Receitas

Melhor que pão com queijo e fiambre

“Não comes fiambre? Nem queijo?? Nem manteiga??? Então o que é que pões no pão??!?” (cara de espanto, terror e confusão)

Quem é vegetariano já deve ter ouvido pelo menos uma vez na vida perguntas deste tipo. É um assunto que cria alguma confusão a quem não conhece a alimentação vegetariana: o que colocar no pão. O hábito da torrada com manteiga ao pequeno almoço ou da tosta mista ao lanche está tão enraízada na alimentação do dia-à-dia da maioria das pessoas, que até parece que não existem outras opções para além dos lacticínios e das carnes.

Mas acreditem, há mais do que queijo e fiambre no mundo das torradas e das sandes! Juro! E tão, mas tão boas!!

Aqui estão algumas sugestões vegetarianas para tornar a vossa fatia de pão bem apetitosa :)

1. “Manteiga” de Abacate

abacate_web

 

Tinha de começar com esta, que é a minha sugestão favorita. Abacate é daqueles alimentos que me era totalmente desconhecido até ter mudado a minha alimentação e que agora é um essencial cá em casa e se nunca provaram, larguem tudo e corram já a comprar porque é bom demais! Não só é saboroso como é um alimento cheio de vitaminas, ácido fólico e fibra, com  gorduras monoinsaturadas que são benéficas para o nosso organismo.

Como preparar

Faço 1 abacate pequeno por pessoa. O abacate tem de estar mole ao toque, se estiver rijo não só não sabe bem como não se consegue triturar. Vejam aqui como perceber se o abacate está bom para consumo.

Abrir o abacate ao meio, retirar o caroço e com uma colher tirar toda a polpa para uma taça. Esmagar com um garfo até ficar reduzido a puré e temperar com uma pitada de sal, sumo de limão e alho esmagado (uso o ralador para esse efeito) ou alho em pó. Se quiserem podem juntar coentros ou manjericão picado, mas assim simples é muito bom. Servir com pão torrado ou pão fresco.

2. Pão com Tomate

tostatomate_web

 

Este é outro dos favoritos cá em casa. Eu, que não gostava nada de tomate maduro, sou perdida por isto!

Como preparar

Cortar um tomate maduro em fatias finas e colocar sobre pão torrado ou pão fresco. Temperar a gosto. Eu uso sal, alho em pó, orégãos secos e pimentão doce, que normalmente já tenho preparado: coloco num almofariz sal grosso, alho em pó, pimentão doce e orégãos secos, mais ou menos 1 colher de sopa de cada coisa, esmago tudo muito bem até ficar tudo misturado e guardo num frasco de vidro. Por cima do tomate coloca-se um fio de azeite e se tiver manjericão fresco coloque também umas folhas por cima.

3. Torrada com azeite (simples ou temperado)

Esta dica foi-me dada pela querida Sónia do Green Food e é mesmo, meeeesmo bom. É só torrar o pão e pincelar com azeite. Já está! Se quiserem podem temperar com a mistura que falei acima, ou só com umas pedritas de sal ou só com alho, esfregando um dente de alho no pão torrado antes de colocar o azeite. Simples e uma super delícia!!

4. Hummus fingido

hummus_web

 

Este hummus fingido é basicamente patê de grão com alho e limão, ao qual por vezes gosto de juntar uns coentros frescos. É maravilhoooooso barrado em tostinhas, em pão, com gressinos e numa onda um pouco menos calórica, como dip de legumes crus (cenoura, pepino, pimento, aipo, etc.)

Como preparar

Triturar com a varinha mágica (mais um truque que aprendi com a Sónia para ficar bem cremoso, thanks girl! ;) ) grão cozido, alho, açafrão das índias em pó, pimenta, sal, um fio de azeite, sumo de limão a gosto e, se desejar, coentros frescos. Se estiver demasiado firme juntar colheres de sobremesa de água até obter a consistência de patê desejada. As quantidades são a gosto pessoal, normalmente faço 400g de grão cozido, 2 dentes de alho, sumo de 1/2 limão, 1 colher de café de açafrão e uma pitada de pimenta.

Se não gostarem de grão existem outros patês que podem fazer, como o patê de feijão e pimento assado, o patê de tofu, tomate seco e manjericão ou o patê de beringela.

5. Manteigas de frutos secos

manteiga de amendoa

“Olá, o meu nome é Patrícia e sou viciada em manteiga de amendoim. Tem sido duro resistir-lhe mas está quase a fazer um mês que não toco nem em uma grama. Tenho recebido imensa ajuda nesta fase e há alguém a quem eu não posso deixar de agradecer: obrigada Manteiga de Amêndoa! Por tudo!”

