Por vezes, sem esperar, tropeçamos em algo que nos faz pensar “É isto mesmo que quero para a minha vida”.
Foi assim que aconteceu comigo e com o minimalismo.
Um dia recebi um comentário da Ana,
visitei o seu blog, tornei-me assídua no espacinho dela e, de repente, tudo o que lá lia fazia todo o sentido na minha cabeça!
Já tinha ouvido falar sobre o minimalismo mas apenas como um estilo decorativo. Nunca tinha pensado que isso poderia ser extrapolado para o nosso dia-à-dia. O blog da Ana mostrou-me como e fez-me pensar que é tudo o que quero: uma vida despreocupada e simples. O minimalismo tem entrado ao pouco na minha vida, na minha casa e nas minhas acções. Só agora comecei e há tanto para modificar ainda!
No outro dia estava a pensar como poderia aplicar o minimalismo na minha cozinha e nas minhas receitas. Essa é a parte mais difícil para mim pois gosto de uma cozinha bem recheada, não só de ingredientes como também de utensílios. Já descartei muita coisa que não usava, mas quero ter tantas outras!
Quero uma máquina de fazer gelados.
Quero uma iogurteira
Quero uma máquina para fazer pasta
Quero uma daquelas batedeiras todas XPTO
E a lista continua….
Não me parece que isto seja adoptar o minimalismo certo? Mas é realmente algo que quero explorar e eu adoro desafios na cozinha.
Será possível preparar uma boa receita com o mínimo de ingredientes, utensílios e, já agora, no mínimo de tempo?
Tenho a certeza que sim e para vos provar isso mostro esta receita de mousse de chocolate, com o aroma da laranja, que se faz em 5 minutos, tem apenas 4 ingredientes (que podem passar a 3 caso queiram omitir a laranja), não precisa de aparelhos muito sofisticados para ser feita e é tão, tão, mas tãaaao boa!!! :)
Ingredientes (para 1 dose de mousse)
- 1 abacate bem maduro
- 2 colheres de sopa de geleia de agave (ou maple syrup, geleia de arroz ou outro adoçante)
- 2-3 colheres de sobremesa de cacau em pó
- Sumo e raspa de 1/2 laranja pequena.
Como preparar
- No robot de cozinha colocar todos os ingredientes e triturar até ficar cremoso. Se não tiverem robot a mousse pode ser feita com o auxílio da varinha mágica ou até mesmo de um garfo.
- Ajustar o sabor do cacau e o doce da geleia até o desejado.
Já tinha visto esta mousse muitas vezes mas sempre tive receio de experimentar, achava uma combinação algo estranha. Sem têm o mesmo medo que eu, esqueçam, é fabulosa!! O abacate, que volto a dizer tem de estar meeeesmo maduro, dá uma textura super cremosa à mousse e o aroma da laranja é o toque especial.
Vão começar a aparecer por aqui mais receitas minimalistas. Não vou deixar de cozinhar pratos mais elaborados ou com mais ingredientes, gosto de fazer isso, não me importo de perder horas na cozinha. Mas às vezes sabe bem algo delicioso, como esta mousse, com o mínimo trabalho possível.
Para saberem mais sobre o minimalismo visitem o Ana, Go Slowly ou o The Busy Woman and the Stripy Cat, dois blogs portugueses e dos meus favoritos sobre o tema.
*Boa Quarta-feira*
24 Comments
Oh muito obrigada mesmo! Nem sabes como fiquei feliz ao ler o que escreveste :)
E acredita que quereres comprar isso tudo vai de encontro ao minimalismo, embora pareça um paradoxo. No fundo o que estás a fazer é eliminar outras coisas para te dedicares àquilo que mais gostas, que é a cozinha!
E para te dedicares àquilo que mais gostas tens que investir muito nessa área e comprar algumas coisas que te permitam cozinhar mais e melhor.
Já guardei a receita para depois experimentar!
Obrigada mais uma vez e espero que consigas dedicar cada vez mais tempo à cozinha :)
Beijinho grande
Sim, isso é verdade, gostava mesmo de eliminar o que não me interessa e dedicar-me ao que gosto mesmo de fazer. Faz sentido o que dizes!
E o que escrevi aqui já te disse, o teu blog é mesmo uma inspiração para mim :)
beijinho*
uau!!! Que delicia!
Não se se te lembras mas já tentei fazer esta receita de mousse (sem a laranja) e aquilo deu para o torto! ahahah! Acabei por fazer um bolo de chocolate!
Desde então, tenho comprado os abacates para fazer novamente, e tenho-os deixado apodrecer na fruteira :( shame on me! (tenho ali outro abacate.. tadinho)
Mas com essa da laranja… cheira-me muito bem!! =D
Beijinhos querida!! =)
aai abacates estragados que sacrilégio!!! eheh eu faço logo um mega guacamole disso, yumi yummmi!
Pois sabes que devido à tua experiência eu estava com medo desta mousse mas decidi finalmente experimentar e adorei. Mas o abacate tem de estar mesmo mesmo mole!!
