Na Cozinha da Vizinha

Na Cozinha da Vizinha {Março}

Nos meus passeios por blogs americanos de comida e lifestyle vegan tenho visto que alguns fazem, ao fim da semana ou do mês, um apanhado das receitas de outros blogs que experimentaram.
Acho que é uma ideia gira e decidi fazer o mesmo. É uma maneira de dar a conhecer novas receitas e novas formas de cozinhar determinado ingrediente, ou apenas de mostrar como fica a receita de determinado blog feita por outras mãos.
Assim, a partir de agora, no fim de cada mês, vou aqui colocando as receitas que experimentei, sem alterações (vou tentaaaaar, já sabem que a cozinha é como as histórias, há sempre qualquer coisa que se acrescenta ou muda) e contar-vos como correram.
Em Março tive imensa sorte pois adorei tudo o que experimentei.
As receitas escolhidas foram:
Fiz esta receita porque queria testar novas maneiras de comer couves de bruxelas e adorei!!!!
Gostei imenso do contraste do doce da pêra, com o tostado das avelãs e o ácido do molho de mostarda, é uma delícia a cada garfada, como todas as receitas da Márcia que já experimentei. Óptima para uma refeição levezinha :)
Lasanha de lentilhas, do Sabores, Experiências e Aventuras
 
Este é fresquinho, foi o jantar de Domingo. A receita original é com soja e lentilhas, mas eu não gosto de soja texturizada e por isso fiz só com lentilhas. Ficou óptimo na mesma! :)
Esta receita chamou-me a atenção por utilizar um “queijo de batata”, que é o que vêm gratinado por cima. Andava há imenso tempo para experimentar fazer em casa queijos vegetais e quando vi esta receita da Sónia pareceu-me perfeito! Como poderão ver na receita original é super simples, leva batata, farinha de aveia (triturei flocos de aveia no liquidificador e voilá, farinha de aveia!), polvilho azedo e azeite. Aqui sugiro que cortem as batatas em pedaços meeesmo pequenos como a Sónia indica. As minhas ainda ficaram um bocadinho grandes e demorou muito mais tempo a amolecerem. Algumas ainda ficaram um pouco rijas, pelo que no fim tive de acrescentar um bocadinho de água ao liquidificador para ficar mais cremoso, como era o pretendido.
Gostei imenso do resultado final, ficou gratinado, não derrete, mas o polvilho azedo, que usei pela primeira vez, dá-lhe um gosto característico “aqueijado” que torna o prato muito saboroso. Para a próxima vou experimentá-lo nuns cannelonnes.
Também usei pela primeira vez natas de aveia e gostei imenso, são muito cremosas e uma óptima alternativa às de soja.

Melhores-bolachas-de-sempre!
Ficaram super crocantes, o equilíbrio perfeito entre o salgado e o doce e…. gigantes!!!
Fiz no Domingo à tarde… e já não há nenhuma. Juro que não fui eu que as comi todas!
Lá vou ter eu que repetir a dose este fim de semana, que chatice.. :P
Usei manteiga de amendoim com pedaços e em vez do óleo juntei mais uma colher da mesma.
Estão a imaginar uma sandwich destas bolachas com compota de frutos vermelhos? É que eu estou muahahahaha!!

Embora sem foto, fiz também legumes assados com molho de natas e mostarda, receita do [Limited Edition]. Os legumes foram variados, conforme o que havia cá em casa, e juntei natas com mostarda dijon e pimenta quando os legumes estavam quase assados por completo. Ficou maravilhoso!!

E assim se acrescentaram mais umas receitas à lista das favoritas!

Previous Post Next Post

You Might Also Like

28 Comments

  • Reply Limited Edition Abril 2, 2014 at 3:39 am

    olha que rica ideia para eu ficar a conhecer receitas que experimentaste e que correram bem! gosto muito deste espírito de partilha, dá-me imensa fome! :D acho que não houve nenhuma receita que não tivesse ficado com vontade em experimentar… até a minha! LOL! hoje também fiz duas receitas tuas, curiosamente: o caldo de legumes (que já estava feito, mas ainda não tinha usado a não ser para os refogados e que está aprovadíssimo) e o risotto (adaptado à realidade do meu frigorífico). e obrigada pela dica do gratinado, era mesmo o que precisava! ;)

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2014 at 10:23 pm

      ahaha é isso mesmo que eu quero, contribuir pra aumentar a fome do pessoal :P
      Quando estava a fazer a receita da lasanha lembrei-me logo de ti e da conversa dos queijos, este parece-me uma boa alternativa e fica mesmo bom! Quando abri o saquinho do polvilho azedo e aquilo cheirou-me a queijo, até me ia dando uma coisa XD pronto é verdade que já não como queijo há algum tempo, se calhar comecei a delirar, mas gostei imenso desta alternativa!!
      O risotto com caldo de legumes caseiro fica maravilhoso, não fica?? hummm, tenho de me abastecer de caldo, já gastei as minhas reservas e tenho aqui cogumelos à espera pra repetir esse risotto!! :P

      beijinhoo*

    • Reply Limited Edition Abril 3, 2014 at 5:34 pm

      também tenho de me reabastecer de caldo. gastei-o quase todo no risotto (só fiquei com uns cubos no congelador), mas a culpa ttambém foi minha que não pus o caldo todo no frigorífico, deixei um frasco na despensa que depois ganhou espuma e foi para o lixo. já arranjei outra alternativa ao queijo, vou experimentar e depois digo-te se resulta! ;)

