Receitas

Patê de Sementes de Girassol e Pimento

Depois de grandes produções gastronómicas no Natal, chego às vésperas de Ano Novo e só quero fazer e comer coisas simples e para mim o melhor mesmo é passar a noite a petiscar! Uma tartezinha  aqui, um salgadinho acolá e muitas torradinhas com creme de abacate (que não falta nunca, claaaro!!) e patês. Dêm-me um docinho e ponham-me um copo de sangria caseira à frente e vêm-me feliz o resto da noite! ;)

Assim sendo, as minhas sugestões para a vossa noite de passagem de ano são pequenas coisinhas para partilhar com os amigos, com a família, numa das noites mais especiais do ano. Não percamos tempo na cozinha em grandes trabalheiras, aproveitemos os últimos minutos do ano a desfrutar da companhia de quem mais gostamos! :)

Um patê como este, que se faz em 5 minutos é o ideal para festejar a entrada no novo ano de um modo bem delicioso!

pate3_web

(Adaptado do blog Raw Vegan Experience)

Ingredientes

  • 1 chávena de sementes de girassol + 2 chávenas de água
  • 3 tomates secos ao sol
  • 1/4 de pimento vermelho assado (eu usei metade de um de conserva)
  • 1 dente de alho pequeno
  • Folhas de salsa fresca
  • Sumo de 1/2 limão pequeno
  • Água, azeite, vinagre de cidra e sal q.b.

Como preparar

O patê faz-se muito rápido mas requer algumas tempo de preparação das sementes. Basta deixar as sementes de girassol demolhadas na água durante algumas horas (uma noite inteira ou pelo menos umas 4h). Deixe também os tomates de molho para ficarem molinhos, mas cerca de meia hora em água quente é o suficiente.

Descarte a água em que demolhou as sementes e o tomate e coloque-os no copo da varinha mágica.

Acrescente o alho, a salsa, o pimento assado, o sumo de limão, a salsa, 1 fiozinho de azeite, umas gotas de vinagre de cidra, uma pitada de sal e alguma água para ajudar a triturar.

Triture tudo com a varinha mágica e vá acrescentando água aos poucos até ficar com a consistência de patê. Ajuste os temperos ao seu gosto, mais sal se quiser mais salgado, mais vinagre de cidra e limão para um toque mais ácido.

pate_web

 

Dica: para além de óptimo em torradas ou tostas é uma delicia como molho para uma salada ou para uns poodles crudívoros de courgete.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Diana Janeiro 14, 2016 at 2:58 pm

    Boa tarde,
    Adorei o blogue, obrigada pelas receitas maravilhosas que expões aqui, andava à procura de saladas, visto que estou a diminuir o consumo de carne, e aqui encontrei receitas que parecem deliciosas.
    Um beijinho, belas partilhas, já sigo! :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 16, 2016 at 4:48 pm

      Obrigada Diana, fico contente que tenhas gostado das receitas e espero que sejam uma ajuda para o teu objectivo! :)
      Um beijinho

  • Reply ines Fevereiro 4, 2016 at 1:23 pm

    Olá
    Normalmente costumo dar-me mal com os pimentos vermelhos.
    Poderei substituir por outro elemento? SE sim, qual?
    Obrigada

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 7, 2016 at 8:23 am

      Ola Inês, claro que sim, podes só usar tomates secos, em maior quantidade para aumentar o sabor, porque as sementes de girassol têm um sabor mais neutro na minha opinião e pode depois ficar um pouco insípido. Penso que juntar mais ervas também será uma boa opçào, como o manjericão, ou coentros se gostares de um sabor mais forte.

    Leave a Reply