Receitas

Lasanha de Cogumelos e Espinafres

Tenho de começar por dizer que esta lasanha tem sido a minha obsessão nos últimos meses! As lasanhas parecem sempre muito complicadas de fazer, mas, apesar de poderem demorar o seu tempo, podem ser até bastante simples de cozinhar.

Eu chamo a esta a minha lasanha da preguiça! Porquê? Porque basicamente atiro umas coisas para um tacho e um liquidificador e está feita. E tem molho de tomate, molho de “queijo” caseiro, muitas camadas de massa e toneladas de sabor! Se já leu outros posts aqui do blog sabe que sou totalmente a favor de uma culinária prática e com ingredientes simples e esta, apesar de parecer complexa, não foge a essas regras.

Vamos lá então por partes:

O recheio

Para fazer esta receita de forma o mais rápida possível temos de ir por alguns atalhos e um dele é um dos meus meus grandes aliados da cozinha preguiçosa: legumes congelados! Yup, isso mesmo. Os legumes frescos são o que mais uso e valorizo muito comer os alimentos da época, mas não dispenso ter no congelador coisas que me possam facilitar a vida.

Os legumes congelados estão um bocadinho subvalorizados, acho que muita gente tem medo de os usar por pensarem que têm muito menos nutrientes que os frescos. Bom, haverá sempre alguma perda, mas sabem que mais? Os espinafres fresquinhos que ficam uma semana esquecidos no frigorifico e que já estão de folhas enrugadas ou amareladas também já perderam muitos dos seus nutrientes. Claro que o sabor e a textura não vão ser os mesmos, mas a diferença não é, na minha opinião, assim tão significativa na maioria das receitas. Quem nunca teve vontade de comer ervilhas em Setembro ou um batido de morangos em Janeiro? Pois é… então vá, toca a despejar o saco dos congelados no tacho, sem remorsos! E claro que pode fazer esta receita com os legumes frescos mas lembre-se que vai precisar de mais algum tempo para os poder lavar e preparar.

 

O molho de “queijo”

Aqui podia mesmo ser ainda mais preguiçosa e despejar um pacote de natas de soja e de queijo vegetal para o tacho e estava feito. Mas não precisamos de chegar a isso, há uma maneira mais saudável e até mais deliciosa de o fazer e não é assim tão complicada. Para este molho de “queijo” caseiro só precisa de cajus ao natural, limão, alho, sal e um ingrediente que vai dar a textura e sabor mais aqueijado ao nosso molho: polvilho azedo. É o ingrediente mais estranho aqui da receita mas tenho a certeza que já o viu alguma vez na vida pois já é fácil de encontrar até nos supermercados pequeninos de bairro, por isso não o dispense pois vai fazer a diferença.

 

O molho de tomate

Aqui pode usar o que quiser: molho de tomate caseiro, molho de tomate de frasco ou mesmo a simples polpa de tomate. Eu costumo ter molho de tomate caseiro no congelador e é o que gosto mais de usar, mas a polpa de tomate também desenrasca muito bem, só precisa de temperar com um pouquinho de sal, alho em pó e orégãos e está feito!

 

Agora é só montar tudo, levar ao forno e deliciar-se! ;)

Nota: a fotografia não é o meu forte mas esta receita é boa demais para esperar pela foto perfeita para a partilhar. Era noite, estava escuro, a fome era muita! 😅 Portanto, mesmo sem parecer apelativa, faça esta lasanha! Acredite que é maravilhosa!

 

 

Lasanha de Cogumelos e Espinafres

Adaptada de Oh My Veggies

Ingredientes

  • 1 cebola grande, picada grosseiramente
  • 1 talo de alho francês, em meias luas
  • 2 dentes de alho, 1 inteiro e 1 picado
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de alecrim
  • Cerca de 800g de cogumelos congelados*
  • Cerca de 400g de espinafres congelados*
  • 1 chávena de cajus naturais
  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de sopa bem cheia de polvilho azedo
  • Folhas de massa para lasanha (sem ovo)
  • 1 chávena de molho de tomate
  • Azeite, sal e pimenta q.b.

* Pesos aproximados. Usei um copo medida de 1L para medir as quantidades, tendo sido 2 copos medida para os cogumelos e 1 copo medida para os espinafres.

 

Como preparar

Demolhe os cajus em água quente entre 30 a 60 minutos.

Num tacho grande coloque um fio de azeite, a cebola, o alho francês, o alho picado, o louro, o alecrim e uma pitada de sal. Deixe alourar.

Quando estiver amolecido adicione os cogumelos e os espinafres, envolva, deixe em lume baixo e tape a panela, para deixar a água dos legumes sair. Deixe evaporar alguma, com o tacho destapado, mas não toda pois vai ser útil para o molho.

Entretanto prepare o molho de queijo de caju: colocar na liquidificadora os cajus, o sumo de limão, o dente de alho inteiro, o sal e meia chávena de água. Bata bem até ficar um creme espesso. Se estiver demasiado espesso e difícil de triturar junte um pouco mais de água. Retire 1/4 de chávena do creme de caju e reserve.

Quando os legumes estiverem prontos junte-lhes o restante creme de caju e o polvilho azedo, dissolvido num pouco de água fria. Envolva bem e cozinhe durante alguns minutos para que o molho engrosse. Rectifique os temperos com sal e pimenta.

Prepare um tabuleiro com um fio de azeite e alterne camadas de massa de lasanha com o recheio, até que se esgote. Faça a última camada com massa e regue por cima o molho de tomate e o 1/4 de chávena de creme de caju que reservou.

 

Leve ao forno a 180ºC cerca de 20min ou até a massa estar cozida.

Dica: para que o tempo no forno seja menor e a lasanha fique menos seca, gosto de cozer por cerca de 2 min as placas de massa da lasanha, só até ficarem maleáveis.

 

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Mel Maio 7, 2019 at 10:55 am

    Yey, voltaste ^_^ Tenho imensa preguiça de fazer lasanha, mas essa preciso mesmo de experimentar.
    Beijinho*

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Maio 9, 2019 at 3:01 pm

      Mel esta lasanha é mesmo anti preguiça, tens muito que experimentar, vais adorar obrigada pelo carinho ❤️

    Leave a Reply

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.