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 8, 2014 at 10:26 pm

      ah na despensa estraga, pois :S eu congelo tudo o que não vou usar, fica impecável! fico à espera da alternativa ao queijo! :) beijinhoo**

  • Reply Gori Abril 2, 2014 at 8:53 am

    Adorei muito esta rubrica, dá a oportunidade de conhecer outros blogs interessantes, neste caso do Green Food e do Sabores, Experiências&Aventuras, e ter mais uma opinião sobre as receitas experimentadas.
    A receita da Márcia já estava na minha lista para experimentar, só que ainda não consegui encontrar as couves bruxelas no mercado biológico por estes lados :( …E a da Maria será para experimentar em breve!
    Beijinhos

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2014 at 10:36 pm

      Obrigada Gori, ainda bem que gostaste, eu gosto muito de ver nos outros blogs, já tenho descoberto óptimas receitas assim, por isso quis trazer algo parecido para aqui :)

      Eu por acaso já comprei couvinhas aqui no mercado, muito boas, quando puderes tens de experimentar mesmo porque é uma salada bem saborosa!

      beijinho*

  • Reply Lia Teixeira Abril 2, 2014 at 10:08 am

    É uma ideia fabulosa mesmo e adorei todas as tuas propostas de Março!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  • Reply Green Food Abril 2, 2014 at 12:02 pm

    Bela ideia ;) Fiquei com uma vontade de comer essa lasanha ao almoço… Nunca usei polvilho azedo, compra-se no Celeiro ou assim?

    As bolachas ficaram com ótimo aspecto, para a próxima faço como tu, substituo o óleo, sempre é menos essa gordura e se ficaram boas à mesma… :)

    Beijinhos,
    Sónia

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2014 at 10:40 pm

      Comprei no jumbo, mas também já vi no continente e no pingo doce, está ao pé das farinhas ou dos produtos internacionais! É tão boa esta lasanha Sónia, tens de experimentar!! :)

      E as tuas bolachas ficaram boas sem o óleo, sim, só tive de acrescentar mais um bocadinho de leite para não ficar tão seco, mas depois ficaram perfeitas!! Cozinhas e cruas também ehehe :P

      beijinhoo*

  • Reply Sandra Ribeiro Abril 2, 2014 at 1:47 pm

    Uma bela iniciativa a seguir:)

  • Reply Vegan Aos 30 Abril 2, 2014 at 2:24 pm

    Epá, eu volta e meia faço isto também, mas esqueço-me sempre do raio da foto….

    É verdade experimentei aquele bolo de laranja e ficou divinal, apesar de se desfazer um bocado porque usei farinha integral e óleo de côco, mas marchou num instantinho ;)

    Beijinhos

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2014 at 10:46 pm

      Eu gosto de ver as fotos para comparar, mãos diferentes dão sempre origem a pratos finais diferentes!

      O meu também foi despachado num instante, eu usei metade integral, metade normal e em vês do óleo usei um bocadinho de leite de côco que me tinha sobrado de outra sobremesa, ficou tão bom! E não sabe a côco. Acho que não volto a usar óleos nos bolos :)

      beijinho*

  • Reply Márcia Gonçalves Abril 2, 2014 at 9:42 pm

    Adorei a ideia da cozinha da vizinha!! :D
    Fico contente por teres gostado da minha receita :)
    Ah, e tenho de experimentar essa lasanha, que bom aspecto!

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 2, 2014 at 10:51 pm

      Obrigada Márcia :)
      Adoro as tuas receitas já sabes, fico sempre cheia de vontade de as fazer!
      Esta é mesmo óptimas, mas o molho de tomate e côco continua no top! :P
      A lasanha experimenta sim, recomendo :)

      beijinhoo*

  • Reply conteudovazio Abril 3, 2014 at 9:19 am

    adorei a ideia!!! :D
    E essa lasagna ficou-me no olho!! :D
    Vou experimentar essa cobertura no dia 25!!! ahahah! =D

    Beijinhos**

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 8, 2014 at 10:12 pm

      Fazes bem aislin, é uma boa maneira de enganar a malta eheh :P a lasanha é mesmo boa! beijinhoo*

  • Reply Entre Tralhas e Panelas Abril 3, 2014 at 10:08 am

    Humm que boa ideia:)

    http://www.facebook.com/entretralhasepanelas

  • Reply Tertúlia da Susy Abril 3, 2014 at 3:38 pm

    Que bela ideia e uma boa partilha.
    Bjs

  • Reply Avelã Abril 4, 2014 at 5:59 am

    lol uma sandes de bolachas de manteiga de amendoim com geleia no meio? És um génio! Aposto que as bolachas são mesmo boas ;)
    A ideia do queijo é mesmo boa! Tem bom aspeto :)
    Acho que todos os pratos têm bom aspeto, afinal de contas(mesmo o que não tem foto!)! É uma ideia engraçada :)

    • Reply NotGuiltyPleasure Abril 8, 2014 at 10:20 pm

      avelã, essas sandes de bolacha já estão na minha cabeça há que séculos, desde que vi num blog a ideia fiquei mesmo a matutar nisso, qualquer dia faço :P E são óptimas as bolachas, tu como peanut butter lover haverias de gostar! :)

  • Reply Flores de Oliveira Abril 8, 2014 at 10:52 am

    Ah, a cozinha da vizinha :) Fabuloso!
    Gostei das tuas experiências!

  • Reply Shaheen Abril 8, 2014 at 12:00 pm

    Its a very good idea to follow, thank you for sharing.

  • Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.