Quando descobri as maravilhas destas manteigas não passava um dia sem comer uma fatia de pão de cereais com manteiga de amendoim e compota. Já me deixei disso (as calças agradeceram!) mas continuo a gostar de utilizar estas manteigas pois, se não tiverem óleos, sal e açúcares associados, são uma boa fonte de gorduras saudáveis, proteína, cálcio e outros sais minerais. Gosto muito de juntá-las a fruta, aos meus flocos de aveia e, de vez em quando, lá voltam ao pão.  Para fazer manteigas de frutos secos em casa, vejam este post do Compassionate Cuisine a explicar tudinho.

Como preparar

Numa fatia de pão, fresco ou torrado, barrar um pouco da manteiga de frutos secos escolhida: amendoim, amêndoa, caju, avelã, etc e comer simples ou com um acompanhamento doce. Aqui usei manteiga de amêndoa da My Protein (que é amêndoa pura, sem mais nada, é muito saborosa) com banana e canela. Morango e framboesas frescos ou compota de frutos vermelhos e chia também são uma boa opção.

 

 

Estas 5 são as opções que mais uso cá em casa, mas deixo-vos aqui outras sugestões para se deliciarem com o vosso pãozinho:

Previous Post Next Post

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply Inês Ginja Julho 23, 2015 at 7:22 pm

    Eu gosto de manteiguinha e queijinho, é bem verdade, mas as tuas sugestões também são tão boas!! Adoro o abacate e as manteigas de frutos secos, adoro a de amêndoa e a de amendoim.
    Eu desde que provei aquela manteiga de amendoim em tua casa, só compro dessa!
    E uma nutella caseira e vegan? :) adoro!
    beijinho

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 9, 2015 at 8:38 pm

      ahah sua gulosa :P eu agora nem tenho comprado para evitar cair em tentação, andava a abusar muito!!
      a nutella está na minha lista de coisas a experimentar, ainda não fiz mas parece-me tão bom!!

      obrigada e beijinho :)

  • Reply Su Julho 28, 2015 at 4:27 pm

    Adorei as sugestões e julgo que mesmo aqueles que comem queijo e fiambre adorariam se decidissem experimentar. O pão com tomate por exemplo até é algo que me recordo bem de comer com os meus avós quando era criança :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 9, 2015 at 8:36 pm

      Concordo contigo Su, acho que variar é sempre bom e quem me dera ter “conhecido” isto há mais tempo, os meus lanches teriam sido muito melhores! :)

      Obrigada pela visita, um beijinho*

  • Reply Márcia Gonçalves Julho 30, 2015 at 10:45 pm

    Adorei este artigo Patrícia! Só ideias boas (e saudáveis)!
    E percebo o teu vício pela manteiga de amendoim! :p De vez em quando também como ao lanche antes do treino, e tento alternar com a de amêndoa. Ao almoço também gosto de acompanhar leguminosas ou tofu ou afins com uma tosta com a manteiga de abacate. Tão bom!

    Obrigada por mencionares o meu blog! E já tinha saudades de visitar a tua página. ;)
    Beijinho!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 9, 2015 at 8:32 pm

      Obrigada Márcia, as manteigas de frutos secos são mesmo uma perdição, ainda não tentei fazer em casa, mas cheira-me que quando começar não vou parar ihihi :) e tosta de abacate é a melhor coisa de sempre :)

      um beijinho e obrigada pela visita!

  • Reply Maria Emília de Oliveira Roque Agosto 4, 2015 at 2:39 pm

    Gostei muito das receitas e quero receber mais grata Maria Roque

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 9, 2015 at 8:21 pm

      Obrigada Maria Emilia! :)

  • Reply Ana Sofia Pisco Agosto 8, 2016 at 1:37 pm

    Boa tarde
    Gostei das suas ideias.
    Pode informar onde se compra o queijo Wilmersburger.

    Não encontro no celeiro.

    Aguardo resposta . Obg.ç
    Ana Sofia Pisco

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Agosto 15, 2016 at 7:58 am

      Olá Ana Sofia, o Celeiro não vende, há em algumas lojas on-line, como a Fair-Fair, e em lojas de produtos naturais de nome Solyment. Talvez encontre noutros pontos de venda mas só conheço estes. Espero ter ajudado :)

  • Reply Inês Setembro 21, 2016 at 9:53 pm

    Olá! :) adorei a ideia do hummus de grão. Se eu quiser fazer em maior quantidade e guardar no frigorifico, quanto tempo durará sem se estragar?
    Beijinho

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Setembro 21, 2016 at 10:48 pm

      Olá Inês, eu diria que aguenta uns 3 dias, costumo fazer em pouca quantidade para que não sobre muito e não tenha esses problemas, mas penso que esse é o tempo máximo que pode durar :)
      Obrigada pelo comentário, beijinho*

    Leave a Reply