Receitas

Empadas de Espinafres

Chegámos ao quarto dia da Semana Vegetariana e parece que estou sempre a dizer isto, mas temos mais uma receita favorita!

Sei que isto não são bem umas empadas, mas almofadas de espinafres parece que não ficava tão bem como título, né? Mas, na realidade, o que lhes chamamos não interessa muito, independentemente do nome e formato que lhes dermos, vão ficar sempre uma delícia e vão-nos provocar a incapacidade de comer só uma!

empadas_web

Acho-as perfeitas para levar na marmita ou para um piquenique, saciam bastante e o melhor de tudo, são muito fáceis de fazer, o que para mim é perfeito! Adoro cozinhar e há dias em que posso perder horas à volta do fogão sem me aperceber, mas há coisa melhor do que conseguir uma boa receita com o mínimo de trabalho e o máximo de sabor? Este recheio é uma maravilha porque até parece que dá muito trabalho a fazer, mas é das coisas mais simples do mundo e é bom de qualquer maneira! Por exemplo, se montar empadas (almofadinhas, vá..) não for o vosso forte ou se não vos apetecer perder tempo com isso, estendam a massa em círculo, coloquem numa tarteira e vertam o recheio de espinafres sobre ela, fazendo assim uma tarte grande de espinafres. Nhamiii!! :)

empadas2_web

Ingredientes (para cerca 10 empadas)

Para a massa (retirada do livro “Natural, O Grande Livro da Cozinha Vegetariana”)

  • 250g de farinha de trigo integral (ou de espelta)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Cerca de 100mL de água fria
  • Sal q.b.

Para o recheio

  • 1 molho de espinafres (se forem dos congelados use 10 cubos)
  • 1 alho francês médio, só o caule, em meias-luas
  • 1 cebola grande, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 folha de louro grande
  • 250mL de leite de soja sem açúcar
  • 125mL de natas de soja
  • 1 colher de sopa  rasa de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de sopa rasa de amido de milho (farinha tipo maizena)
  • Azeite, sal e pimenta q.b.

 

Como Preparar

A massa

Num processador de alimentos, com a lâmina em S (o meu tem uma em plástico e usei essa), colocar a farinha, o sal e o azeite e triturar um pouco até formar uma espécie de areia molhada.

Aos poucos adicionar a água, em fio, sempre com o processador ligado, até que a massa comece a agregar e seja possível formar uma bola sem que a farinha cole aos dedos. (Eu precisei de um pouquinho mais de 100mL, mas vá colocando a água e tendo atenção à textura).

Forme uma bola, embrulhe num pano limpo ou em película aderente, para não secar, e leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.

O recheio

Num tacho grande coloque um fio de azeite, a cebola picada, o alho francês, o alho picado e a folha de louro. Junte umas pedrinhas de sal e deixe refogar durante uns 10 minutos, em lume médio, até que fique caramelizado.

Junte os espinafres (so forem dos congelados passe por água quente primeiro e corte os cubos em 4 para ser mais fácil misturar), envolva bem e deixe cozinhar até perderem a água.

Num tacho pequeno coloque o leite de soja com as farinhas e misture bem até que estejam dissolvidas e sem grumos. Leve a lume médio, mexendo sempre, até que comece a engrossar (demora uns 5 a 10 minutos, mais ou menos). Quando estiver com uma consistência mais espessa, junte as natas e deixe mais 1 ou 2 minutos ao lume, sem parar de mexer.

Transfira o molho para a mistura dos espinafres, envolva bem, tempere com sal e pimenta, apague o lume e deixe arrefecer.

Montar as empadas

Divida a massa em 5 partes e numa bancada enfarinhada ou num tapete de silicone (que não vai precisar de farinha), estenda cada parte, tentando fazer uma forma mais rectangular.

Com uma faca corte a massa estendida em dois e coloque o recheio numa das pontas da massa.

Dobre a outra ponta por cima do recheio e prenda o rebordo dobrando a massa e pressionado com um garfo para selar.

Leve ao forno, a 190ºC, durante aproximadamente 20min (todos os fornos são diferentes por isso o melhor é ir verificando como estão as empadas)

Delicie-se com elas ainda morninhas ou tiradas directamente do frigorífico, são óptimas de qualquer maneira! ;)

empadas3_web

NOTAS:

  • Vai sobrar recheio. Caso não tenha usado nenhum ingrediente congelado pode congelar para outra altura (o mesmo com as empadas), se não é óptimo como “patê” para barrar numas tostas ou molho para uma massa!
  • Para o molho do recheio pode usar outros leites vegetais, desde que não sejam açúcarados nem muito fluídos, para que consigam engrossar ao lume. O leite de arroz, por exemplo, não é particularmente bom para este efeito pois não é muito encorpado. O meu preferido para este molho branco continua a ser o de soja.
  • É importante a massa e o recheio estarem frios quando fizer as empadas pois isso ajuda bastante a estender a massa e a mantê-la seca. Se o recheio estiver quente, vai empapar a massa e vai ser difícil manusear e cozer as empadas.
Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Lee Outubro 12, 2016 at 11:28 am

    Ena! Eu cá adoro a ideia de “almofadas” de espinafres :) Realmente super prática para transportar!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 16, 2016 at 11:06 am

      Eheh são umas almofadinhas deliciosas ;) É muito prática sim, come-se bem em qualquer lado e de qualquer maneira!

      **

  • Reply Ema Outubro 23, 2016 at 8:07 pm

    Experimentei hoje. Não ficaram tão bonitas mas estão óptimas! Obrigada

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Outubro 24, 2016 at 8:31 am

      Que bom Ema!:) as minhas não estão muito bonitas, mas o que importa é que fiquem saborosas :)
      Beijinho

    Leave a Reply