Receitas

Mix de Frutos Secos Caramelizados com Especiarias

Sou uma rapariga muito dada a gulodices açucaradas, mas não resisto a uns frutos secos salgadinhos. Amendoins tostados com sal, cajus picantes, pevides, hummm… Sabem aquelas misturas de frutos secos picantes e salgadas? Gostava mesmo disso, mas agora que tenho uma alimentação vegan e que gosto de comer de forma um pouco mais cuidada, nem pensar em tê-las cá em casa, estão repletas de ingredientes impronunciáveis, algumas têm queijo, mel ou leite em pó e todas têm mais sal que o mar morto.

A única solução é fazê-las em casa! E é a melhor ideia de sempre porque estes frutos secos caseiros batem aos pontos aquelas porcarias do supermercado. São deliciosamente doces com o xarope de ácer a caramelizar no forno, salgados no ponto certo e com o maravilhoso travo quente das especiarias que os torna absolutamente viciantes! O melhor de tudo é que podem fazê-los com os sabores que quiserem, juntando as especiarias que mais gostaram. Desta vez usei paprika fumada (“mas esta rapariga agora usa paprika em todo o lado?” – sim, estou perdida de amores e somos inseparáveis!), canela e caiena, mas já estou a pensar experimentar na próxima fornada uma mistura de canela com gengibre, que tenho a certeza vai ficar de ir aos céus!

frutossecos2_web

Apesar de andar a pensar nestes frutos secos há imenso tempo, não sei bem porquê mas ainda não os tinha feito (sei perfeitamente porquê, porque sou uma preguiçosa que tem ideias e só as concretiza mil anos depois). Foi quando comprei o livro “Natural” da Joana Alves, do blog Le Passe Vite, que me deparei com esta receita e nem pensei duas vezes, ainda nem tinha acabado de dizer “vou fazer isto!” e já estava o forno ligado! Tal como o blog o livro é lindíssimo, tem uma parte inicial fantástica cheia de dicas para uma alimentação saudável, esclarecimentos sobre os variados ingredientes de uma culinária mais natural e informação nutricional preciosa. Tudo isto sem ser aborrecido, as partes maiores de texto são realmente fácies de ler e consultar e depois temos as receitas, quase todas vegan e muitas sem glúten, de aspecto delicioso e que dão vontade de correr para a cozinha! É um livro que realmente recomendo que tenham na vossa colecção!

Vamos petiscar? :)

frutossecos3

(Adaptado do livro “Natural”, de Joana Alves)

Ingredientes

  • 1 + 1/2 chávena de frutos secos à escolha: usei 1/2 chávena de amêndoas com pele, 1/2 chávena de cajus crus e 1/2 chávena de castanhas do Brasil cruas. Avelãs e amendoins são também boas escolhas.
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol
  • 1 colher de sopa de xarope de ácer
  • 1/2 colher de sopa de óleo de coco derretido
  • 1 colher de café de levedura de cerveja em pó
  • Especiarias a gosto: usei 1 colher de café de canela, 1 colher de café de paprika fumada, 1 pitada de alho em pó, 1 pitada de cebola em pó, 1 pitada de pimenta de caiena, 1/2 colher de café de açafrão da índia.
  • Sal q.b.

Como preparar

Numa taça grande junte o óleo de coco, o xarope de ácer, a levedura de cerveja, o sal e as especiarias. Misture bem e rectifique os temperos a seu gosto, caso seja necessário.

Adicione à taça os frutos secos e as sementes de girassol e envolva tudo muito bem para que todos os frutos e sementes fiquem cobertos com a mistura de especiarias.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe os frutos secos.

Leve ao forno a 180ºC durante 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos para que não queimem.

Retire do forno e deixe arrefecer antes de servir.

frutossecos1_web

Guardei os meus num frasco de vidro e aguentaram bem uns dias.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Mónica Outubro 22, 2015 at 11:06 pm

    Hum… Que bom aspecto!
    Deve ficar um cheirinho na cozinha!
    Muitos parabéns pelo blog, sou visitante assídua e tenho várias das receitas “a uso” cá em casa!
    Onde compra a paprika fumada? Já procurei e não encontrei…
    Muito obrigado pela partilha e continuação de bom trabalho!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 23, 2015 at 10:40 am

      Mónica, se fica, é um cheirinho maravilhoso pela casa toda! :)
      Muito obrigada, fico mesmo contente que gostes do blog e que te seja útil no dia-à-dia! :)
      Quanto à paprika compro da marca Espiga e compro sempre no Jumbo, mas acho que o Continente também vende, está naqueles expositores grandes das especiarias!

      beijinhoos*

  • Reply Green Food Outubro 23, 2015 at 10:14 am

    Aí deve ser tão bom… Adoro frutos secos de todas as maneira mas com especiarias devem ser mil vezes melhores.
    Também ando um pouco viciada na paprika fumada, quando como pão meto azeite, alho em pó e paprika fumada, fica com aroma a chouriço :P

    Beijos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 23, 2015 at 10:41 am

      São tão bons Sónia, para a próxima vez que nos encontrarmos todas eu levo isto para petiscarmos, é uma delícia!
      Acho que podemos criar um clube de fãs da paprika, de certeza temos mais apoiantes! eheh XD

      beijinhooo*

  • Reply Inês Ginja Outubro 23, 2015 at 3:43 pm

    Eu sou muito dada a petisco!
    E adoro estar a ver filmes e com algo salgadinho assim à mão :)
    Essa tua paprika fumada, uma maravilha!!
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 28, 2015 at 9:01 am

      ver filmes com petiscos é um perigo porque ainda não passou a primeira meia hora e já está tudo comido, depois lá temos de ir buscar mais eheh :P
      eu e a paprika estamos completamente in love e acho que é para durar! ;)

      beijinho ginjinha*

  • Reply Joana Outubro 24, 2015 at 6:44 pm

    Hmm muito bom aspecto! Fiquei cheia de vontade de experimentar pois adoro frutos secos! Onde costuma comprar os frutos? Acho os do supermercado tão caros…
    Obrigada :))

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 28, 2015 at 9:00 am

      Olá Joana, obrigada! acho que deves experimentar sim, ficam deliciosos! Compro os meus frutos secos nos hipermercados ou num mercado de rua que tenho aqui ao pé de casa. Eles são realmente caros, não há volta a dar! :/ Gosto de comprar no Jumbo porque podemos comprar avulso e escolher as quantidades que quisermos, fica um pouco mais barato. O Continente é caríssimo, deixei de comprar frutos secos lá! O mini-preço também tem embalagens grandes de amêndoas e avelãs que ficam mais baratas que as embalagens pequenas. E os cajus compro no mercado, mas essa banquinha não está lá todas as semanas então por vezes recorro ao LIDL, mas sim, o preço é de doer! :/
      Há supermercados biológicos e mercearias antigas que por vezes também vendem ao kg, pode ser que tenham preços mais competitivos. As castanhas do brasil vêm daqui: http://pt.myprotein.com/sports-nutrition/castanha-do-brasil-frutos-secos-naturais/10530484.html

    Leave a Reply