Receitas

Abóbora-manteiga Assada com Recheio de Couscous, Frutos secos e Ervas aromáticas

Nesta altura do ano as abóboras são rainhas e aparecem um pouco por todo o lado. Acho-as lindas, há tantas com tamanhos, cores e formatos tão diferentes, mas confesso que na cozinha sou fiel à abóbora-manteiga! Por enquanto é a minha abóbora preferida, adoro a textura, tanto quando está firme como quando se derrete deliciosamente na boca e adoro o sabor, docinha o suficiente para constrastar com ingredientes mais salgados. Por isso, mais uma vez, aqui aparece no blog como protagonista de uma deliciosa receita de Outono. Não sei o que vocês acham, mas para mim tudo o que diga “recheado”, “no forno” e “frutos secos” já tem a minha atenção! Se forem os três juntos a probabilidade de verem levantar do sofá esta preguiçosa assumida que vos escreve é muito elevada, por isso esta receita deu-me imenso prazer a cozinhar…e a comer! :)

ingredientes_insta

https://instagram.com/notguiltypleasure/

Esta receita é mais rápida de fazer do que parece porque a abóbora-manteiga assa muito facilmente. E enquanto o forno faz o seu trabalho, podemos preparar o resto sem pressa, juntando os ingredientes que mais desejarmos. Para o recheio da abóbora escolhi o couscous, porque é super rápido de preparar, mas acredito que ficará igualmente delicioso se escolherem outro ingrediente, como o millet, a quinoa, a cevada ou mesmo o arroz integral. Depois foi só juntar alguns dos meus ingredientes preferidos, como os frutos secos, o grão, muita salsa e coentros e, aproveitando as maravilhas da estação, uns bagos de romã bem docinhos e vermelhinhos.

sumagre_web

O toque especial no prato foi dado por uma especiaria nova aqui na cozinha, o sumagre (sumac). Conheci este pózinho quando fui ao workshop do blog Green Kitchen Stories, onde o usámos num vinagrete para salada. É uma especiaria típica do Médio Oriente e é na verdade uma baga proveniente de um arbusto, que após ser desidratada e moída origina um pó vermelho e ácido, que dá uma cor linda aos pratos onde é usado. Tem um sabor suave, ligeiramente cítrico e por isso ficou perfeito com a doçura delicada da abóbora. Não é uma especiaria fácil de encontrar, comprei a minha numa loja de produtos internacionais, mas se a virem vale a pena trazer para casa e experimentar!

abóbora3_web

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 abóbora manteiga de tamanho médio
  • Tempero da abóbora: 1 colher de sobremesa bem cheia de sumagre, 1 colher de sobremesa de coentros em pó, 1/2 colher de sobremesa de flocos de piri-piri, 1 pitada de alho em pó, sal e 1 fiozinho de azeite.
  • 1/2 chávena de couscous seco
  • 1/2 chávena de água a ferver
  • 1/4 chávena de mistura de frutos secos: nozes e amêndoas grosseiramente picadas e passas (outras sugestões: pistachios, pinhões, avelãs ou alperces secos).
  • 1/2 romã
  • 1/2 chávena de grão cozido
  • 3 tomates secos, aos pedaços
  • Sumo e raspa de 1/2 limão
  • Salsa e coentros picados, a gosto
  • 1 colher de café de açafrão em pó
  • 1 colher de sobremesa de cebola em pó (opcional)
  • 1/2 colher de café de gengibre em pó
  • Alho em pó, pimenta preta, sal e azeite q.b.

 

Como preparar

Aqueça o forno até aos 180ºC

Lave bem a abóbora e corte-a ao meio, conservando a casca. Com uma colher retire as sementes e uma parte da polpa, abrindo espaço na abóbora depois colocar o recheio. Guarde a polpa para mais tarde utilizar numa sopa, para doce ou para um molho de abóbora.

Numa tigela pequena junte todos os temperos da abóbora. Misture tudo e barre essa mistura na parte interior da abóbora.

abóbora1_web

Coloque a abóbora num tabuleiro de forno forrado a papel vegetal ou tapete de silicone e asse durante cerca de 15 min ou até estar bem mole.

Enquanto a abóbora assa junte numa tigela grande o couscous,, os frutos secos, o tomate seco, o açafrão, o gengibre em pó, a cebola em pó, o alho, a pimenta e o sal. Misture bem, deite a água a ferver, tape com um pano e deixe repousar uns 3 minutos.

couscous1_web

Após esse tempo solte os grãos do couscous com um garfo, acrescente o grão, as ervas frescas, os bagos de romã, o sumo e raspa de limão e um fio de azeite. Misture tudo.

couscous2_web

Retire as abóboras já assadas do forno e recheie com a mistura de couscous preparada anteriormente.

Sirva simples ou com o acompanhamento de uma salada verde.

abóbora4_web

 

DICA

Pode duplicar a receita do couscous (que foi o que fiz e é a quantidade que aparece nas fotos), o que sobrar após rechear a abóbora pode ser servido no prato ou então guardado para outra refeição mais tarde.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply Medicina Natural Outubro 29, 2015 at 11:39 am

    Parece-me muito bem.
    Receita a experimentar. ;)

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Novembro 1, 2015 at 7:55 pm

      Obrigada! :)

  • Reply Catarina Gralha Dezembro 9, 2016 at 6:58 pm

    Já fiz esta receita 3 vezes (embora em duas delas não tivesse os ingredientes todos, pelo que inventei um pouco). Simplesmente adoro-a! Muito obrigada pela partilha.

    • NotGuiltyPleasure
      Reply NotGuiltyPleasure Dezembro 11, 2016 at 7:54 pm

      Que bom Catarina, fico tão contente por saber isso! :) Acho óptimo teres inventado, eu gosto de ver as receitas apenas como uma base, depois podemos alterar conforme a nossa imaginação e gosto! :) Obrigda eu, beijinho*

    Leave a Reply