Experimenta, acho que vais gostar ;)
beijinhoo**
ainda estou para experimentar abacates em doces (mousses, bolachas, fudge…), mas quando os vejo quase a estragar de tão maduros que estão, acabo por só conseguir pensar em guacamole… sou uma fraca! gostei muito do blogue que recomendas. nota-se que tem uma “boa onda”, que mais do que um destino, o minimalismo é um estilo de vida que nos ajuda a sermos mais felizes e focados no que nos faz bem e não dispersos no que não interessa. retirar o ruído e desacelarar é preciso! vou seguir :) *
Esta foi a primeira vez em doces, também faço sempre guacamole, ou salada de guacamole, ou creme de abacate. Tenho aquele teu smoothie de abacate e lima para experimentar e acabo sempre por voltar ao mesmo. Mas vale a pena variar, fica muito bom nesta mousse :) Quanto ao blog, é mesmo muito boa onda como dizes, cheio de positivismo que às vezes tanta falta me faz, gosto muito :)
beijinho*
Olá,
Por vezes quando algo de “mau” acontecesse na nossa vida, é que começamos a dar valor a algo mais e às coisas mais simples. Aprendemos a viver cada momento como se fosse o último e assim a dar mais valor à vida e ao que nos rodeia.
Bjs, Susana
Tens razão susana. Não é que me tenha acontecido algo de extremamente mau, mas devido a situações do dia-à-dia apercebi-me que este é mesmo o melhor caminho para mim e é o que estou a tentar fazer :)
beijinho*
Parece muito cremosa e tem um aspecto delicioso
É super cremosa Marisa, tem uma textura muito boa :)
Tem um aspecto delicioso,dificil de resistir
bj
Confirma-se, até eu que nem ligo muito a chocolate adorei esta mousse! :)
beijinho*
Que bela mousse, minimalista, mas com tanto para contar :)
Adoro este tipo de comida, com pouco e em pouco fazemos muito, algo delicioso.
Gostava de conseguir ser ainda mais minimalista.
Mas contento-me com este tipo de mousse, com o abacate e a laranja.
Um beijinho.
Também gosto de comidas que resultam tão bem com tão poucos ingredientes, mas continuo a gostar do desafio de uma receita mais complexa ;)
O minimalismo já percebi que não se implementa de um dia para o outro, mas estas pequenas coisas já fazem alguma diferença!
beijinho*
Mentes brilhantes pensam na mesma, ahaha. Tu com a mouse e eu com as bolachas ;) adorei a adição da laranja, os meus próximos abacates a passarem de prazo de consumo vão ter este doce destino :)
Beijinhos
eheh estávamos em sintonia ;) a laranja fica mesmo muito agradável, da primeira vez que fiz pus a medo mas adorei :)
beijinho*
Gosto muito :) e do conceito minimalista também…
É algo que estou a explorar e a adorar descobrir :)
beijinho*
Gostei muito do toque de laranja na mousse:)
Aqui em casa também tentamos seguir o minimalismo mas quem gosta de cozinhar está sempre a pensar num “apetrecho” novo e nas belas receitas que poderá testar com ele :)))
A laranja com o chocolate fica mesmo uma óptima combinação! Eu também estou sempre a pensar nos novos apetrechos , mas segundo a Ana me disse, isso até é bom, pois o minimalismo é eliminar o supérfulo para fazer o que mais gostamos e aí não há problema de ter a cozinha cheia de maquinetas. Estamos, portanto, no bom caminho Sandra :P
beijinho
Eu não gosto de ir tão “a fundo”, para não chegar à hipocrisia/contradição…. Para mim, e posso estar enganada, esses estilos de vida são formas básicas que adotamos instintivamente e aos quais damos nomes mais científicos um bocado :P Mas até parece um conceito interessante :)
A receita parece uma delícia, lembro-me perfeitamente da primeira (e última) vez em que experimentei abacate; foi no dia 12 de outubro (até me lembro porque nesse dia fiz o 1o trail de sta catarina), e achei mesmo mau… Fiz uma espécie de mousse que ficou amarga e esquisita :( Se calhar não estava bem maduro :P
(ah, e um robot de cozinha não é um bocado sofisticado? :P)
Muito gostava eu de ter um robot a sério que me arrumasse o caos em que ponho a cozinha :P
É um conceito interessante sim e o ir a fundo penso que deve ser adaptado à realidade de cada um, tal como eu tudo na vida!
Deixa os abacates amadurecerem e dá outra hipótese à mousse, fica mesmo boa e nada amarga. Mas convém adoçar eheh :P
beijinho*
Uaau! Que giro que está o blog! Totalmente diferente e muito clean :)
Esta mousse tem óptimo aspecto :) eu também faço a minha com abacate, mas costumo usar uma tablete de chocolate (o que não é nada minimalista), dispensando o açucar. Eu gosto bastante, mas quem não gosta de abacate não acha muita piada. Agora com as temperaturas que começam a subir já vou explorar mais estas sobremesas frias :)
Hmm, e o toque da laranja deve ficar divinal. Laranja-chocolate é das melhores combinações de sempre!
Beijinhos e boas criações!*
Obrigada Inês :)
Com tablete nunca fiz, deve dar mais trabalho mas aposto que também fica muito boa :)
Faz umas sobremesas frias sim, está quase a vir o quentinho yeeeah :))
beijinho*