Receitas

Arroz Pad Thai

Aqui há umas 2 semanas tomei a decisão de ser mais organizada e disciplinada nas tarefas domésticas. Gosto de ver tudo arrumado mas tenho o grande defeito da preguicite aguda, com a desculpa para mim própria de que estou demasiado cansada do trabalho. Chego ao fim de semana e em vez de aproveitar o tempo livre para outras coisas que me fazem feliz, como passear, passar tempo de qualidade com quem gostamos, dar uns miminhos nos gatinhos, ler, cozinhar, etc, etc, lá ando eu em grande azáfama de limpezas e arrumações. Cansei e mudei! Deixei de perder tempo com coisas que me ocupavam demasiados minutos (horas?) do dia, fiz planos de refeições para chegar a casa e saber o que fazer para o almoço, fui arrumando e limpando ao longo do dia e especializei-me no multitasking! Como à noite sou completamente inútil e não consigo fazer nada de jeito, fiquei no sofá a ver séries, a descansar as pernas e a recuperar para o dia seguinte.

Resultado: despachámos as últimas temporadas do True Blood e já terminámos de ver a série, não sabia que o novo primeiro ministro da Grécia andava a deixar os outros líderes europeus de cabelos em pé, nem tão pouco tive ideia do que andava a acontecer no nosso país e na 6f já não andava, arrastava-me. Mas a roupa estava lavada e arrumada, a cozinha limpa, o fim de semana foi aproveitado de outra forma sem sentimentos de culpa e ganhei um novo ânimo para me manter no caminho e deixar a casa minimamente organizada! Claro que ter um marido que ajuda nas tarefas domésticas é meio caminho andado para as coisas correrem bem! :)

Dentro do planeamento das refeições, decidi dar uso aos meus vários livros de culinária e experimentar novas receitas. Tirei da prateleira o livro de uma chef vegan que já falei aqui várias vezes e que foi uma das minhas primeiras referências na culinária vegan, a Isa Chandra Moskowitz. As suas receitas continuam a ser das minhas preferidas e estes últimos dias têm sido cheios de refeições do seu mais recente livro, o Isa Does It, um livro delicioso, não só pelas páginas cheias de cor e fotografias bonitas mas também pelas receitas, que apetece experimentar uma a uma! Este pad thai foi a última a ser testada e foi a minha favorita até agora. Não tinha intenção de a colocar aqui no blog mas depois de provar não tinha como não partilhar convosco! É para lá de bom!! Doce, salgado, ácido, fresco, picante, tudo ao mesmo tempo, é uma festa de sabores na nossa boca totalmente viciante! Nunca a comida asiática me soube tão bem! :)

Processed with VSCOcam with a6 preset

(Adaptado do livro Isa Does It)

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • Ccerca de 290g de arroz basmati ou thai jasmim, seco (ou noodles para 4 pessoas, como na receita original)
  • Cerca de 350g de tofu, cortado em cubos
  • 1 cebola média, grosseiramente picada
  • 1 alho francês, grosseiramente picado
  • 2 cabeças de brócolos médias ou 1 grande, em pedaços pequenos
  • 1 mão cheia de rebentos de soja frescos
  • 4 dentes de alho grandes, picados
  • 1 pedaço de gengibre, cerca de 1 cm, ralado
  • 1 malagueta pequena, sem sementes, picada
  • 1 mão cheia de coentros, grosseiramente picados
  • Sal q.b.
  • Azeite, óleo de girassol ou de coco, q.b.
  • Sementes de sésamo q.b.

 

Para o molho

  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 5 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de açúcar coco (ou mascavado)
  • Sumo de 1/2 lima
  • 2 colheres de sopa de pasta de miso branco
  • 1/4 chávena (60 mL) de água

 

Como preparar

Cozer o arroz em aproxim. 360mL de água com sal e reservar.

Esta receita é muito fácil e o melhor é fazer toda a preparação logo de início: cortar o tofu, picar a cebola e o caule do alho francês, cortar os floretes dos brócolos em pequenos pedaços, picar o alho, a malagueta e os coentros e ralar o gengibre. Separar tudo em tigelas, o tofu, os brócolos e os rebentos de soja em separado, o alho, a malagueta e o gengibre na mesma e a cebola, o alho francês e parte dos coentros também juntos.

Preparar o molho: colocar todos os ingredientes numa taça e com a vara de arames misture bem até ficar homogéneo. Se ficarem pedaços da pasta de miso por dissolver não ha problema. Ajuste os sabores ao seu gosto, se mais ácido coloque mais lima, se quer mais doce um pouco mais de açúcar, se mais salgado um pouco mais de pasta miso ou molho de soja.

Num wok (ou numa frigideira grande que não pegue e que resista bem ao calor) colocar cerca de 1 colher de sopa de azeite e deixar aquecer em lume alto. Quando estiver bem quente colocar o tofu, uma pitada de sal e saltear durante uns 5-7 minutos, mexendo de vez em quando, até que ganhe uma capinha dourada. Retirar do wok e reservar.

Voltar a colocar o wok ao lume com 1 colher de sobremesa de azeite e quando estiver bem quente adicionar os brócolos e uma pitada de sal. Envolver bem e deixar cozinhar uns 5 minutos, com o wok tapado, mas mexendo de vez em quando. Se ficarem pedacinhos quase queimados não faz mal, isso dá sabor aos brócolos. Quando estiverem prontos, retirar do wok e reservar.

Colocar novamente o wok ao lume com mais 1 colher de sobremesa de azeite, deixar aquecer e adicionar o alho com o gengibre e a malagueta. Deixar libertar o aroma durante alguns segundos apenas, para não queimar, e juntar a cebola com o alho francês e os coentros. Envolver tudo e mexendo sempre sem parar, saltear durante cerca de 1 minuto e adicionar metade do molho.

Juntar o arroz ao molho no wok e envolva tudo, acrescentando de seguida os rebentos de soja, o tofu e os brócolos preparados previamente e o resto do molho. Envolver tudo uma última vez e desligar o lume.

Servir com as sementes de sésamo e o resto dos coentros picados por cima.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Lia Fevereiro 3, 2015 at 6:52 pm

    Que casa tão linda e que pad Thai tão apetitoso!!
    Nunca provei mas sempre que vejo receitas dele fico com vontade e esta tua vai acumular para a lista dessa vontade.
    Um beijinho,
    Lia.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Fevereiro 11, 2015 at 11:24 am

      Obrigada Lia! :)
      Tens de provar então porque é uma delícia!!

      beijinho*

  • Reply Raquel Novembro 21, 2015 at 9:29 pm

    Fiz hoje e ficou muito bom. Usei só uma cabeça de bróculo e não usei rebentos de soja. E mesmo assim fiquei com o wok cheio. os 290gr de arroz também eram demasiados. Usei nem metade.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Novembro 27, 2015 at 8:35 pm

      Olá Raquel, ainda bem que gostaste, acho que isto é muito versátil e podes fazer com os legumes que quiseres! quanto à quantidade é só adaptares também, aqui faço logo às panelonas que o homem come por dois :P

    Leave a Reply