Na Cozinha da Vizinha

Na Cozinha da Vizinha [Setembro – Fevereiro]

Já faz algum tempo que a cozinha da vizinha não aparecia aqui no blog e não é por não ter andado a experimentar receitas, pois até tenho aproveitado o facto de ter voltado a levar marmita para o trabalho para testar coisas novas! Simplesmente o timming tem passado, mas agora as receitas que vos queria mostrar já eram muitas e são tão boas que não dá para não partilhar.  E parece que digo sempre isto, mas algumas delas já se tornaram parte da lista das favoritas! ;)

Aqui ficam então as delícias de outros blogs que passaram pela minha cozinha nestes últimos meses.

“Omelete” de grão

blog Green Food

Esta foi uma das receitas que fiz mais recentemente mas deixei já em primeiro porque foi sem dúvida a minha receita favorita de todas! Isto é tão, mas tão, mas tãaaaao bom!! Já tinha experimentado várias receitas da omelete com farinha de grão mas esta é sem dúvida a minha preferida, fica com uma consitência perfeita e é super fácil e rápida de fazer! Fiz logo 3 vezes na mesma semana mas não tirei foto, desculpem… Prometo que actualizo assim que repetir, mas a minha farinha de grão acabou e tem estado esgotada no Celeiro onde vou, baaaaah!! Mas vejam aqui, na receita original, como fica o aspecto. ;) As minhas combinações preferidas de sabor são: alho francês ou cebola, cogumelos, tomate seco e salsa ; cebola, milho, espinafres, tomate seco e manjericão. Adoro, adoro, adoro e têm MESMO de fazer isto em casa!!

Pão integral de figos e nozes

blog Ananás e Hortelã

image

Melhor pão doce do mundo!! Fiquei totalmente rendida a este pão! O sabor forte do melaço, as nozes crocantes, os figos docinhos lá pelo meio, tudo se conjuga na perfeição para um pão/bolo que sacia a fome e a gulodice! Foi o ideal para os meus pequenos almoços apressados, pegava numa fatia antes de sair de casa a correr e ia comendo pelo caminho, deixando-me satisfeita até ao lanche da manhã. Fiz a receita tal e qual, usando, claro, iogurte natural de soja.

 

Estufado de grão, abóbora e sumac

blog Compassionate Cuisine

image

Cá em casa adoramos estufados e grão por isso já sabia que esta ia ser uma receita vencedora! O sumac, que também já usei nas abóboras recheadas que publiquei aqui no blog, dá-lhe um sabor especial e fica mesmo delicioso. Da primeira vez que fiz juntei-lhe umas folhas de couve galega, que é coisa que nunca me falta no frigorífico durante o Inverno, e servi com couscous, mas já fiz sem a couve e servi com arroz integral e fica bom das duas maneiras. Só ainda não experimentei o molho, que vai ficar para uma próxima vez. Para quem leva marmita é uma excelente opção porque fica tão bom no dia seguinte como quando acabado de fazer.

Papas da Avó

blog Vegalachas

image

Estas papas não são mais do que as mui conhecida papas maizena, que acho que foi a única papa que consegui comer em miúda. E sendo uma receita tão simples, porque estou eu aqui a falar dela? Porque para mim é mesmo a receita perfeita para este tipo de papa, nem açúcar a mais nem a menos, não fica uma papa líquida nem fica aquela papa que parece que só serve para colar tijolos, a consistência é a ideal. O truque de peneirar a farinha faz toda a diferença para evitar aqueles grumos chatos que o amido de milho tem tendência a formar. Eu juntei-lhe ainda por cima umas nozes pecan e raspas de limão e ficou maravilha!

Lentilhas com molho barbecue

blog The First Mess

image

Com esta receita ganhei um novo molho preferido! Este molho é muito fácil de fazer e é bom demais, a combinação com as lentilhas é deliciosa, mas umas colheradas deste molhinho com uns bifes de seitan ou um tempeh salteado também fica de comer e chorar por mais. As únicas pequenas alterações que fiz foram no pó de mostarda, que não tinha, por isso triturei umas sementes de mostarda amarelas no almofariz para conseguir um efeito semelhante, usei cebola em vez de chalota e pus tomate em lata triturado e não molho de tomate já preparado. O molho de soja que usei foi o shoyu. Acompanhei com puré de batata e couve-flor, que é das minhas coisas favoritas para ensopar molhos gostosos como este.

