Receitas

Bolo de Ananás Caramelizado

Se há bolo que me lembro de existir sempre nas mesas de dias de festa em casa dos meus pais, é bolo de ananás. Nas festas de aniversário, nos dias de Natal e Fim de Ano ou quando tínhamos alguém a jantar lá em casa, a minha mãe fazia o seu bolo de ananás que toda a gente elogiava.

Este bolo sempre foi um dos que mais gostava, o ananás e as passas caramelizadas são a minha parte preferida, mas a receita original, claro, não é amiga de quem tem uma alimentação vegan. Quando comprei o livro Isa Does It, um dos meus preferidos de momento, encontrei esta receita e claro que foi logo a primeira a ser testada, há tanto tempo que não comia este bolo! Adorei!! E por isso esta é uma das minhas sugestões para a vossa mesa vegan deste Natal. Um bolo doce, guloso, em que é impossível comer uma só fatia, capaz de converter à doçaria vegan até os mais cépticos! ;)

bolo2

(Ligeiramente adaptado do livro “Isa Does It”)

Ingredientes

  • 9 rodelas de ananás ou abacaxi, do mesmo tamanho (1 ananás grande ou 2 mais pequenos)
  • 9 cerejas ou framboesas (usei congeladas)
  • 1/3 chávena de passas, ou mais se necessário.
  • 3/4 chávena de leite vegetal
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de cidra
  • 1/4 chávena mal cheia + 2 colheres de sopa de óleo vegetal não refinado
  • 1/2 chávena + 1/4 chávena de açúcar mascavado
  • 1/4 chávena de puré de maçã
  • 1 + 1/4 chávena de farinha integral (usei de trigo)
  • 1 + 1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sobremesa mal cheia de canela em pó
  • 1 pitada de sal fino

1 chávena = 250mL

Como preparar

Numa tigela colocar o leite e o vinagre e deixar em repouso alguns minutos para coalhar um pouco.

Untar uma forma quadrada (usei uma com 24cm) ou circular com um pouco de óleo e forrar com folha de papel vegetal.

Espalhar sobre o papel as duas colheres de sopa de óleo e polvilhar com 1/4 de chávena do açúcar, fazendo uma camada uniforme.

Cortar as rodelas de ananás do mesmo tamanho, de modo a que, dispondo-as lado a lado todas possam caber na forma (o meu ananás não rendeu as 9 fatias e por isso ficou assim, mas fica mais bonito se fizerem deste modo). No centro do ananás colocar uma cereja ou framboesa e preencher os espaços vazios em volta com as passas. Reservar.

bolo1

Numa taça grande misturar o leite vegetal que preparámos primeiro, o restante açúcar e óleo, o puré de maçã, a farinha, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Envolver tudo sem bater a massa em demasia e verter sobre as rodelas de ananás.

Levar ao forno a 180ºC, cerca de 30-40 minutos ou até a massa estar cozida (verificar com o teste do palito). Retirar do forno e deixar arrefecer 15 minutos. Virar o bolo para um prato, retirar suavemente o papel vegetal e servir morno ou fresco (que é o meu modo favorito).

 bolo3

NOTAS:

  • Para fazer o puré de maçã basta colocar 2 ou 3 maçãs aos cubos, sem pele, num tachinho, com um fio de água só a cobrir o fundo e levar a lume baixo até que comecem a perder água e amolecer. Quando estiverem bem molinhas é só retirar do lume e triturar com a varinha mágica. Também podem cortar as maçãs em metades, deixar com pele e assar no forno. Depois basta retirar a polpa e triturar. Este processo é mais demorado que no fogão mas intensifica o sabor da fruta.
  • Eu adoro canela e por isso gosto muito desta versão, mas o bolo original não leva esse ingrediente por isso se alguém não gostar pode retirá-lo. A receita original tem ainda sumo de ananás, que neste caso poderia ser o substituto do leite, não sendo preciso deixar em repouso com o vinagre de cidra. Nunca experimentei fazer assim, mas acredito que fique igualmente delicioso! (Se alguém experimentar assim, deixe aqui o feedback! ;) )
Previous Post Next Post

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Green Food Dezembro 16, 2014 at 1:48 pm

    Deve ser tão bom… e eu que não amo ananás mas em bolo tudo fica melhor :P
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:57 am

      Toda a razão Sónia…em bolo tudo fica melhor! :)

      beijoooo**

  • Reply Gori Dezembro 16, 2014 at 4:08 pm

    Bolo de ananás foi um dos primeiros bolos que eu e a minha prima de brincadeiras e aventuras , fizemos a partir de um livro de receitas a sério e até ficava super bem. Faz tanto tempo que não como, nem faço um bolinho destes, fizeste-me ficar nostálgica e com vontade de comer uma fatia dessas agora mesmo :)
    Um truque para melhorar o puré de maçã cozida, que me ensinaram, é juntar uma pitada de sal quando estão a começar a cozer para realçar a doçura da fruta. Eu acho que resulta.
    Beijinhos

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Janeiro 9, 2015 at 11:56 am

      Beeem, escolherem este para primeiro bolo, que aventureiras! ;) Este bolo de ananás é mesmo old school, sabes que tenho uma foto de um aniversário do meu pai em que eu ainda só tinha 1 mês e estava este bolo na mesa eheh é giro como a comida traz mesmo memórias :)

      Obrigada pela dica das maçãs, vou experimentar, mas normalmente faço no forno que é a maneira como gosto mais :)

      beijinhoo**

  • Reply Claud's home Dezembro 18, 2014 at 3:43 pm

    Parabéns! Adorei o aspecto, a receita … vou ter de experimentar … Não resisto!
    Muito bom, parabéns
    Feliz Natal muitos e continuados sucessos para 2015 e Gratidão pelas boas partilhas!
    Gratidão

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 24, 2014 at 10:51 pm

      Obrigada Claudia! :) Espero que gostes! beijinho**

  • Reply Ellie Fevereiro 11, 2018 at 9:13 pm

    Experimentei hoje este bolo, mas ficou amargo :( desconfio que tenha sido do bicarbonato de sódio. Dobrei as quantidades para fazer um bolo maior, mas não devia ter dobrado a quantidade de bicarbonato… Da próxima vez vou experimentar com fermento.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 12, 2018 at 5:41 pm

      Olá Ellie, oh que pena! Não sei muito bem do que poderá ter sido mas sim, talvez do bicarbonato com o vinagre de cidra. Experimenta também adoçar um pouco mais com mais açúcar ou com tâmaras trituradas no puré de maçã por exemplo, pode ser que ajude a disfarçar. Lamento que não tenha corrido bem, costuma ficar bom quando faço :/ mas se experimentares novamente depois conta como correu com as alterações! um beijinho*

    Leave a Reply