Tenho a sorte de ter um mercado de rua mesmo aqui à porta de casa. Todos os Sábados a minha rotina matinal é levantar-me cedinho, pegar no carrinho das compras e ir abastecer-me de frutas e vegetais para o resto da semana.
Outra coisa que por vezes compro no mercado são frutos secos ao peso. Nem sempre a senhora que os vende está lá mas quando a encontro aproveito para aumentar o meu stock de amêndoas, sementes, tâmaras, cajus, etc.. Da última vez que a vi encontrei nozes pecan, que são as minhas nozes favoritas de sempre, a um preço de arromba, gastei 4€ por 200g quando nos hipermercados a mesma quantidade custa 6€.
Trouxe-as com o plano de usá-las numa granola, mas a vontade de comer bolachas foi mais forte e cá estão elas, bolachas de noz pecan, tão boas, que são quase viciantes. Para além das nozes juntei-lhe os sabores da canela e do gengibre, uma combinação que adoro e que as tornaram umas bolachas arrasadoras.
Ingredientes (para cerca de 11 – 12 bolachas)
- 1 chávena de flocos de aveia
- 1/2 chávena de farinha de centeio (ou de trigo integral ou de espelta ou uma farinha sem glúten)
- 1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher de sobremesa de canela em pó
- 1/2 colher de sobremesa de gengibre em pó
- 1 pitada de sal
- 1 mão bem cheia de miolo de noz (usei pecan, mas podem usar das nozes comuns)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco amolecido
- 3 colheres de sopa de geleia de arroz (ou outra geleia adoçante)
- 2 colheres de sopa de leite vegetal
- Opcional: passas ou arandos vermelhos ficam muito bem com estas bolachas. Desta vez experimentei usar figos secos e não ficaram suculentos depois de irem ao forno, nem se notam nas bolachas. As primeiras que fiz levaram arandos e estavam deliciosas.
Como preparar
Coloque os flocos de aveia no processador de alimentos e pique-os levemente para partir um pouco os flocos.
Numa taça grande junte a aveia com a farinha de centeio, as especiarias, o sal e as nozes (e também as passas ou arandos se usarem)
Noutra taça pequena junte a geleia de arroz e o óleo de coco e aqueça apenas uns segundos no microondas até que o óleo de coco fique mais derretido.
Junte a mistura líquida aos sólidos, adicione o leite vegetal e misture bem.
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou tapete de silicone e, com uma colher de sopa, coloque bolas de massa da bolacha no tabuleiro, ligeiramente afastadas umas das outras.
Com os dedos enfarinhados, para não pegarem à massa, achate as bolas de massa no tabuleiro, até terem formato de bolacha, deixando todas com a espessura idêntica.
Leve ao forno a 180ºC durante cerca de 10-12 minutos.
7 Comments
Olá!
Estas bolachinhas parecem deliciosas, e logo de noz, que eu adoro. Vou definitivamente experimentar.
Obrigada Tânia, espero que gostes, depois conta como ficaram! :)
Humm, vou fazer agora mesmo! Não tenho nozes em casa, vou substituir por amêndoas, espero que fiquem boas também! É preciso guardar no frigorífico, Patrícia? Qual a validade?
Obrigada pelas partilhas!
Vai ficar bom de certeza Gisele, funciona com qualquer fruto seco :) Não é preciso guardar no frigorifico e quanto à validade não sei responder, nunca duram muito cá em casa :P Mas talvez uns 4-5 dias.
Espero que gostes! :)
Que mercado é esse??
Olá Sara, é um mercado de rua da terrinha que tenho perto de casa ;)
[…] umas bolachinhas de noz, sem açúcar, sem lactose e sem ovos. Esta receita tirei daqui: http://www.notguiltypleasure.com/bolachas-de-noz/ mas usei nozes normais e não pecan. O resultado? Deixo as conclusões para vocês […]