Receita

Feijoada Vegetariana

Quando pensava que o Inverno já se tinha ido, ei-lo!! A Primavera antecipada deu para dar uso aos ténis e aos casacos mais leves, trocar o cachecol e o gorro pelos lenços e para aproveitar as folgas a passear ao Sol quentinho da tarde, mas a Natureza lembra que ainda é tempo de botas, chapéus-de-chuva e mantas.

Apesar de detestar este tempo e de estar ansiosa por dias quentes que trazem fruta deliciosa, apetite por saladas frescas e gelados, tenho-me esforçado para procurar o lado bom em cada coisa que gosto menos. É um bom exercício e faz-me pensar que por vezes estamos tão fixados no que nos deixa descontentes, que nem reparamos que bastam pequenas coisas para tornar aquele momento em algo de bom. Então é isso que faço nestes dias com tempo da treta, procuro o que me faz sentir melhor: acordar com a chuva a bater na janela e saber que posso ficar no quentinho da cama mais um bocadinho; gatinhos molinhos a querer mimos e a adormecerem ao meu colo; enrolar-me na manta e beber uma chávena de chá; preparar uma refeição quente e substancial para enfrentar a chuva, como esta.

Feijão, tomate, couve no mesmo prato… perfeito! Adeus neura!!

A minha arma secreta para a feijoada é paprika fumada! Desde que experimentei fiquei viciada, adoro o sabor fumado que dá aos pratos e era exactamente esse sabor que procurava quando usava chouriço vegetal em algumas receitas. Esta feijoada quase parece um caldo e nela não encontram “chouriço”, seitan ou qualquer outro substituto da carne, mas encontram uma tacho cheio de aromas e sabores do feijão, da cenoura e do tomate. E couve, muita couve, há que aproveitar as delícias que o Inverno dá! :)

feijoada1

Ingredientes (para 3-4 pessoas)

  • 1 cebola grande, grosseiramente picada
  • 2 dentes de alho grandes, picados
  • 2 folhas de louro
  • 2 tomates grandes madures, em pedaços
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • cerca de 50 mL de vinho branco
  • 2 cenouras médias, às rodelas finas
  • 4 a 5 folhas grandes de couve galega (ou outra couve de preferência), cortadas em pedaços
  • 800g de feijão cozido (vermelho, branco, manteiga, catarino ou uma mistura dos que mais gostar. Aqui usei vermelho e manteiga)
  • 1 colher de sobremesa de paprika fumada
  • Sal e azeite q.b.
  • Caldo de legumes ou água q.b.

 

Como preparar

Num tacho grande colocar a cebola, o alho e o louro com um fio de azeite e uma pitada de sal e levar a lume médio até amolecer a cebola.

Juntar o tomate e a polpa de tomate, refogar durante uns minutos e quando estiver mole, acrescentar o vinho branco e deixar evaporar.

Adicionar as cenouras, as couves e a paprika fumada, envolver bem e deixar ganhar os sabores durante 2 – 3 minutos.

Acrescentar caldo de legumes ou água, aquecidos, até tapar os legumes, temperar com sal e deixar cozer.

Quando as cenouras e a couve já estiverem amolecidas, juntar o feijão, acrescentar um pouco mais de caldo de legumes ou água se necessário e rectificar os temperos.

Deixar cozinhar mais 5 minutos antes de desligar o lume. Se tiver muito caldo, cozinhar mais um pouco até evaporar a quantidade desejada.

Servir com arroz branco, integral ou assim simples, com pão ou broa de milho.

feijoada2

Previous Post Next Post

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply Gori Março 17, 2015 at 9:27 pm

    Feijoada é uma das receitas vegan mais apreciadas por aqui, até pelos pequenos. Não costumo usar paprika, mas sim cominhos e gosto muito de juntar tofu fumado ou castanhas (na época delas). Mas está claro que já me deixaste curiosa com a tua versão, pelo que terei de experimenta-la :)
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Abril 4, 2015 at 10:47 pm

      ai Gori, adorei a dica das castanhas, tenho de experimentar no Outono, deve ficar uma delícia! Eu gosto da minha feijoada assim sem grandes especiarias, mas confesso que a paprika lhe dá o toque a “chouriço” que eu adorava e agora já não a dispenso ;)

      beijinhoo*

  • Reply Ginja Março 18, 2015 at 12:49 pm

    É mesmo isso, ver o lado bom das coisas.
    Poder comer uma taça de conforto, bem quente num dia de chuva.
    Adoro estas feijoadas, faço muitas vezes sem carnes, só me falta mesmo essa tua paprika fumada, que eu cheirei e adorei!!
    Um beijinho.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Abril 4, 2015 at 10:44 pm

      A paprika fumada agora é a minha melhor amiga ihih acho que estou viciada, ups!! :P

      beijinhoo*

  • Reply Cristina Pinheiro Setembro 20, 2016 at 9:40 pm

    Boa noite! Onde compras a paprika fumada? Já procurei e procurei e não encontrei…
    Obrigada!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Setembro 20, 2016 at 9:51 pm

      Olá Cristina, compro no Jumbo e é da marca Espiga (é esta http://espiga.pt/produtos/paprika-fumada). Num hipermercado grande és capaz conseguir comprar, nos de dimensão mais pequena por acaso nunca encontrei :/

    Leave a Reply

    Powered by themekiller.com