Receitas

Couve Salteada com Batata e Grão no Forno + Salada de Rabanete, Cenoura e Maçã

Muitas vezes tenho lido que sentimos vontade de comer aquilo que o corpo precisa. Não sei o que se passa com o meu corpo este Inverno, mas a minha obsessão da estação tem sido couve galega e batatas. Talvez porque estou a precisar de um aporte de vitaminas e energia para ultrapassar estes dias frios e o cansaço do dia-à-dia, ou talvez porque as couves e batatas que tenho trazido do mercado têm um aspecto tão fantástico, e são tão saborosas que apetece comer a toda a hora, a verdade é que todos os Sábados venho para casa com uma couve galega bem grande e um saco cheio de batatas deliciosas.

As couves deste Inverno têm servido para excelentes refeições e são óptimas para o nosso organismo, pois estão bem carregadinhas de vitaminas A, C e K e ferro, assim como também são óptimas fontes de fibra, manganésio e ácido fólico.  A couve galega é das minhas favoritas. Gosto em sopas, em estufados, nas migas, em tartes, ou simplesmente salteadas em azeite e alho e é desta forma que as temos comido mais vezes. As receitas que vos deixo hoje são um típico almoço ou jantar cá em casa por estes dias. Muita couve, deliciosas batatas assadas bem aromáticas e um saboroso grão tostado. Para acompanhar, nada melhor que uma salada fresca, ideal para equilibrar os sabores quentes e fortes dos restantes componentes do prato. Os rabanetes foram o ingrediente principal escolhido, que nesta altura encontro em todas as bancas do mercado e estão lindos! Adoro-os pela sua textura crocante e são perfeitos para este prato pois são uma boa fonte de vitamina C, tão necessária para aumentar a absorção do ferro da couve. Ao sabor amargo dos rabanetes junta-se a doçura da cenoura e da maçã e para temperar, um simples vinagrete, com mostarda e sumo de limão, que dá a acidez tão necessária à salada e é mais uma óptima fonte de vitamina C para nutrir o nosso corpo.

E BAM! Está feita a melhor refeição de Inverno! :)

couve

Couve Salteada, Batatas Assada com Tomilho e Grão Crocante

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 couve galega, média
  • 3 dentes de alho picados
  • 4 batatas de tamanho médio, ou 2 grandes
  • 1 raminho de tomilho fresco (ou alecrim), apenas as folhas
  • 2 colheres de café bem cheias de alho em pó
  • 400g de grão cozido
  • 1/2 colher de sobremesa de paprika fumada (uso esta)
  • Azeite e sal q.b.
  • Salsa picada a gosto

Como preparar

Cortar as batatas em formato de palitos, enxugar o excesso de água com papel absorvente e colocar num tabuleiro de forno juntamente com uma pitada de sal, um fio de azeite (se usarem um tapete de silicone no tabuleiro basta mesmo uma colher de café de azeite para não pegar) uma colher de café de alho em pó e o tomilho. Envolver tudo, espalhar as batatas pelo tabuleiro de modo a não ficarem todas amontoadas e levar ao forno a 190ºC, cerca de 30 minutos, ou até ficarem tostadinhas.

Ao mesmo tempo que as batatas assam, levar também ao forno um tabuleiro com grão, escorrido e temperado com a outra colher de café de alho em pó, a paprika, o sal e um fio de azeite. Deixar 20-30 minutos e quando retirar do forno salpicar com as salsa picada. (Ir alternando a posição dos tabuleiros das batatas e do grão, para que ambos fiquem com aspecto tostado)

Entranto cozer a vapor as folhas da couve durante cerca de 7 – 10 minutos, até ficarem tenras. Após estarem cozidas, escorrer e cortar as folhas no tamanho desejado (enrolar várias folhas umas nas outras para o processo ser mais rápido) e saltear numa frigideira ou tacho anti-aderente com um fio de azeite, os alhos picados e uma pitada de sal.

saladarabanete

Salada de Rabanetes, Cenoura e Maçã com Vinagrete de Mostarda e Limão

(adaptada do blog Compassionate Cuisine)

Ingredientes

  • 1 ramo de rabanetes (ou se apenas encontrarem embalados, 1 caixa)
  • 1 cenoura média
  • 1 maçã vermelha
  • Salsa picada a gosto
  • 1 colher de sopa bem cheia de azeite
  • Sumo de 1 limão pequeno
  • 1/2 colher de café de mostarda dijon
  • Sal q.b.

Como preparar

Para o molho vinagrete juntar o azeite, o sumo de limão, o sal e a mostarda dijon. Emulsionar bem, ajustar os sabores se necessário e reservar.

Cortar os rabanetes em rodelas finas, ralar a cenoura e a maçã e juntar numa taça com a salsa picada e o molho vinagrete a gosto.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply teresa leonor Fevereiro 16, 2015 at 6:47 pm

    que bom aspeto, quero muito fazer isto! por acaso já experimentaste fazer com lentilhas em vez de grão? :)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 27, 2015 at 7:57 pm

      Olá Teresa, desculpa só responder agora! Nunca fiz com lentilhas, mas adoro-as, tenho a certeza que também ficariam bem, é uma questão de experimentares e seguires aquilo que te apetece comer! ;)

      obrigada e beijinho*

  • Reply Gori Fevereiro 17, 2015 at 10:56 am

    Sendo a melhor refeição do inverno, vou fazer já esta semana! Só me falta os rabanetes, que espero encontrar, e que por acaso é algo que comecei a apreciar recentemente.
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 27, 2015 at 7:58 pm

      Ai adoro rabanetes e misturados assim com ingredientes doces ficam maravilhosas, experimenta sim! Espero que gostem :)

      um beijinho*

  • Reply Catarina Fevereiro 22, 2015 at 10:46 pm

    Que bom aspecto. Não costumo fazer rabanetes, mas vou ter de experimentar. Tem muito bom aspecto.:)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 27, 2015 at 8:04 pm

      São muito bons aqui nesta salada, experimenta sim, ficam uma delicia! :)

      obrigada Catarina, beijinho*

  • Reply Márcia Gonçalves Fevereiro 28, 2015 at 12:26 am

    Este é mesmo o meu tipo de refeição Patrícia! Não dispenso uma boa salada antes do almoço, e depois gosto do meu pratinho principal recheado de leguminosas, raízes e couves :) Adoro!
    Quanto à salada, reparei que é adaptada da minha, ainda bem que gostaste!! A receita original não era vegan (algumas receitas antigas não são :( ), mas agora acho que nem era preciso levar nenhum adoçante, a maçã e a cenoura já são docinhas, certo? :D
    Beijinho!

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Março 6, 2015 at 8:49 am

      A salada fica óptima apenas com o doce da maçã e eu gosto de coisas mais ácidas por isso juntei a mostarda e o sumo de limão e ficou uma delícia! :) Agora já não tenho encontrado rabanetes para repetir, o que é uma pena porque adorei a combinação!
      Obrigada Márcia, eu também não dispenso leguminosas no meu prato e neste Inverno tem sabido mesmo bem acompanhar com alimentos mais robustos, ainda não me cansei de comer batatas, sejam das brancas ou das doces, estou viciada! :P

      Beijinho*

    Leave a Reply