Receitas

Papas Quentes de Aveia

 

Ontem foi a primeira vez que fiz papas de aveia quentinhas. Sempre achei que não ia gostar pois tudo o que fosse papa, especialmente quente, não era coisa que me fizesse saltar de alegria.

Já era hábito comer papas de aveia frias, as chamadas overnight oats, mas ontem acordei com vontade de comer coisas quentes, o que deu o mote para finalmente decidir-me a dar uma hipótese às papas feitas no tacho.

Escolhi uma receita do livro As Delícias de Ella e o resultado foi o meu pequeno almoço preferido dos últimos tempos! Papas cremosas quentinhas, deliciosamente doces e que dão aquele conforto tão necessário nestes dias frios de Inverno.

As receitas de papas de aveia são muito versáteis, podem ser feitas com os ingredientes que mais gostar. Nesta minha versão usei a banana para adoçar naturalmente, mas uma maçã ou uma perã ficarão bem de certeza. Para topping escolhi uma espécie de peanut butter & jelly, e depois pepitas de cacau cru.

(Adaptado do livro “As Delícias de Ella“)

Ingredientes (para 1 pessoa)

  • 1/3 chávena de flocos de aveia
  • 2/3 chávena de leite vegetal sem açúcar (ou de água)
  • 1 colher de sopa de coco ralado
  • 1 banana pequena (ou 1 maçã ou 1 pêra pequenas)
  • 1 pau de canela pequeno
  • 1 casquinha de limão
  • 2 colheres de sopa de frutos vermelhos
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim natural
  • Pepitas de cacau cru ou pedacinhos de chocolate preto 70% mín. q.b (opcional)

Como preparar

Num tacho pequeno coloque a aveia, o leite vegetal, o coco, a casca de limão, a canela e metade da banana, em rodelas.

Leve ao lume, com a chama baixinha e deixe cozer, mexendo para que a aveia não agarre. Quando o líquido tiver sido absorvido e já tiver o aspecto de papa está pronto (para mim demorou cerca de 3-4 min). Se quiser as papas mais líquidas, acrescente um pouco de leite vegetal antes de desligar o lume.

Num tachinho pequenino, ou num púcaro, aqueça os frutos vermelhos até perderem algum líquido e ficaram moles.

Coloque por cima das papas a restante banana, em rodelas, os frutos vermelhos, a manteiga de amendoim e as pepitas de cacau.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Inês Ginja Dezembro 17, 2016 at 3:25 pm

    Houve uma altura da minha vida em que pensava também que detestava papas.
    Ainda hoje me recordo dum cheiro intenso a elas no jardim escola, e sempre que passo por lá essa memória vem e enche-me o olfacto, brrrrr.
    Mas de facto quando comecei a fazer as papas de aveia adorei! Conforto morninho ou frio, com especiarias e muita fruta e toppings crocantes. Que bom que lhes deste uma oportunidade!
    E esses toppings são logo um bom motivo para o dia começar bem :)
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 21, 2016 at 7:19 pm

      As papas a mim tb nunca me deram boas memórias, mas estou tão viciada agora! Adoro umas papinhas quentinhas pela manhã :)

  • Reply Marmita Janeiro 4, 2017 at 10:08 am

    Bom anoooooo, não sei porquê deixei escapar que tinhas mudado para este endereço! Mas agora já te adicionei ao meu feedly, não me escapas mais! Ando há duas semanas sem telemóvel, nem imaginas as saudades que tenho dos teus snaps e dos da Joana Limão!! Adoro as vossas dicas mega saudáveis! beijos grandes e votos de um ano cheio daquilo que mais desejas,

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 15, 2017 at 6:53 pm

      Pois é, mudei de casa, fico feliz que me tenhas encontrado! Nós agora já não somos nada sem os telemóveis e as redes sociais eheh :P eu também andei desaparecida do snap, voltei agora, mas ainda bem que gostas de ver :) eu vou-te sempre acompanhando no insta e às traquinices do teu marmitinho, que adoro ver :P
      Beijinhos grandes, um ano maravilhoso para ti também, cheio de momentos felizes!

  • Reply Ana Setembro 17, 2018 at 8:22 am

    Desculpe ir buscar este tópico de hà mais de um ano, mas eu tenho 44 anos e sempre gostei de Nestum e ainda o como, mas não consigo não colocar açucar. Eu gostava de experimentar papas de aveia porque sigo no you tube uma youtuber (Flávia Calina) eu que os filho ( Vitoria com quase 5 anos e Henrique com quase 2) a comerem tão bem as papas de aveia, mas tenho receio de não gostar. Pois nehuma receita vejo a colocar açucar!Ah! Sou Portuguesa!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Novembro 1, 2018 at 11:26 am

      Olá Ana! O doce não é difícil de alcançar sem açúcar. :) Nas papas de aveia a maneira mais fácil de adoçá-las é com fruta! Quanto mais mandura mais doce é e menos necessidade de colocar açúcar sente. A banana é óptima para isso pois é uma fruta bastante doce quando está madura e se usar como nesta receita vai ajudar a adoçar as papas. Se mesmo assim achar que não gosta do sabor pode colocar por cima das papas adoçantes menos refinados que o açúcar, por exemplo geleia de arroz ou xarope de ácer, que actuam quase como se fosse mel. A minha sugestão é mesmo experimentar! Nunca sabemos se gostamos ou não se não experimentarmos! :) e ir adaptando o doce ao seu gosto. No início vai sempre precisar de mais, mas se for reduzindo, daqui a uns tempos o paladar habitua-se e já não lhe vai fazer falta pôr qualquer açúcar extra.

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.