vermelhos e um pouco de cacau… Adoro!

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:30 pm

      frutos vermelhos é sempre, não dispenso, agora o cacau já é outra conversa…prefiro outros sabores! Eu até com o frio gosto de coisas fresquinhas, por mim até gelado como eheh :P

      beijinho*

  • Reply Lia Teixeira Janeiro 6, 2014 at 8:36 pm

    Um pequeno almoço fantástico e super nutritivo e sim, faz os sonhos, pois Natal não é quando um homem quer?? Se te apetece sonhos, pois fá-los porque eu também ainda não os provei este Natal e quero ver se não passam da Páscoa, eheheh!!
    Beijinhos grandes e feliz 2014,
    Lia.

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 9:32 pm

      Estou contigo Lia, sonhos de abóbora é quando um homem quiser (neste caso, quando a cozinheira quiser!) e ontem acabei por não fazer mas acho que a Páscoa é uma boa meta eheh :P

      beijinhos e um óptimo ano para ti também :)

  • Reply São Ribeiro Janeiro 6, 2014 at 10:08 pm

    Adoro aveia ,em dias de preguiça até faço para o meu almoço.
    Boa semana
    bj

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 10:24 pm

      Como te compreendo São, já fiz muitos jantares destes quando a preguiça ataca! :P

      beijinho*

  • Reply Aislin Janeiro 6, 2014 at 10:32 pm

    Ainda bem que estás melhor da constipação!!

    O meu pequeno almoço… hm.. vou variando!
    De vez em quando faço aveia (mas acho que não faço lá muito bem… porque aquilo não parece papa nenhuma), ou como pão, ou panquecas… Recentemente viciei em wetabix… e há umas opções no celeiro sem açúcar que também compro de vez em quando. :)
    Agora… para mim tem de ser quentinho!!! gosto de comida quente! =P
    Mesmo no verão! =D

    Beijinhos*

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 10:30 pm

      Raramente como pão, a não se que esteja mal disposta e coma só uma torrada sem nada…ou quando não tenho mais nada pra comer :P e wetabix, bleeeh, lembro-me de tentar comer em miuda mas não gostava nada, sabes o que é que eu adorava? all bran!! LOL mesmo, junto com granola de frutos secos era brutal, mas tem carradas de açúcar e outras coisas mais, deixei-me disso!
      Agora faço esta mas papa ainda não tentei….estou a ganhar coragem para experimentar :P

      beijinhooo*

    • Reply conteudovazio Janeiro 8, 2014 at 1:54 pm

      ai que sortuda!! eu adoro pão! adoro adoro adoro! Com doce ou pasta de amendoim. Antes ainda punha manteiga de soja mas Em Novembro decidi que ia deixar as margarinas. acabei o último pacote e pronto!
      quanto ao wetabix olha… a minha trouxe uns pacotes que ofereceram numa prova. Experimentei e acabei por gostar, mas tenho a certeza de que se tivesse provado há uns anos nunca teria passado da primeira colher!
      http://www.weetabix.co.uk/products/cereals/weetabix (a composição da coisa.. sim, leva açúcar mas prontuuuuuus!)
      All bran… acho que nunca achei piada :S mas se calhar se provasse agora novamente até nem desgostava lol!
      Como te dizia, comprei uma granola da Jordan’s no celeiro (numa promoção) sem qualquer adição de açúcar que era simplesmente divinal!! nham nham!! =P

      Ainda não tive coragem/pachorra para experimentar fazer granola em casa.. e tenho visto receitas tão tão apeteciveis!!! =P

      Beijinhoooos*

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2014 at 9:56 pm

      Espera não me expliquei bem…ao pequeno almoço é raro comer pão. Durante o dia não passo sem ele!! Há dias que até como demais, tou a tentar reduzir para ver se também fico menos inchada :P

      E essa granola da Jordan’s sei perdeitamente qual é, a de frutos vermelhos é para lá de boa, mas cara como o caneco, só assim consigo resistir à tentação de trazer pra casa!
      E já fiz em casa, mas dá-me preguiça também :P

      beijoo**

  • Reply Polliejean Janeiro 7, 2014 at 1:02 pm

    Também sou fã de aveia. Costumo fazer papas de aveia quentes ou overnight oats, mas vou experimentar essa ideia de comer a aveia nao cozinhada nem “demolhada”. Ultimamente também tenho feito pudim de chia com frutos vermelhos que guardo no frigo durante a noite, mas não saciam tantobe acho que tenho de voltar à avei. Obrigada pelas dicas!

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 10:33 pm

      Ola Polliejen, sabes eu uso a aveia assim porque não aprecio muito em papa, aliás eu até gosto mesmo é dela crocante, como na granola, mas sou sincera, dá-me sempre preguiça de fazer granola ao fim de semana e por isso como assim, cheio de frutos, que adoro! :)
      Pudim de chia com frutos vermelhos parece-me óoooptimo, vou-te roubar a ideia e experimentar fazer :P

      beijinho*

  • Reply Avelã Janeiro 7, 2014 at 7:33 pm

    Eu gosto muito de praticamente tudo o que mencionaste – e iogurtes de soja, adoro iogurtes de soja – Mas gosto mais de torrar os cereais, frutos secos etc antes de os comer. Ah, e adoro papas de aveia :P É das melhores coisas que já comi : p Mas gostos são gostos! Também gosto muito de creme vegetal para barrar, para mim é melhor do que a manteiga.

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 7, 2014 at 10:37 pm

      Eu também adoro iogurtes mas não gosto nada de comer ao pequeno almoço, não sei porquê, não me sabem bem, à tarde ao lanche é que como um todos os dias ;)
      Eu também gosto dos cereais crocantes mas não tenho feito granola e tenho gostado da aveia assim simples. Quanto aos frutos secos, eu uso avelãs já tostadas, também prefiro assim :)

      As papas já vi que têm uma motanha de adeptos eheh tenho de experimentar, eu miúda nunca gostei de papas, nestuns e essas coisas, agoniava-me imenso e por isso fico reticente com as papas quentes de aveia mas tenho de fazer para tirar a teima e ver se afinal é só mania minha.

      beijinho*

  • Reply Inês Ginja Janeiro 8, 2014 at 7:49 pm

    Eu sou de ambas as equipas! Há dias em que o conforto de uma torrada e uma bebida quente me preenchem e outros em que avanço para os cereais. Adoro aveia com fruta, iogurte e agave e canela. E fazer granola em casa, muito mais saudável. Bom ano!
    Um beijinho.

    • Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2014 at 9:58 pm

      Eu torradinhas é mais ao lanche, com um chá quente agora no inverno sabe tão bem :)
      Eu também costumava pôr agave na aveia, mas com as tâmaras já não preciso, fica bem docinho e saboroso!

      beijinho**

    Leave a Reply