Receitas

Pastéis de Ervilhas e Batata Doce com Molho de Iogurte (de soja)

Bem vindos à Semana Vegetariana aqui no blog! :) Para o primeiro dia mostro-vos uma das receitas favoritas cá em casa nos últimos tempos!

Nunca vos aconteceu estar na cozinha, com uma receita na cabeça, preparar tudo para começar, às vezes já vai o cozinhado a meio e, de repente, quando vão buscar aquele ingrediente que vocês precisam para continuar, aquela peça-chave para a receita bater certo… não há?! Digam-me que sim para não me sentir tão sozinha porque isto já me aconteceu tantas vezes que já lhes perdi a conta!

Hmmm… vou fazer risoto para o jantar! – Há 3 grãos de arroz no frasco…

Hmmm… vou fazer um chilli com aquele feijão preto que está ali! – Afinal é feijão frade…

Hmmm… vou fazer caril com estes restos de legumes do frigorífico! – Leite de coco, nem vê-lo…

Enfim, podia ficar o resto do dia aqui a contar estes dramas culinários. Quando isto acontece temos duas hipóteses: ou entramos em pânico, porque a mente bloqueia, e deixamos de saber o que fazer, “e logo agora que as lojas estão fechadas”, e já só apetece mandar um bocado de leite e cereais para uma taça e está jantar feito; ou respiramos fundo e damos a volta à situação, porque o bom de cozinhar é que não há regras e se fizermos um chilli mexicano com feijão frade, então que seja, pode ser que saia melhor que a encomenda.

pasteis1_webFoi o que aconteceu com estes pastelinhos, que na realidade eram para ser uns mini-hambúrgueres de lentilhas e batata doce, que à falta de lentilhas passaram a uns mini falafel de grão e batata doce, que à falta de grão deram nisto que aqui vos mostro! (E sim, durante este processo a taça de cereais para jantar quase foi a escolha nessa noite).

Quem segue o blog no snapchat (se quiserem podem seguir em patricia.ngp) acompanhou esta peripécia toda e viu que a única coisa que tinha em casa era um resto de ervilhas. Eu achava que isto tinha tudo para correr mal mas como me enganei! O resultado foram uns pastéis DE-LI-CI-O-SOS, super super fáceis de fazer, com o doce das ervilhas e da batata a fazer par perfeito com o sabor mais forte da cebola e dos coentros, que se comeram em menos de nada! Para além de terem sido um sucesso cá em casa, estes pasteis tiveram o selo de aprovação do bebé Dinis, que parece que adorou e devorou! :)

Podem acompanhar estes pequeninos como preferirem, eu acho que ficam perfeitos com a mais simples das saladas e regados com um molho de iogurte de sabor bem fresco.

pasteis2_webIngredientes (para cerca de 10 pastéis)

Para os pastéis

  • 1 chávena bem cheia de ervilhas
  • 1 batata doce grande, ou 2 batatas doces médias
  • 1/2 cebola pequena, picada
  • 1 colher de sobremesa de sumo de limão
  • 1 colher de café de alho em pó
  • Coentros picados a gosto
  • Sal e pimenta q.b.

Para o molho de iogurte

  • 1/4 chávena de iogurte de soja natural sem açúcar
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • Alho em pó, sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de açúcar (usei de coco) – opcional

Como preparar

Coza as ervilhas e a batata doce, deixe escorrer bem para libertarem toda a água e reserve até estarem frias.

Com um esmagador, ou um passe-vite, transforme a mistura das ervilhas e da batata em puré (se ficarem algumas ervilhas inteiras não tem problema).

Acrescente a cebola, os coentros e os temperos, acertando até seu gosto e misture tudo até ficar uma massa mais homogénea.

Forme pequenas bolinhas e achate-as até terem o formato de um mini hambúrguer.

pasteis3_webLeve ao forno a 200ºC durante 15 minutos de cada lado, ou doure-as numa frigideira com um fio de azeite, em lume médio-alto, uns 3 minutos de cada lado.

Preparar o molho: Numa taça junte todos os ingredientes e mexa bem. Ajuste o tempero caso necessário. Se usar um iogurte que já seja adoçado não coloque o açúcar e acrescente um pouco mais de sumo de limão para aumentar a acidez do molho.

Sirva os pastéis com uma salada simples de alface, milho, cenoura e cebola e o molho de iogurte.

pasteis4_web

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Limited Edition Outubro 6, 2016 at 3:58 pm

    Às vezes é destes imprevistos que surgem as melhores receitas! Uma vez li que um dos maiores erros culinários é começar a cozinhar sem garantir que temos todos os ingredientes disponíveis, algo que faço com bastante frequência. Também me irrita bastante estar cheia de vontade de comer uma grande feijoada (vegan! vegan!) e não ter demolhado feijões de véspera. Já me organizo melhor, mas lá está… também é desses momentos que surgem receitas improvisadas e deliciosas. Ou, em alternativa, come-se qualquer coisa congelada para não encher a barriga de cereais! :D

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 8, 2016 at 6:03 am

      Gostei do pormenor de ser uma feijoada vegan, é que apagava já o comentário se assim não fosse! :P Opa isto é a história da minha vida, improviso devia de ser o meu nome do meio, mas sim, às vezes é daí que saem as melhores receitas… Ou então uma grande caca, mas isso já não vem aqui para o blog! :P

    Leave a Reply