Receitas

Gelado de Manga 5 minutos

Os gelados de fruta caseiros foram talvez a melhor descoberta que já fiz nesta vida, gostava de saber quem foi a primeira pessoa a ter esta ideia genial porque fazia-lhe um altar e todos os dias ia lá deixar-lhe de oferenda um geladinho destes, fazendo o enorme sacrifício de comer depois (para não estragar a fruta, claro…). Agora a sério, um altar é demais mas um gigante obrigado a essa alminha seria pouco! Gelados fáceis de fazer em casa (não é preciso uma máquina de fazer gelados), rápidos, sem grandes complicações e ainda por cima cheios de vitaminas e coisas boas para o nosso corpo?? Quero!! Muitos!! JÁ!!

Provavelmente muitos de vós já viram versões destes gelados por essa internet fora e não admira, são tão fáceis de fazer, tão deliciosos e ainda por cima saudáveis, são a gulodice perfeita.

A base é dos mais fácil que há: frutinha congelada! O melhor é serem frutas com menos teor em água, que confiram cremosidade ao gelado. Banana é a mais comum e pode servir de base a 1001 sabores. A minha combinação preferida é banana com canela e manteiga de amendoim (receita aqui), mas podem fazer com qualquer outro sabor. Banana com cacau e hortelã, com avelãs, com maracujá, morangos, framboesas, com molho de caramelo ou de chocolate e até mesmo simples, as possibilidades são imensas e todas irão ficar de babar. Manga é outra fruta cremosa que podem usar como base e é a sugestão que hoje vos deixo, juntamente com um topping de morango, cuja ligeira acidez combina na perfeição com a manga bem docinha.

O bom destes gelados é que não precisam de açúcar extra pois toda a doçura das frutas já é suficiente. Por isso o ideal é usarem sempre frutas muito madurinhas, para que o gelado fique bem docinho. Cortem a fruta em pedaços, guardem numa caixa no congelador e usem quando a gula atacar. Tão bom!!! :)

gelado de manga

Ingredientes (para 6 bolas de gelado)

  • 1 banana pequena, madura
  • 1 manga grande, madura

Topping de morango e coco (opcional)

  • 10 morangos bem maduros
  • 1 colher de café de raspa de laranja
  • Lascas de coco tostado

Como preparar

Cortar as bananas e a manga em pedaços, colocar numa caixa e levar ao congelador umas 2-3h no mínimo ou de um dia para o outro.

Retirar do congelador e deixar em temperatura ambiente uns 10 minutos.

Colocar a fruta congelada num processador de cozinha (uso a minha picadora com a lâmina em forma de “S”) ou uma liquidificadora potente. Picar a fruta até que fique cremosa e sem pedaços. Se ficar muito mole, colocar numa caixa e levar alguns minutos ao congelador antes de tirar as bolas. (Mas molinho é delicioso na mesma)

Sevir simples ou com os toppings que preferir.

Topping de morango e cocoNa liquidificadora ou com a varinha mágica triturar os morangos e a raspa de laranja até terem um aspecto de batido. Colocar o molho de morango sobre o gelado e polvilhar com as lascas de coco.

gelado de manga 2

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Ginja Maio 23, 2015 at 3:07 pm

    Hum, banana e manga e o morango e coco, só pode ser bom e fresquinho!
    Adoro esses gelados, concordo tanto.
    E aquele maravilhoso com canela e peanut butter será sempre um favorito.
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Maio 26, 2015 at 10:32 am

      Nada bate o de peanut butter mas não pode ser todos os dias, depois as calças já não servem ihih

      Beijinhoo*

    Leave a Reply