Na Cozinha da Vizinha

Na Cozinha da Vizinha [Setembro – Janeiro]

Há muito tempo que não partilhava as receitas de outras cozinhas que tenho feito, o tempo foi passando e outros posts foram surgindo, mas os tachos, o forno e as colheres de pau não estiveram parados cá em casa. por isso aqui vão as coisinhas boas que tenho experimentado nos últimos meses. :)

Pão de Batata Doce e Coco, do blog Ananás e Hortelã

Processed with VSCOcam with a6 preset

Quando as batatas doces começaram a aparecer fiz este bolo que já tinha debaixo de olho há algum tempo. Como não tinha alguns ingredientes, como o óleo, tive de fazer umas ligeiras adaptações e juntei mais batata doce e mais leite de coco. Em vez de um bolo fofo saiu um bolo enqueijado. Mas cá em casa não somos esquisitos e como estava uma delícia comeu-se num instante. :P  A combinação de sabores é muito boa, sendo o coco o mais intenso. Para mim, que adoro coco, acho que mesmo que estivesse cru no interior este bolo ficaria bom! ihih

Massa fria com molho de abacate e lima, do blog Noriko Burky

massacom abacate

Abacate bem madurinho, daqueles que retiramos a polpa e só ao mexer com a colher já fica um creme perfeito, é das minhas coisas favoritas. Esta massa foi feita num dia aquecido por um bom Solinho de Inverno e embora seja um prato frio soube mais do que bem! O meu abacate estava tão molinho que nem usei o processador de alimentos, esmaguei mesmo com o garfo e adicionei o resto dos ingredientes a olho, trocando a pasta de alho por alho em pó, até estar satisfeita com o sabor. Não usei as malaguetas, apenas os coentros, porque gosto de manter o sabor fresquinho do abacate. É maravilhoso!!! Cheira-me que vou comer muitas tigelas destas este Verão! :)

Quiches de cebola caramelizada, do blog Compassionate Cuisine

quiches

Fiz estas mini tartes num dia em que me apetecia uma espécie de quiche mas não tinha tofu para fazer a receita do costume. Estava muito curiosa com a utilização do grão de bico e aproveitei que tinha demolhado de véspera, para cozer, para experimentar esta receita. O recheio fiz tal e qual, a massa é que escolhi uma do livro Cozinha Vegetariana para quem quer poupar. Gostei imenso da cebola caramelizada e o recheio também surpreende, embora o sabor do grão seja bem marcado. São boas, o marido gostou muito mas eu cá continuo a preferir as quiches cremosas de tofu. :)

Patê cremoso de tofu, do blog  The Love Food

molhotofu

Conheci esta receita de patê quando assisti ao workshop da Maria na Vegan Fair e gostei tanto que passado uns tempos experimentei cá em casa. Fiquei viciada!! Já fiz de diversas maneiras, com alho assado e salsa, que juntei a um esparguete com couves de bruxelas salteadas, como se fossem natas. Já fiz com alho, tomate seco e salsa, deixando mais espesso para barrar no pão. Já fiz só com alho, só com salsa, simples, com paprika, é uma delicia de qualquer maneira! A minha forma preferida de o comer é como dip para batatas assadas no forno. Vale a pena experimentar!!

Beringelas assadas com molho miso, do blog A Cozinha Verde

beringela

Esta receita é fenomenal e se não têm miso branco em casa corram a comprá-lo porque é das melhores coisas que há!! Usei desde sempre o miso mais escuro, mas este bate-lhe aos pontos no que diz respeito a molhos, vinagretes, comer à colher…ups… naaaa, vá, estou a brincar! (ou será que não estou?!….)  É um molho adocicado mas maravilhoso e combina muito bem com as beringelas assadas. A única alteração que fiz foi com o sésamo, que não tostei. De resto não mexe mais que tá perfeitinho assim mesmo! :)

Aveia no forno com maçã, pêras e nozes, do blog Compassionate Cuisine

aveia

Mais uma receita da Márcia, esta talentosa menina tem o condão de mostrar receitas que me faz apetecer ir a correr para a cozinha prepará-las, por isso lá experimentei mais uma, destas vez para um pequeno almoço diferente. Segui a sua sugestão e troquei o adoçante por passas e realmente fica docinho sem precisar da adição de açúcares. Se comerem ainda quentinhas, como fiz assim que saíram do forno, quem gosta de coisas bem docinhos talvez sinta necessidade de adoçar um pouco, mas depois de arrefecidas ficam no ponto. Como comi estas “papas” com leite de arroz, não senti qualquer necessidade de adoçar mais. Adorei os sabores, maçã, canela e passas são das minhas combinações preferidas, e já imagino outras variações, como maçã e frutos vermelhos ou banana e manteiga de amendoim. A única coisa que irei mudar é a quantidade de noz moscada, que para o meu gosto, ficou a notar-se mais do que gostaria, mas de resto achei tudo óptimo!!

Este mês já há mais receitas na lista a fazer por isso aguardem pela próxima cozinha da vizinha! ;)

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Gori Fevereiro 12, 2015 at 12:17 am

    Bem tanta coisa boa que andaste a experimentar! Comprei 5kg de batata doce esta semana, preciso mesmo de sugestões para a gastar :)
    Eu ando um pouco viciada no tofu, mas na versão fumada, dá uns patês deliciosos, embora até simples ele vai bem no pão.
    Essas papas no forno andam a “piscar-me o olho” desde que a Márcia as publicou, tanto que já fiz uma outra receita de papas no forno com abóbora e gostei muito do resultado, um dia elas também saem na minha cozinha.
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 14, 2015 at 7:38 pm

      eeh laa 5 kg?? isso cá em casa, assada, desaparecia num instante! eheh ;)
      Também adoro tofu fumado mas é caro e só encontro quando vou a Lisboa e sim, até simples fica óptimo! As papas tens de experimentar, são realmente boas!

      beijinhoo*

  • Reply Aislin Fevereiro 12, 2015 at 10:36 am

    opah.. não me queres levar para tua casa??? É que a minha comida não fica assim tão apetitosa!! :P

    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 14, 2015 at 7:35 pm

      eheheh não sejas tonta, fica sim, isto é tudo photoshop! :P

      beijoooo*

  • Reply Márcia Gonçalves Fevereiro 28, 2015 at 12:46 am

    Uau, nem imaginas como fico contente por ver 2 receitas minhas aqui partilhadas!! Obrigada Patrícia, e ainda bem que gostaste! :D
    Fiquei de olho no Paté de tofu do blog The Love Food e na beringela assada do blog A Cozinha Verde! Que bom aspecto!!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Março 6, 2015 at 8:46 am

      Já sabes que adoro as tuas receitas, algumas é impossível não experimentar logo ;)
      O patê e a beringela são excelentes, prova sim! :)

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.