Rabanada de banana com manteiga de amendoim e canela

blog Minimalist Baker

image

O Minimalist Baker é um blog de perdição porque sempre que lá vou apetece-me fazer tudo! Estas rabanadas não foram excepção, eu nem ia muito à bola com rabanadas, mas depois de provar estas fiquei totalmente rendida. O que me chamou a atenção na receita foi a forma como o polme é preparado, com banana esmagada. Achei genial, a banana por si só já é bastante doce e assim já não é necessário juntar açúcar. E depois quando vi a sugestão de apresentação, com manteiga de amendoim, já nem foi preciso pensar duas vezes, bora lá para a cozinha pôr as rabanadas na frigideira! O leite que usei foi o que normalmente compro cá para casa, um que tem mistura de arroz e soja, usei pão carcaça para fazer a rabanada e o óleo de coco para fritar. Barrei com manteiga de amendoim e canela. Só posso dizer isto: façam! Façam já hoje para o lanche. Eu já tou com vontade de comer uma só de estar a falar delas! :P

Pão de banana e maçã com nozes e chocolate

blog Vegan Richa

IMG_20151102_013836

Mais um pão doce, eu adoro estes pães/bolos porque acho muito práticos para o pequeno-almoço, para o lanche ou mesmo para uma gulodice antes de dormir. E este é mesmo para comer à vontadinha porque a banana e a maçã reduzem muito a necessidade da massa levar açúcares e gorduras, deixando-o mais saudável do que outros bolos. Fiz umas pequenas alterações à receita: não coloquei o açúcar, pois as minhas bananas estavam mesmo muito madurinhas e como também levou melaço não vi necessidade de adoçar mais; nas especiarias usei canela e gengibre; o óleo que usei foi o de coco; no interior coloquei uma mistura das nozes comuns e nozes pecan, passas e também pedaços de chocolate preto. Yummi yummi. :)

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Green Food Fevereiro 27, 2016 at 5:06 pm

    Aiii fiquei com fome só de ver tanta coisa boa :)
    Ainda bem que gostaste da omelete, acho que vai ser o meu jantar, ADORO. Podes comprar a farinha de grão no Martim Moniz, é mais barato, têm sacos de 2 kilos :P

    Beijos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 28, 2016 at 8:48 pm

      Opa tenho mesmo de lá ir porque não encontro em celeiro nenhum e já estou a ressacaaar eheh :P

      Muaaaah*

  • Reply teresa Fevereiro 27, 2016 at 8:54 pm

    fiz a omelete de grão para o jantar, que boa! esta semana também experimentei farinha de grão de bico no rolo proteico do livro da gabriela oliveira e tinha ficado convencida eheh :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 28, 2016 at 8:46 pm

      Teresa ando para experimentar esse rolo há taaaaaanto tempo, ainda não fiz mas agora que me lembraste, assim que comprar a farinha outra vez, vou experimentar!
      A omelete é divina! :)

      Beijinho*

  • Reply Ginja Março 2, 2016 at 11:01 pm

    Bem, eu começava numa ponta a provar e acabava só no fim! Que maravilha. E que fome!
    Não conhecia a omelete de grão e fiquei cheia de vontade de a fazer, adoro experimentar coisas novas.
    Fico tão contente que tenhas gostado do pão, é uma receita tão fácil e que sai sempre bem.
    Aquela rabanada, eu prefiro nem olhar para ela, isto já são horas de ir dormir e ela está a piscar-me o olho!
    Adorei esta tua selecção de receitas.
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Março 16, 2016 at 5:25 pm

      Ginjinha o teu pão e a omelete foram mesmo as minhas receitas favoritas, tens de experimentar a omelete, é mesmo deliciosa, foi o meu almoço hoje! :P
      Quanto às rabanadas… prefiro nem olhar para elas também que o caso é sério eheh

      Beijinhooo*

  • Reply Carla Crespo Dezembro 22, 2016 at 12:43 pm

    Tão só me dei conta disto agora???????
    oh dio!!
    AInda bem que gostaste!! :)
    Agora um truque… junta-lhe uma colher de chocolate em pó ;)
    xiuuuu! Não digas a ninguém!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 22, 2016 at 11:33 pm

      Atão não gostei, eu disse-te da ultima vez que nos vimos! Não experimentei essa do choco ainda, tenho de fazer :) muaaaah

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.